domingo, 31 de agosto de 2008

ALIANÇA VENCE PRIMEIRA PARTIDA NA TERCEIRONA

ESPORTE
"Jogando pela primeira vez de forma oficial em seu estádio, o Aliança de Pacatuba venceu ao Tianguá pelo placar de três a zero. Os gols do jogo foram marcados Alisson 3/1T; Franklin 40/2T e Leandro, que havia entrado no lugar de Alisson, marcou aos 47/2T.A partida foi bastante disputada, mas com dois gols no final do jogo.O Aliança conseguiu a vitória pelo grupo B da Terceirona Cearense.Na próxima rodada o Aliança enfrenta o Nova Russas, dia 06/09, às 16h, em Nova Russas.o Tianguá jogará em seus domínos contra a Esportiva Baturité, também no dia 06/09, às 15:30h."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

JARDIM E CAUCAIA EMPATAM PELA TERCEIRONA

ESPORTE
"Em partida válida pela Terceirona Cearense, Jardim e Caucaia empataram em um a um. Os gols do jogo foram marcados Valdenir aos treze minutos do primeiro tempo para a equipe de Jardim, enquanto Feijão, que havia entrado no seugndo tempo, empatou para o Caucaia aos trinta e nove minutos do segundo tempo. A equipe do Cariri volta a jogar pela Terceirona, no próximo dia 06 de setembro, contra o Eusébio na cidade de Jardim às 15:30h.Já o Caucaia enfrenta o Terra e Mar ,no dia 13/09, às 15:30h, no estádio Luís Cesário no Mucuripe."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

GUARANY DE SOBRAL RETORNA A 1ª DIVISÃO CEARENSE

ESPORTE
"Com uma vitória pelo placar de 3x1, em cima do já classificado Maranguape e beneficiado pelo empate no jogo Crato 0x0 Maracanã, o Cacique do Vale conseguiu seu tão sonhado retorno a 1ª Divisão do Campeonato Cearense em 2009. Com gols de Sérgio Alves (duas vezes) e Alex Vampirinho (uma vez), Sobral tem seu tradicional representante novamente a Elite do Futebol cearense."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

TRAIRIENSE E TIRADENTES EMPATAM NO BARROSÃO

ESPORTE
"No Estádio Barrosão, Trairiense e Tiradentes terminaram a Segundona do Cearense, empatando em 2x2.Os gols do jogo foram marcados todos na segunda etapa. Kelli aos seis minutos e aos onze minutos, anotaram os gols do Trairiense. Ribamar aos vinte e cinco minutos e Garailson aos vinte e sete minutos, descontaram para o Tigre, definindo o placa em 2x2.Com o empate, o Trairiense encerra sua participação nessa segunda etapa, com oito pontos ganhos, na sexta colocação. Já o Tigre, fecha o campeonato na quarta colocação, com dez pontos."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

FIM DO SONHO, MARACANÃ EMPATA E PERDE A VAGA

ESPORTE
"No Estádio Mirandão, o Maracanã empatou com o Crato pelo placar de zero a zero. O já eliminado Crato conseguiu segurar o ímpeto dos visitantes e com o apoio da sua torcida, empatou o jogo, encerrando a competição de maneira digna, jogando um bom futebol, fez um bom jogo contra o Maracanã, um dos postulantes ao acesso, que nesse jogo não mostrou todo o seu futebol, e acaba perdendo a vaga na última rodada.Os visitantes começaram o jogo partindo para o ataque, fazendo uma verdadeira “blitz” no campo de defesa do Crato, que se defendia de forma inteligente. Mas a partir dos vinte minutos, o Crato começou a igualar as ações, e com o apoio da torcida foi para o ataque, Assis artilheiro da equipe na competição desperdiçou duas oportunidades de marcar. O Maracanã sucumbiu com a pressão exercida pelo Crato no final da primeira etapa.O segundo tempo começou de maneira parecida, com o Maracanã atacando e prendendo o Crato em seu campo de defesa. Por mais paradoxal que seja, quem não precisava do resultado, acabou tendo no jogo as melhores chances de gol, com ataques bem armados.O Maracanã não atuou bem e deixou escapar entre seus dedos a tão sonhada vaga para a primeira divisão em 2009."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Fortaleza terá novidades contra o Corinthians

ESPORTE
"Depois de sofrer sua 11ª derrota na Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, 30, para o Gama, por 2 a 0, o elenco do Fortaleza só se reapresenta na segunda-feira, já visando o duelo contra o Corinthians, no próximo sábado, no Castelão.O técnico Heriberto da Cunha já sabe que não poderá contar com dois jogadores devido à suspensão automática: o zagueiro Victor e o volante Erandir. O primeiro recebeu o terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo foi expulso. Além disso, o treinador tricolor espera contar com o retorno do meia-atacante Paulo Isidoro, que se recupera de uma contusão no joelho direito, e pela melhora do zagueiro Gaúcho, que deixou o jogo contra o Gama sentindo dores na perna esquerda. A novidade, no entanto, será a volta do zagueiro Preto, que esteve suspenso na última partida. A reapresentação do elenco tricolor acontece nesta segunda-feira de manhã em uma academia de Fortaleza. No período da tarde, as atividades serão no Estádio Alcides Santos. Mesmo com o revés em Brasília, o Fortaleza continua estacionado em 14º lugar na tabela de classificação com 23 pontos, mas com a mesma pontuação de Criciúma e Marília, respectivamente 17º e 18º colocados, na zona de rebaixamento."

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Povo,com informações do Lancepress!

POLÍCIA FEDERAL FAZ LEVANTAMENTO DE CANDIDATOS LIGADOS AO TRÁFICO NO NE

POLÍCIA
"O Ceará não estará fora da relação final no levantamento que está sendo realizado pela Polícia Federal de políticos que disputam eleições este ano e que seriam financiados pelo tráfico do Rio de Janeiro. Há pelo menos dois candidatos suspeitos no Ceará na mira da Polícia Federal. Leia mais sobre esse assunto em matéria do site do jornalista Cláudio Humberto:

Tráfico faz política no Nordeste
A Polícia Federal recebeu denúncias de que o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital estariam financiando a eleição de candidatos a vereador em dezenas de cidades nordestinas. A estratégia é patrocinar a volta de membros ligados aos traficantes para suas cidades de origem, e lá conquistarem a simpatia dos eleitores, além de campanhas bem estruturadas que assegurariam o êxito nas urnas.

Intenção
A PF tenta fazer um mapeamento completo desses candidatos e da real intenção do tráfico em se envolver com a política no Nordeste."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora,com informações da Coluna do Cláudio Humberto

MOVIMENTAÇÃO DOS PREFEITURÁVEIS DE FORTALEZA NESTE DOMINGO

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Enquanto a candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT) realiza carreata pelas ruas de Fortaleza, o candidato Moroni Torgan (DEM) inaugurou hoje pela manhã o espaço Jovem + na avenida Bezerra de Menezes. Na ocasião, o ex-secretário de segurança pública de Bogotá, Colômbia, Hugo Acero, fez uma explanação sobre como conseguiu reverter os índices de criminalidade numa das regiões mais violentas do mundo."

Fonte:Texto reproduzido do Blog de Política de O Povo

TERCEIRONA CEARENSE EM RITMO QUENTE

ESPORTE
"A terceirona cearense esta pegando fogo. Na tarde deste sábado, 30, no Estádio Antonio Cruz, tivemos dois jogos. Na preliminar, o União Messejana não tomou conhecimento do Calouros do Ar e aplicou uma sonora goleada no tricolor da Aerolandia, por 4x1, com três gols de Paulinho. No outro confronto, a boa equipe do Eusébio suou para vencer o também bom time do Aracati, por um gol a zero, ambos os jogos validos pelo grupo A.Hoje a tarde, a terceirona prosseguirá com mais três jogos, dois pelo grupo B e um pelo A. Fechando a rodada do Grupo A, em Jardim a equipe local recebe o Caucaia e, pelo grupo B, em Pacatuba o Aliança local mede forças com o Tianguá que estreou domingo passado empatando na cidade de Caridade com o Arsenal local. A Águia de Pacatuba neste domingo estará fazendo sua estréia diante de sua torcida. Em Baturité, o time local, a Esportiva Baturité, medirá forças com o Nova Russas, fechando assim a rodada do grupo A. Já o Desportiva Tauá, do técnico Luciano Gonçalves, folga este final de semana, só voltando a atuar dia (07/09) em casa contra o Crateús."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Foragido do Ceará é preso em abordagem de rotina no Piauí

POLICIA
"Em ação na madrugada deste domingo (31), policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar e Rondas Ostensivas Capitão Antônio Davi - Rocad - prenderam Francisco Humberto Silva, de Crateús, interior do Ceará. Ele foi pego em uma abordagem de rotina no município de Picos, sul do Piauí.Francisco responde por homicídio. Em 2006, ele teria assassinado sua ex-namorada e fugido para o Piauí. Com mandado de prisão em aberto no Ceará, o acusado deve ser recambiado nos próximos dias para a Justiça cearense."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Cidade Verde,do Piaui

PLANTAO POLICIAL NA GRANDE FORTALEZA

POLICIA


BATIDA FATAL
Um jovem conhecido como Thiago chocou seu veiculo,na madrugada de hoje,contra um poste.O acidente foi na rua Jorge Dummar,no bairro Montese,em Fortaleza.


AFOGAMENTO MORTAL

Um menor morreu vitima de afogamento,na tarde de ontem,na localidade Guaribas,no municipio do Eusebio.

NA BOTIJA

Dois homens foram presos em flagrante,neste sabado,por tentativa de estelionato.o crime se deu na Avenida Monselhor Tabosa,no bairro Meireles,em Fortaleza.

Por Marcellus Rocha,com informacoes do Ciops

SEIS ASSASSINATOS NA GRANDE FORTALEZA EM 24 HORAS

POLICIA
Nas ultimas horas,incluindo o sabado e domindo,foram registrados seis homicidios na Grande Fortaleza.Os crimes de morte,todos a tiros,ocorreram em Itaitinga,Aquiraz,no Conjunto Sao Cristovao,Jardim Iracema,Conjunto Tasso Jereissati e no Genibau.Esse ultimo foi na madrugada de hoje.Dois homens desconhecidos mataram Jose William da Silva.

Por Marcellus Rocha,com informacoes do Ciops

Sepultado no Cariri corpo do "beato" conhecido como Miguel do Rosário

INTERIOR
"O aposentado Miguel Paulo dos Santos, que morava no Bairro das Timbaúbas, morreu aos 67 anos de idade e foi sepultado na manhã deste sábado, dia 30 de agosto, no Cemitério do Socorro em Juazeiro do Norte. Ele tinha problemas mentais e era bastante conhecido pelas ruas da cidade por onde saia pregando a palavra de Deus ao seu modo. Alguns o chamavam de "Miguel Doido", mas este não se incomodava diante da máxima que guardava consigo e sempre repetia: "o importante não é viver, mas saber como viver".Era esse o ensinamento simples que deixava pelas ruas e, as vezes, até de forma exagerada quando chegava a interditar o trânsito erguendo o Rosário da Mãe de Deus com um crucifixo. Miguel apontava para o chão e, depois, erguia a mão apontando para os céus procurando se deixar entender. Falava muito em salvação e no Reino de Deus tudo com uma linguagem simples inerente aos beatos que povoaram a "Terra do Padre Cícero"."

Fonte:Texto reproduzido do site Miseria

Orquestra Filarmônica de Ceará faz concerto no Theatro José de Alencar

CULTURA
"A Orquestra Filarmônica do Ceará, fundada em 1998, marca seu aniversário hoje à noite com um concerto no Theatro José de Alencar. No repertório, peças de Bach, Beethoven e Brahms.Ao todo, serão seis peças: três Brandenburgos de Bach (III, IV e VI); a Sonata ao Luar e o Adágio da Sonata Patética, de Beethoven; e o terceiro movimento (Alegretto) da Sinfonia Nº 3 de Brahms. As peças de Beethoven têm arranjo de piano executado pelo solista Rafael Cavalcante, titular da Filarmônica.A orquestra se apresenta uma vez por mês, sempre com o mesmo custo de ingresso: um livro e um quilo de alimento não perecível. O primeiro vai para o projeto “A Doação que Liberta”, da Secretaria Estadual de Cultura; o segundo, para uma instituição escolhida na ocasião. O concerto desta noite ajudará a Associação Madre Paulina."

SERVICO
Informações: 3101.2596 / 3101.2603

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro,com informacoes do Governo do Ceara

Polícia investiga 'Grupo de Extermínio' que atua em Fortaleza

POLICIA
"Diário do Nordeste teve acesso, com exclusividade, a informações que a Justiça tem sobre alguns dos presos na 'Operação Companhia do Extermínio'Parte do grupo preso por policiais federais, no último dia 8, na 'Operação Companhia do Extermínio', começou a ser investigada no dia 27 de junho deste ano, quando uma equipe da Polícia Civil foi designada, como 'força-tarefa' para investigar uma rede de crimes relacionados que tinham ocorrido no Parque São José, Vila Manoel Sátiro, Vila Pery e Parque Santa Rosa.O alvo principal deste grupo era o empresário Firmino Teles de Menezes, do ramo de madeireira, apontado pelas investigações como o responsável por, pelo menos, quatro mortes de pessoas de uma mesma família.Ao requisitar a formação de uma força-tarefa, a Justiça apontava o grupo como "uma quadrilha fortemente armada, com características peculiares do crime organizado, composta por pessoas dos mais diversos níveis". Naquela ocasião, Firmino Teles de Menezes já tinha um mandado de prisão por ter se tornado depositário infiel de um maquinário."

Fonte:Texto reproduzido do Diario do Nordeste

Policiais removem máquinas de caça-níqueis em bingos clandestinos

POLICIA
"Policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Polícia Civil acompanharam, na manhã deste sábado (30), a remoção das máquinas caça-níqueis instaladas em dois bingos clandestinos que funcionavam na esquina da Travessa Ismênia com a Rua Padre Mororó, no bairro Farias Brito, em Fortaleza.Os dois bingos clandestinos foram estourados pela Polícia na tarde de quinta-feira (28). No primeiro, que funcionava dentro de um falso mercadinho de frutas e verduras, foram encontradas 21 máquinas caça-níqueis. Duas pessoas foram detidas e, posteriormente, liberadas, já que apenas tomavam conta das máquinas."

Fonte:Texto reproduzido do Diarion do Nordeste

PORTO DO PECÉM, SINAL DE RIQUEZA NA MÍDA NACIONAL

POLITICA
"O crescimento da economia do Ceará, fruto da infra-estrutura criada nos últimos 20 anos, ganha destaque, neste domingo, nas páginas de um dos maiores jornais do País, o Estado de São Paulo. Um enviado do Estadão veio ao Ceará conhecer a nova realidade econômica da Região Metropolitana de Fortaleza, os reflexos do Porto do Pecém nas cidades do entorno do complexo portuário e a previsao de que, em breve, o Porto do Pecém será o maior do País."

Fonte:TExto reproduzido do Portal Ceara Agora

PADRE MANZOTTI DEIXA FORTALEZA AFIRMANDO TER REALIZADO O MAIOR EVENTO DE SUA VIDA

COTIDIANO
"E o padre Reginado Manzotti (38) deixou Fortaleza, nesta madrugada, e tomou a rota de Aracaju (SE). Ali, ele fará neste domingo o que fez na Capital cearense, mais precisamente no aterro da Praia de Iracema: pregará a palavra de Deus e reforçará a oração como um melhor remédio para a cura das doenças espírituais do homem. Padre Manzotti disse que fez aqui "o maior evento" de toda sua peregrinação pelo País, desde que começou a pregar a partir de Curitiba (PR), onde mora. Os organizadores calcularam cerca de 300 mil pessoas, enquanto autoridades policiais estimaram em cerca de 150 mil fiéis.A pregação de Reginaldo Manzotti, uma espécie de "Padre Marcelo Rossi" que canta, fez parte do I Evangeliar, evento realizado pela FM Dom Bosco, emissora católica que, segundo o Ibope, ocupa o terceiro lugar de audiência em Fortaleza."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima,com informacoes do Blog da Sagrada Familia

CARREATA DO PPS ATÉ COM ÔNIBUS FRETADO

POLITICA-ELEICOES 2008
"Uma carreata do candidato a prefeito de Fortaleza pelo PPS, Luiz Gastão, percorreu a Avenida Leste Oeste e mobilizou, principalmente, segundo organizadores, a juventude do partido. A concentração ocorreu em frente ao Marina Park Hotel neste sábado e reuniu mais de mil carros, motos e até ônibus fretado, o que nesse tipo de evento é coisa inusitada.Luiz Gastão e Sérgio Braga desfilaram em carro aberto pelas ruas. A carreata seguiu pela Beira Mar, depois Avenida Abolição, entrando pela Avenida Senador Virgílio Távora e terminando na Avenida Dom Luís. Por onde a carreata percorreu, as pessoas acenavam dos clubes, restaurantes e sacadas dos prédios residenciais. Para Gastão, que não passa de 1% nas pesquisas, essa demonstração de simpatia por parte do eleitorado é a pesquisa que vale e que lhe motiva a continuar brigando para ser eleito prefeito de Fortaleza."

Fonte:Texto reproduzido do BLog Eliomar de Lima

sábado, 30 de agosto de 2008

ASSALTANTES INVANDEM RÁDIO EM SÃO BENEDITO

POLÍCIA
"Dois homens armados de revólveres e facas invadiram na noite da ultima sexta-feira, por volta das 20 horas, a Radio Tabajara, de São Benedito, na Serra da Ibiabapa. Eles renderam o locutor Ludimar de Araújo Marques, 21 anos, e fugiram levando um monitor, três microfones, um receptador de parabólica, além do telefone celular do locutor. Na saída fizeram refém uma mulher que ia passando em frente à radio. A vítima foi libertada momentos depois. A Polícia foi acionada, porém não encontrou pista do paradeiro dos assaltantes."

Fonte:Texto reproduzido do Jornal O Povo

PREÇO DO JANTAR-ADESÃO PRÓ-LUIZIANNE CAUSOU INDIGESTÃO EM MUITOS MILITANTES

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Militantes petistas continuam reclamando do preço salgadíssimo cobrado por um prato no jantar-adesão de sexta-feira à noite, num dos setores do La Maison Dunas, em favor da campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins.Não lotou como a organização esperava, pois o convite custava R$ 500,00.Por que tão caro? Pra ajudar a campanha, que estaria passando por alguns apertos financeiros, segundo um petista do alto clero informou para o Blog Eliomar de Lima.Pois é, o padrão da campanha de Luizianne não lembra nem de pertinho aquela candidata que arrecadava alguma coisa através das surradas rifas."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

Aeronave do cantor Waldonys cai no Cauípe

COTIDIANO
"O cantor Waldonys passou por um enorme susto na tarde deste sábado, 30. Como faz sempre que pode nos fins de semana, quando está de folga, resolveu sobrevoar a Região Metropolitana em seu monomotor. Na altura de Caucaia, a aeronave apresentou problemas. Waldonys, que tem como hobby pilotar, manobrou e conseguiu aliviar o impacto na lagoa do Cauípe.O cantor sofreu apenas arranhões em uma das mãos e não precisou ir até o hospital. O pai de Waldonys o levou do local até um sítio no Pecém. Ainda neste sábado, o sanfoneiro participará de show na Taíba.Em maio deste ano, Waldonys realizou pouso forçado na rodovia BR-304. Na ocasião, também houve pane na aeronave. O próprio cantor empurrou a aeronave até a área de acostamento para livrar o perigo de um acidente na estrada."

Do Blog Eliomar de Lima,com informações da TV Verdes Mares:"Foi uma situação muito crítica, muito delicada mas, graças a Deus, deu tudo certo", afirmou Waldonys, no fim desta tarde, em casa, após ter se submetido a exames de rotina após escapar de acidente com o monomotor. Ele disse que a aeronave registrou problemas logo aos 15 minutos de vôo. "Foi então que eu iniciei os procedimentos de emergência. Desviei das barracas e vi que a Barra do Cauipe era o único local pra jogar a aeronave", disse, mostrando a mão esquerda com curativo.

Fonte: Texto reproduzido do site do Jornal O Povo mais Blog Eliomar de LIma,com informações da TV Verdes Mares

DISCUSSÃO BANAL TERMINA EM MORTE NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE

POLÍCIA
"O Comando de Policiamento do interior registrou um homicídio a bala na cidade de Tabuleiro do Norte, na Rua Pedro Pessoa - zona urbana daquela cidade. A vítima foi Nil Allyson Fernandes de Melo. Segundo testemunhas o crime ocorreu após uma discussão banal. O acusado é Jailson Freire da Silva, 34 anos. Nessa mesma ocorrência, Jailson chegou a lesionar, com um tiro de raspão na cabeça, Rogério de Oliveira Chaves, de 25 anos. Ele foi socorrido para o hospital local e não corre risco de morte. O acusado evadiu-se do local e ainda não foi preso pela polícia."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora

Fortaleza perde para o Gama em Brasília

ESPORTE
"O Fortaleza foi ao no Mané Garrincha, em Brasília, e perdeu de 2 a 0 para o time do Gama, neste sábado. Perto da zona de rebaixamento, as duas equipes travaram um duelo pela sobrevivência na Série B do Brasileirão. Os gols da equipe brasiliense foram marcados por André Silva e Dinei.Com o resultado, o Fortaleza permanece na 14ª posição, com 23 pontos, perto dos times que podem ser rebaixados para a terceira divisão. Na próxima rodada o Tricolor recebe o Corinthians, no sábado."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

Ceará vence Ponte Preta por 2 a 0

ESPORTE
"O Ceará venceu a Ponte Preta por 2 a 0 e ganhou duas posições na tabela de classificação. O Vovô agora está na 7° posição com 33 pontos. Empurrado pela torcida, que lotou o Castelão, a equipe liderada pelo técnico Lula Pereira abriu o placar aos 13 minutos da segunda etapa, com Fabrício, de cabeça.Aos 39 minutos, Ciel, o destaque do jogo, em mais uma jogada de muita habilidade, ganhou pela direita e cruzou na medida para Charles Chad, que mandou para o fundo do gol: 2 a 0."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

UNIÃO MESSEJANA GOLEIOU NOVAMENTE NA TERCEIRONA

ESPORTE
"Em jogo no estádio Antonio Cruz na Lagoa Redonda, o União Messejana fez mais uma vítima e novamente de goleada. Dessa vez o adversário goleado foi o Calouros do Ar.O time do União Messejana foi bem superior ao adversário durante todo o jogo e não chegou a uma goelada ainda maior, devido a falta de sorte dos seus jogadores.O destaque do jogo foi o atacante Paulinho que marcou três gols, enquanto Rafinha completaram a goleada, descontando Tiago para o Calouros do Ar.
Campeonato Cearense da Terceira Divisão 2008

Ficha Técnica

Calouros do Ar 1 x 4 União Messejana
Preliminar de Eusébio x Aracati."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Argentinas chegam no Ceará para a disputa do Final Four

ESPORTE
"O primeiro torneio oficial da seleção brasileira feminina de vôlei após a conquista da medalha de ouro em Pequim será o Final Four, realizado em Fortaleza, no Ceará.A competição terá a participação das equipes de Cuba, República Dominicana e Argentina. Os times jogarão entre si na primeira fase, que acontecerá nos dias 3,4 e 5 de setembro. Nas semifinais, o primeiro lugar enfrentará o último e o segundo colocado pegará o terceiro. A decisão e a disputa do 3º lugar acontecerão no dia 7. A Argentina é a adversária de estréia do Brasil e também a primeira a chegar em Fortaleza para a disputa do torneio. As hermanas desembarcarão neste domingo, visando uma adaptação à cidade nordestina. Enquanto as brasileiras chegarão na capital cearense na próxima terça-feira.O Final Four será disputado no Ginásio Paulo Sarasate, com a seleção brasileira fazendo sempre o último jogo do dia, que deve ser às 21h."

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Globo,com informações do Lancepress!

PATRÍCIA LAMENTA: OBRAS DE LUIZIANNE, SÓ NA TELEVISÃO

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"A candidta do PDT à Prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, participou na manhã deste sábado, na praça do Conjunto Palmeiras, do Fórum da Juventude, que contou com a presença do presidente nacional da Juventude do PDT, o gaúcho Luizinho Martins. A candidata pedetista ouviu queixas de abandono do segmento, por parte do poder público, como ainda sobre a falta de perspectiva de futuro, diante da má qualidade do ensino público e do descaso para com a capacitação profissional de jovens. Em seguida, Patrícia participou de evento na Praça do Ferreira, onde recebeu das mãos de Luizinho Martins um documento com as principais diretrizes do partido para a política da juventude.“Fortaleza possui 730 mil jovens. Quase a metade está desmotivada para conseguir emprego, diante de uma política atrasada que culpa o próprio jovem pela acomodação e violência social. Desde que fui primeira-dama de Fortaleza que luto pela juventude. Quero apresentar o melhor projeto para a juventude, que quer apenas uma cidade que entenda e que enxergue o jovem”, comentou Patrícia, em um palanque improvisado.A candidata também chamou atenção para as obras que só existe na televisão. “É mentira quando a prefeita diz que tem um hospital (da Mulher), mostra até imagens sem esclarecer à população que aquilo é somente uma simulação. Eu mesmo fui conferir e só há terra. Eleição é algo que acontece de 2 em 2 anos, mas a palavra e a dignidade devem ser para sempre. A prefeita plantou uma semente no coração das pessoas, quando candidata em 2004. Eu mesmo cuidei dessa semente em meu coração quando a apoiei. Mas o discurso de rompimento com o antigo modelo virou um modelo de curral, um governo de mentiras e atraso. Cargos são negociados em troca de acomodação de partidos políticos. Há perseguição e censura. Profissionais da saúde são perseguidos pela prefeita. Sou proibida de contar a minha história. Mas o povo não esquece o que já fiz por Fortaleza, como primeira-dama e vereadora," desabafou a postulante."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

AVIÃO DO CANTOR WALDONYS CAI NA LAGOA DO CAUÍPE. ELE ESCAPA SEM PROBLEMAS

COTIDIANO
"O cantor Waldonys passou por um enorme susto nesta tarde de sábado. Como faz sempre que pode nos fins de semana, quando está de folga, resolveu sobrevoar a Região Metropolitana em seu monomotor. Na altura de Caucaia, a aeronave apresentou problemas. Waldonys, que tem como hobby pilotar, manobrou e conseguiu aterrissar na lagoa do Cauípe. Houve apenas danos com a aeronave, segundo informações do Centro Intgrado e Operações Policiais (Ciops)."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

MARACANÃ TREINA NO ROMEIRÃO

ESPORTE
"A equipe do Maracanã treino na manhã deste sábado, 30 de agosto,no Estádio Romeirão,visando seu compromisso neste domingo diante da equipe do Crato.O técnico Flavio Araújo, antes do coletivo,fez questão de conversar com seus jogadores e passar o quanto e importante uma vitória domingo, pois vale a ultima vaga para o acesso a 1ºo que vem tendo em vista que o time do Maranguape já esta classificado. Depois conversar com seus atletas, o treinador fez um coletivo de aproximadamente uns 40 minutos onde pôde tirar algumas duvidas quanto à equipe que vai colocar em campo domingo.Podendo contar com alguns atletas, que estão de volta à equipe no caso de Valter, Elanardo e Diego cumpriram suspensão por cartão e ainda tem a opção de contar com o jogador Neto, que se recuperou de contusão. O treinador vai ter a sua disposição todos seus atletas e só definira sua equipe minutos antes do inicio do jogo.O time do maracanã segue concentrado na cidade de Juazeiro, no Recanto do Lago Hotel, e, segue para a cidade do Crato neste domingo, às 15 horas. Antes, o técnico Flavio Araújo fará sua pré-lesão e depois segue."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

PRESOS NO CARIRI PARENTES DE SUSPEITO DE MATAR SOBRINHO DE PREFEITO DE CIDADE PARAIBANA

POLÍCIA
"Estão sendo ouvidos, na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, Rivaldo Pereira da Silva, Damião Pereira da Silva e Paulo Seza Pereira da Silva, tios de Cícero Batista Pereira, 23 anos, suspeito de assassinar na madrugada de hoje, João Alves Barbosa Filho, 23 anos, sobrinho do atual prefeito da cidade paraibana de Curral Velho, no vale do Piancó. Os tios estão presos, segundo a polícia, por ter dado fuga ao sobrinho após a prática delituosa.O crime se deu por volta da 01h30min, da madrugada de hoje, próximo a um bar de propriedade do pai de Cícero, onde acontecia uma seresta dançante.Um forte aparato policial da Paraíba se encontra nas dependências interna e externa do HOspital São Vicente, na cidade de Barbalha, onde o suspeito, Cícero Batista Pereira, está internado após ter se submetido a uma cirurgia dos tiros que levou. Seu estado de saúde é considerado instável. A Polícia paraibana continua a caça do pai da vítima fatal, João Carnaúba, que encontra-se foragido após ter assassinado com um tiro o candidato a vice-prefeito daquela cidade, Silvino Pereira de Marrocos. Segundo a polícia, ele seria o responsável pela intriga política na família. O crime se deu pouco tempo após a morte do "Joãozinho".O clima é muito tenso na cidade paraibana."

Fonte:Texto reproduzido do site Miséria

CAMPANHA CONTRA RUBÉOLA CONTINUA NA REDE DE SAÚDE DE FORTALEZA

COTIDIANO
"Continua a campanha nacional de mobilização contra a rubéola no país, que vai até o dia 12 de setembro. A rubéola é uma doença causada por vírus e transmitida por contato direto. É um dos graves problemas de saúde pública na atualidade, com custos significativos para o sistema único de saúde e com implicações severas sobre a saúde da população, em especial para as crianças nascidas de mães infectadas, que podem apresentar seqüelas como cegueira, surdez, retardo mental, malformações congênitas, entre outras.Na policlínica, no Itaperi, o movimento foi tranquilo durante toda a manhã. Poucas pessoas foram tomar a vacina. Segundo os funcionários, o movimneto foi maior durante a semana.Devem tomar a vacina contra a rubéola homens e mulheres que tenham entre 20 e 39 anos. Independente se já tiveram a doença ou não. A contra indicação é apenas para mulheres grávidas e pacientes que estão tomando corticóide ou medicamente que baixa a imunidade do organismo.A meta da campanha é vacinar no mínimo 95% da população em Fortaleza. Até agora foram imunizadas 312 mil pessoas, ou seja, 34% da população.No ano passado, foram confirmados 46 casos da doença na capital. 25 em mulheres e 21 em homens. Este ano, já foram 15 casos confirmados. 8 em mulheres e 7 em homens."

Fonte:Texto reproduzido da TV Verdes Mares

Jovens que venceram o câncer se preparam para entrar no mercado de trabalho

COTIDIANO
"Eles venceram a luta contra o câncer. Agora, jovens que foram atendidos pelo projeto Peter Pan se preparam para um novo desafio: entrar no mercado de trabalho. O treinamento começa neste sábado (30).Bonita e comunitiva, Karla é um exemplo de recepcionista de eventos experiente. Agora ela vai ajudar a formar uma nova colega de trabalho. Rita é uma aluna especial: faz parte do projeto Peter Pan, que cuida de jovens com câncer. Ela ja curou a leucemia e está empolgada para fazer um bom trabalho.Outros 21 amigos dela também participam da capacitação para trabalhar com eventos. No projeto Peter Pan, os jovens entre 18 e 24 anos realizam diversas atividades terapêuticas e educacionais. O objetivo é ultrapassar as fases mais difíceis do câncer e depois voltar a ter uma vida comum com família e trabalho.O primeiro trabalho desses novos profissionais vai ser daqui a uma semana, num congresso de âmbito nacional. E eles têm um grande desafio pela frente: conseguir se fixar no concorrido de eventos."

Fonte:Texto reproduzido da TV Verdes Mares

VOZ FRAUDADA DE LULA: PPS ABRE PROCESSO PARA EXPULSAR ROMEU

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"A Executiva Nacional do PPS decidiu abrir processo de expulsão do candidato a prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, por fraude da voz do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A voz do presidente Lula foi colocada no programa de rádio com pedido de votos para Romeu Aldigueri. O publicitário Fabner Utida, da Propter Propaganda, em entrevista ao Folha de São Paulo, admitiu ter feito a montagem com a fraude da voz de Lula. A reação à fraude foi imediata. O Presidente da Executiva Regional do PT, Ilário Marques, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, da Rede SomZoom Sat, pediu ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal para investigar a falsificação da voz de Lula. Depois de quatro dias de repercussão negativa, o Presidente da Executiva Nacional do PPS, Roberto Freire, anunciou a abertura do processo de expulsão de Romeu Aldigueri. Veja abaixo a íntegra da nota do PPS sobre o escãndalo da fraude na voz do presidente Lula.

PPS divulga nota sobre candidato a prefeito de Granja, no Ceará

A Executiva Nacional do PPS divulgou nota, nesta sexta-feira, sobre as providências que serão adotada em relação ao candidato do partido à prefeitura de Granja (CE), Romeu Aldigheri, que é acusado de usar no horário eleitoral a voz de uma pessoa imitando o presidente Lula prestando apoio à sua candidatura.
A nota esclarece que como nem Aldigheri e os dirigentes estaduais do PPS não apresentaram provas de que o candidato estaria sendo vítima de uma armação por parte de adversário no prazo estabelecido de 48 horas, a Executiva Nacional determinou que o Conselho de Ética abra um processo para investigar o fato."Se restar provado a veracidade dessas acusações, não haverá mais condição do Sr. Romeu Aldigheri permanecer entre nossos filiados", diz o texto assinada pelo presidente do partido, Roberto Freire. Veja, abaixo, a nota.

Nota de Esclarecimento

A Comissão Executiva do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista vem a público prestar os necessários esclarecimentos sobre o lamentável fato divulgado pela mídia nacional, nesta semana, envolvendo um candidato do PPS na disputa da prefeitura de Granja, no interior do Ceará.

Ao sabermos que nosso filiado, Romeu Aldigheri, foi denunciado como responsável por uma montagem de propaganda eleitoral, na qual era utilizada a voz de uma pessoa que imitava o presidente Lula, manifestando-lhe seu apoio como se fosse o seu candidato.

Solicitou-se, de imediato, informações e providências a esse respeito da nossa Comissão Estadual Provisória no Ceará. Foi dado, então, um prazo de 48 horas, para que o candidato esclarecesse efetivamente o que ocorrera ou estaria ocorrendo, e apresentasse provas documentais de que estaria sendo vítima de uma ação desonesta dos seus adversários – como ele alegava aos dirigentes estaduais.

Diante da ausência de qualquer explicação por parte do referido candidato, dentro do prazo para esclarecimentos preliminares, a Executiva Nacional sente-se compelida a solicitar à Comissão de Ética Nacional que abra processo para esclarecer os fatos e estabelecer as medidas cabíveis para resguardar a disciplina partidária.

No entendimento dessa Executiva, se restar provado a veracidade dessas acusações, não haverá mais condição do Sr. Romeu Aldigheri permanecer entre nossos filiados, pois a tentativa de ludibriar os eleitores fere os mais elementares princípios que norteiam a atividade pública do Partido Popular Socialista."

Brasília 29 de agosto de 2008

Roberto Freire
Presidente Nacional

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora

Sábado (30) tem mutirão para as cirurgias de prótese

COTIDIANO
"Dores no quadril, provocadas pela artrose, é um problema que pertuba muito pacientes. Neste sábado (30) de manhã, Seu Manassés entrou no centro cirúrgico do Hospital Heral de Fortaleza.A artrose provoca o desgaste das articulações. Em estágio avançado é preciso colocar uma prótese. Ela também é indicada em casos como o de Seu Manoel, que fraturou os joelhos num acidente de trânsito. Dois anos depois, a cirurgia é o primeiro passo para uma vida melhor.O mutirão para as cirurgias de prótese acontece uma vez por mês. Enquanto durante a semana são feitas três cirurgias, num dia como este sábado são atendidos até doze pacientes. O hospital vai ter muito trabalho até conseguir reduzir a fila de espera, que atualmente é de mais de mil pessoas.A cada sábado, o HGF faz um mutirão para uma especialidade diferente. Mais de três mil e quatrocentas pessoas esperam para fazer tratamento cirúrgico. A expectativa é de que com o término da reforma e a duplicação das salas de cirurgia, as filas acabem."

Fonte:Texto reproduzido da TV Verdes Mares

JUSTIÇA BARRA OBRAS DE CONSTRUTORA NO PORTO DAS DUNAS

POLÍTICA
"A Justiça acatou ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará propondo a suspensão das obras da Cameron Construtora, no Porto das Dunas. O MPF alega ser área de preservação permanente. O retorno da obra depende da entrega de Relatório de Impacto Ambiental (Rima) à Semace, bem como quando for delimitada, em perícia judicial, toda a extensão do campo de dunas utilizado pela construtora. O procurador da República Alessander Sales é o autor da ação."

Fonte:Texto reproduzido da Coluna vertical S&A,do Jornal O Povo

IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM FORTALEZA

COTIDIANO
"A Imagem de Nossa Senhora de Aparecida (SP) estará em Fortaleza no dia 22 de setembro. Chegará de avião pelo terminal antigo do Pinto Martins e seguirá para a Igreja de Aparecida, no bairro Montese, que está em clima de festa."

Fonte:Texto reproduzido da Coluna Vertical,do Jornal O Povo

Incêndio em Tamboril vira pauta eleitoral

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Em Tamboril, a cerca de 300 km da Capital, um incêndio é motivo de acirramento da tensão eleitoral. Para o prefeito e candidato à reeleição, Jeová Mota (PSB), o incidente teria sido proposital e com teor político. Segundo a Polícia, há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, mas não há indicativos que liguem o incidente à disputa eleitoral.O fogo destruiu, na última quinta-feira, a casa e o carro de uma simpatizante de Jeová Mota, enquanto ela participava de reunião de apoiadores do candidato, a cerca de um quilômetro da residência. De acordo com a Polícia, uma testemunha afirmou ter visto um homem saindo da casa com uma garrafa que conteria gasolina. Por meio de uma ligação anônima, chegou-se a um suspeito, que já teria sido detido anteriormente por assalto e roubo.O policial que passou as informações ao O POVO, que preferiu não ter seu nome citado, destacou, contudo, o fato de que o suspeito mora na sede do Município, a 13 km do local do incêndio, que ocorreu nas proximidades do açude Carão. Ele ponderou que a denúncia pode ter sido feita por alguém que "tenha raiva" do suspeito, a quem se referiu como "um coitado"."

Fonte:Texto reproduzido do Jornal O Povo

ALUNOS HOSPITALIZADOS POR FUMAÇA DE TERRENO BALDIO

COTIDIANO
"Um incêndio de causa ignorada em um terreno baldio na periferia de Fortaleza, levou 20 alunos de uma escola de ensino profissionalizante, no Parque Santa Maria, a procurar atendimento de urgência no Frotinha de Messejana, na tarde de ontem. Todos apresentaram quadro clínico de intoxicação provocado pela fumaça. Pelo menos dois alunos ficaram internados durante o período da tarde, pois apresentavam problemas respiratórios. À noite, os dois tiveram alta. A quantidade de alunos levou a administração do hospital a reforçar o atendimento de urgência, disponibilizando médicos e enfermeiros de outros setores.O fogo começou por volta do meio-dia. Segundo alunos da Escola de Ensino Médio e Profissionalizante Mário de Alencar, todos tinham acabado de almoçar, estavam no pátio e nas salas de aula à espera do início das aulas no período da tarde, quando a fumaça começou a entrar na escola. "Foi de repente. Em menos de quatro minutos estava tudo escuro e coberto pela fumaça. Muita gente se abalou porque não conseguia respirar e nem abrir os olhos. Houve até desmaio", contou Francisco Jean Soares Bandeira, aluno do primeiro ano, que foi levado para o Frotinha."

Fonte:Texto reproduzido do Jornal O Povo

Lojas de shoppings liquidam em setembro

ECONOMIA
"Sem uma data comemorativa importante para o comércio, o mês de setembro obriga os lojistas a buscar esforços de vendas. É neste período que eles planejam liquidações, antes da troca de coleção dos produtos, a fim de reforçar o caixa e movimentar os shopping centers.Segundo o presidente da Associação dos Lojistas de Shoppings de Fortaleza (Aloshop), Abílio do Carmo, a maioria dos centros de lojas vai oferecer descontos, em média, entre 30% a 50%, até o fim de setembro. ´Este é o momento para o consumidor aproveitar e levar produtos bons a preços compensadores´, avalia Abílio.Para ele, estas promoções são os atrativos diferencias para as vendas deste período. ´Não há uma data comercial importante´, comenta o dirigente. ´Essas liquidações reforçam o faturamento e elevam o fluxo de pessoas nas lojas´."

Fonte:Texto reproduzido do Diário do Nordeste

Juiz de Granja preocupado com a falta de segurança

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O juiz eleitoral do município de Granja, na Zona Norte do Estado, onde a disputa pela Prefeitura dividiu a família Arruda Coêlho, pediu ao Tribunal Regional Eleitoral reforço policial. Este é o 7º município cearense a solicitar reforço policial para a garantia das eleições municipais. Já haviam pedido reforço policial para suas Zonas, os juizes eleitorais dos municípios de Mulungu, Santa Quitéria, Cascavel, Monsenhor Tabosa, Marco e Russas.No ofício(285/2008) encaminhado, na manhã de ontem à presidente do TRE, desembargadora Huguette Braquehais, o juiz Valdo Lopes Vieira solicitou reforço policial para todo o mês de setembro e durante a eleição devido ao acirramento da campanha em Granja. Afirmou, ainda no documento, já ter sido constatada ´agressões físicas em eventos políticos e descumprimento de ordem judicial em razão do reduzido contingente policial´, informando, inclusive, a ocorência de um ´homicídio em local de comício´. Fato que, segundo o magistrado, tornou a situação no município ainda mais preocupante.O incidente ocorreu ao termino de manifestação de Romeu Aldigueri, na noite da última quinta-feira, no distrito de Ubatuba, a cerca de 80Km de Granja, e vitimou um membro da equipe de audio-visual contratada pelo seu comitê, quando este desmontava equipamento utilizado pelo candidato. A assessoria do TRE informou que a desembargadora Huguette Braquehais encaminhou, no fim da tarde de ontem, ofício de número 36203/2008 ao Coronel PM Hélio Severiano de Vasconcelos Júnior, chefe da Operação eleição 2008, solicitando a disponibilidade de reforço policial para o município de Granja."

Fonte:Texto reproduzido do Diário do Nordeste

TRF confirma pena contra italiano

POLÍCIA
"A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da Quinta Região, em Recife (PE), manteve, ontem, a condenação de dois anos de prisão contra o italiano Giuliano Aversa.Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal do Ceará, e condenado pela Justiça Federal de Primeira Instância, por crime de contrabando. Aversa foi acusado de explorar, em Fortaleza, 70 máquinas caça-níqueis que trouxe do exterior. Segundo a perícia realizada nos equipamentos, microprocessadores, circuitos integrados, placas de CPU, memórias e analisadoras de moedas são de fabricação estrangeira, provenientes da Malásia, Tailândia, Taiwan e do Japão.Aversa confessou que explorava 78 máquinas."

Fonte:Texto reproduzido do Diário do Nordeste

Programa Primeiro Plano entrevista medalhista Márcio Araújo

MÍDIA CEARENSE
"O programa Primeiro Plano deste sábado (30) entrevista o medalhista cearense Márcio Araújo, 35 anos. O atleta fala sobre a experiência nas Olimpíadas de Pequim e o título de prata na final do vôlei de praia.Márcio Araújo passou vinte dias do outro lado do mundo e trouxe na bagagem um dos poucos títulos para o Brasil. A jornalista e apresentadora do programa, Kezya Diniz, também pergunta sobre a situação do esporte, a carreira do atleta e os bastidores da Olimpíada.O programa Primeiro Plano vai ao ar neste sábado (30), às 18h50, na TV Jangadeiro."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

Continua briga na Justiça entre Luizianne Lins e evangélicos

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O desentendimento envolvendo a candidata e prefeita Luizianne Lins e a Convenção de Ministros das Assembléias de Deus Unidas do Ceará (Comaduec) continua na Justiça. O bispo Sherley Macêdo entrará neste sábado (30) com um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para manter os outdoors que faz referência a prefeita como Jezabel (foto).Os evangélicos foram impedidos pela Justiça de citar o nome da prefeita. Para driblar a decisão judicial que proíbe a propaganda contra a candidatura de Luizianne, o nome da prefeita foi substituído nos outdoors pelo nome "Jezabel", considerada pelo Antigo Testamento como perseguidora de profetas.No lugar de "Luizianne é contra a bíblia e o povo de Deus" entrou o "Sra. Jezabel - Por quê a Senhora é contra a bíblia e o povo de Deus? I Reis cap.19 v.01 a 07". O nome Jezabel foi inspirado na antiga princesa dos fenícios que é retratada no Antigo Testamento da bíblia como perseguidora de profetas."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

CEARÁ TERÁ APENAS O RETORNO DE CHICÃO

ESPORTE
"A única mudança que o técnico Lula Pereira faz da equipe que foi derrotada pelo Vila Nova/GO para o confronto diante da Ponte preta neste sábado, 30, é a volta do volante Chicão, que cumpriu suspensão automática. Mancuso, que substituiu Chicão, volta para o banco de reservas. A partida é válida pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.A base do time está mantida porque apesar da derrota, o treinador Alvinegro viu virtudes na sua equipe. “O time criou chances claras de gol até o final da partida e eu não tenho como dizer que uma peça ou outra não renderam”, explicou o Técnico Lula Pereira. Além de Mancuso, que perde vaga com o retorno de Chicão, Lula conta mais uma vez com o atacante Lúcio como opção.O Ceará deve começar o jogo com: Adilson, Deleu, Fabrício, Dezinho e Alex Braz; Michel, Chicão, Cleisson e Marcos Paraná; Ciel e Vavá. No último treinamento, na tarde desta sexta-feira, 29, os atletas fizeram somente um trabalho recreativo. “Com tantos jogos não é prudente fazer coletivos, o melhor é deixar o time sem esses trabalhos mais fortes”, disse Lula Pereira.Apesar deter deixado claro que o lateral direito Celso deve ser uma das opções no banco de reservas, o técnico do Vovô, Lula Pereira, tem 22 atletas na delegação e ainda não definiu qual a composição do seu banco de reservas. Os Demais concentrados são: Goleiro Gustavo, zagueiro Daniel,os volantes Andre e Mancuso, os meias Robson LuizFábio Lima e Cadu."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

CAIXA ELETRÔNICO É VIOLADO POR CLONADORES EM FORTALEZA

POLÍCIA

Os clonadores de cartão voltam a agir. Um caixa eletrônico localizado na Avenida Monsenhor Tabosa,na Praia de Iracema,foi violado na noite de ontem.Segundo a polícia,dois homens não identificados instalaram um aparelho conhecido como chupa-cabra em uma das máquinas.A perícia esteve no local e constatou a violação.O chupa-cabra foi levado para o 2ºDP.Dois vigilantes do banco foram ouvidos na delegacia.

Por Marcellus Rocha,com informações do Ciops

HOMEM É FLAGRADO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE EM FORTALEZA

POLÍCIA

Um homem foi preso por embriaguez ao volante,na madrugada de hoje,em Fortaleza.Antônio Elizardo Castro e Silva conduzia um veículo Corolla,na Avenida Coronel Carvalho,na Barra do Ceará,com sintomas de ter ingerido álcool.Ele foi autuado em flagrante e levado para o 7ºDP.

Por Marcellus Rocha,com informações do Ciops

PRESOS FOGEM DA DELEGACIA DE MARANGUAPE

POLÍCIA

Na madrugada de hoje,dois presos fugiram da Delegacia Metropolitana de Maranguape,na Grande Fortaleza.Os fugitivos são Flávio Marques de Oliveira e Ronaldo Flávio do Nascimento.

Por Marcellus Rocha,com informações do Ciops

ACIDENTE GRAVE,FUGA E HOMICÍDIO MOVIMENTAM PLANTÃO POLICIAL NO INTERIOR

IGUATU
Um acidente envolvendo um trato e um veículo Honda Civic resultou na morte de uma pessoa,na manhã de hoje,na CE-060,na altura da Escola Agrotécnica Federal.A vítima da batida foi o passageiro do carro,Plácido Alves de Macedo,34 anos.O motorista Emanuel Brasileiro de Menezes Alves, 20 anos, nada sofreu.Os responsáveis pelo trato fugiram. A polícia investiga o caso.

JUCÁS
Um preso fugiu,na madrugada de hoje, da Cadeia Pública de Jucás,na Região Centro Sul.Cícero Marciano Bezera da Silva serrou os cadeados da cela e do portão traseiro que dá acesso ao muro da Cadeia.A polícia tenta localizar detento.

SABOEIRO
Faleceu no Hospital Regional de Iguatu Antônio Moreira da Silva,de 42 anos.Ele foi assassinado com um tiro,ontem à tarde, no Município de Saboeiro.O suepito seria Francisco Eudo Braga,33 anos.Segundo a polícia, o motivo do crime seria um rixa antiga.

Por Marcellus Rocha,com informações do site Iguatu Net

SUSPEITO DE CRIME POLÍTICO NA PARAÍBA É INTERNADO EM HOSPITAL DO CARIRI

POLÍCIA
"Na madrugada de hoje, deu entrada na emergência do hospital São Vicente de Paula, na cidade de Barbalha, Cícero Batista Pereira, 24 anos, socorrido em um veículo Gol com inscrição de Curral Velho – PB.Ele seria principal suspeito de ter assassinado Joãozinho, que é sobrinho do prefeito de Curral Velho, na Paraíba. Cícero passou por uma cirurgia.Ele foi vítima de três tiros: dois no tórax e um na coxa. Seu estado de saúde é considerado grave.
CASO
O clima é muito tenso na pequena Curral Velho.Nas primeiras horas de hoje,durante uma festa em um bar no centro da cidade paraibana de Curral Velho, um tiroteio deixou um morto e vários feridos.No tiroteio, saiu gravemente ferido o jovem João Alves Barbosa Filho, 23, anos, sobrinho do atual prefeito, Luiz Alves Barbosa, conhecido por "Luiz Carnaúba". Devido à gravidade dos ferimentos, "Joãozinho", como era conhecido, faleceu quando era socorrido para a cidade de Itaporanga. A vítima foi alvejada com três tiros: um no tórax e dois no maxilar frontal.Ao tomar conhecimento da morte do filho, João Alves Barbosa, juntou-se com outras pessoas e foi até a residência do candidato a vice-prefeito, Silvino Pereira de Marrocos, 46 anos, assassinando-o."

Fonte:Texto reproduzido do site Miséria

ELEIÇÕES DE FORTALEZA PROVOCAM CONFLITO ENTRE IRMÃOS CID E CIRO

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008

"A relação do governador Cid Gomes e o deputado federal Ciro Gomes não é a mesma. Ciro saiu em defesa da senadora Patrícia Sabóia dos ataques sofridos na televisão pelo governador Cid. Ciro não teme ser expulso do PSB, e manterá a rotina de fazer campanha para Patrícia em Fortaleza. Leia mais sobre esse assunto em matéria do site do jornalista Cláudio Humberto:

Briga fraterna
O governador Cid Vip Gomes e seu irmão, o deputado Ciro Gomes (PSB), estão em rota de colisão. Nos últimos dias os dois não andam se falando: Ciro não gostou do fato de Cid falar mal na tevê de sua ex-Patrícia, a Saboya (PDT), que é candidata à prefeitura de Fortaleza."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora

COMITÊ DE LUIZIANNE ESPERA APENAS ADVERSÁRIO DO SEGUNDO TURNO

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Expectativa sobre os resultados das novas rodadas de pesquisas eleitorais do Ibope e do Datafolha que devem ser anunciados na próxima semana. Nos comitês dos três principais candidatos - Luizianne Lins, Patrícia Sabóia e Moroni Torgan - o clima é de agitação e também muita tensão. Luizianne Lins nada fala. Mas seus aliados demonstram alegria, pois os números estariam mostrando que a prefeita já teria assegurado uma vaga no segundo turno.Mesmo sendo cedo, a avaliação no PT é que a dúvida hoje seria sobre quem seria o adversário da prefeita Luizianne Lins: a senadora Patrícia Sabóia e o ex-deputado Moroni Torgan. Na coordenação da campanha de Moroni a análise é diferente. Moroni acha que estará no segundo turno e aguarda a definição sobre quem será seu adversário. Já no comitê da senadora Patrícia Sabóia, esse assunto não é abordado. Patrícia insistirá nas críticas a administração da prefeita Luizianne Lins."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora

Com uma reportagem intitulada "A Abin gravou o ministro", a revista Veja desnuda osubmundo dos grampos telefônicos que não pouparam quase ninguém. Do

POLÍTICA
"Com uma reportagem intitulada "A Abin gravou o ministro", a revista Veja desnuda osubmundo dos grampos telefônicos que não pouparam quase ninguém. Do presidente do STF a um conjunto de parlamentares, entre os quais o senador cearense Tasso Jereissati. No epicentro dessa manobra, estaria Paulo Lacerda, o diretor da Agência Brasileria de Informação (Abin). Confira trecho da matéria:
"Há três semanas, VEJA publicou reportagem revelando que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, foi espionado por agentes a serviço da Agência Brasileira de Inteligência. O diretor da Abin, Paulo Lacerda, foi ao Congresso e negou com veemência a possibilidade de seus comandados estarem envolvidos em atividades clandestinas. Sabe-se, agora, que os arapongas federais não só bisbilhotaram o gabinete do ministro como grampearam todos os seus telefones no STF. VEJA teve acesso a um conjunto de informações e documentos que não deixam dúvida sobre a ação criminosa da agência. O principal deles é um diálogo telefônico de pouco mais de dois minutos entre o ministro Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), gravado no fim da tarde do dia 15 de julho passado. A conversa, reproduzida na página anterior, não tem nenhuma relevância temática, mas é a prova cabal de que espiões do governo, ao invadir a privacidade de um magistrado da mais alta corte de Justiça do país e, por conseqüência, a de um senador da República, não só estão afrontando a lei como promovem um perigoso desafio à democracia.

O diálogo entre o senador e o ministro foi repassado à revista por um servidor da própria Abin sob a condição de se manter anônimo. O relato do araponga é estarrecedor. Segundo ele, a escuta clandestina feita contra o ministro Gilmar Mendes, longe de ser uma ação isolada, é quase uma rotina em Brasília. Os alvos, como são chamadas as vítimas de espionagem no jargão dos arapongas, quase sempre ocupam postos importantes. Somente neste ano, de acordo com o funcionário, apenas em seu setor de trabalho já passaram interceptações telefônicas de conversas do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e de mais dois ministros que despacham no Palácio do Planalto – Dilma Rousseff, da Casa Civil, e José Múcio, das Relações Institucionais. No Congresso, a lista é ainda maior. Segundo o araponga, foram grampeados os telefones do presidente do Senado, Garibaldi Alves, do PMDB, e dos senadores Arthur Virgílio, Alvaro Dias e Tasso Jereissati, todos do PSDB, e também do petista Tião Viana. Esse último, conforme o araponga, foi alvo da interceptação mais recente, que teve o objetivo "de acompanhar como ele está articulando sua candidatura à presidência do Senado". No STF, além de Gilmar Mendes, o ministro Marco Aurélio Mello também teve os telefones grampeados.As gravações ilegais feitas pela Abin servem de base para a elaboração de relatórios que têm o presidente da República como destinatário final. Isso não quer dizer que Lula necessariamente tenha conhecimento de que seus principais assessores estejam grampeados ou que avalize a operação. Os agentes produzem as informações a partir do que ouvem, mas sem identificar a origem. Por serem ilegais, depois de filtradas, as gravações são destruídas. A do ministro Gilmar Mendes foi preservada porque, ao contrário das demais, ela foi produzida durante uma parceria feita entre a Abin e a Polícia Federal na operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, no início de julho. Os investigadores desconfiavam de uma suposta influência do banqueiro no STF e decidiram vigiar o presidente da corte. Gilmar Mendes já havia sido informado de que alguns comentários que ele fez com assessores no interior do gabinete tinham chegado ao conhecimento de outras pessoas – uma evidência de que suas conversas estavam sendo ouvidas. Desconfiado, solicitou à segurança do tribunal que providenciasse uma varredura.Os técnicos constataram a presença de sinais característicos de escutas ambientais, provavelmente de aparelhos instalados do lado de fora da corte. Não era só isso. O presidente do STF também tinha os telefonemas de seu gabinete gravados ininterruptamente. A Abin recebia e analisava, por dia, mais de duas dezenas de ligações do ministro. Foi para provar o que dizia que o funcionário mostrou uma delas."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima,com informações da Revista Veja

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

TRE-CE promove palestra sobre Direcionamento Institucional da Corregedoria e Gestão Estratégica

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará promoveu nesta sexta-feira (29/08), das 8h às 18h, no auditório do Hotel Sonatta, em Fortaleza, palestra com o assessor-chefe da Corregedoria Geral Eleitoral, Sérgio Dias Cardoso, que falou sobre o “Direcionamento Institucional das Corregedorias Eleitorais, Gestão Estratégica e Importância do Planejamento”.A corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE-CE, desembargadora Gizela Nunes da Costa, abriu o evento, ao lado da presidente do TRE-CE, desembargadora Huguette Braquehais, e apresentou o palestrante, destacando a importância de se “ousar, além de planejar e saber gerir para se buscar o sucesso no trabalho”. Em sua palestra, o assessor-chefe da Corregedoria Geral Eleitoral, Sérgio Dias Cardoso, falou sobre temas como “O Gestor Público e a Importância do Planejamento na Administração Pública”, “Pensamento e Planejamento Estratégico”, “Foco em Resultados”, “Direcionamento Institucional das Corregedorias Eleitorais – Evolução Histórica” e o “(Re)Direcionamento Institucional das Corregedorias Eleitorais e suas Perspectivas”.Sérgio Dias Cardoso destacou a importância de poder sair do seu gabinete no TSE para ajudar a disseminar a idéia de se discutir com os Tribunais Regionais Eleitorais a elaboração do Planejamento Estratégico no Poder Judiciário, que, aliás, foi incluído como um dos principais pontos na “Carta do Judiciário”, divulgada no Encontro Nacional do Judiciário, realizado no último dia 25 de agosto, em Brasília. Ele disse ainda que, com a crise do Estado neoliberal, a globalização exige uma redefinição do novo modelo de Estado. “Clama-se por um Estado Gerencial, com busca da eficiência, vendo o cidadão não como mero contribuinte, mas cliente de sua prestação de serviços”."

Fonte:Texto reproduzido do site do TRE-CE

CEARENSES CLASSIFICAM-SE PARA A SEMIFINAL DA TAÇA BRASIL DE FUTSAL SUB 20 FEMININA

ESPORTE
"Em duelo emocionante, o Nacional Gás/Unifor venceu o Jaguaré/Palmeiras/Osasco por 3 a 2, garantindo a classificação para a semifinal da 5ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-20 feminina. O confronto ocorreu na noite desta sexta-feira (29/8), em Chapecó (SC), cidade que sedia o campeonato. O time cearense enfrenta neste sábado (30/8) a Unopar/Sel/Sercomtel,do Paraná, às 17 horas, valendo uma vaga para a final. A outra semifinal será entre os donos da casa, UnoChapecó/NTozzo/Female e Kindermann/UnC/Caçador, no duelo catarinense."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Procuradoria mantém suspensão de acréscimo de 84% nos salários de policiais federais do Ceará e economiza R$ 103 milhões ao Tesouro

POLÍTICA
"A Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU5) conseguiu no Tribunal Regional Federal (TRF5) manter a suspensão do acréscimo de 84,32% (Índice de Preços ao Consumidor) no salário de um grupo de policiais federais do estado do Ceará, liderados pelo delegado e ex-deputado federal Moroni Bing Torgan.O TRF5 negou pedido à ação movida pelos policiais, porque o reajuste já foi considerado inconstitucional, e manteve a decisão anterior favorável à Procuradoria. Ao todo, a execução custaria aos cofres públicos R$ 103 milhões. A advogada da União Renata Queiroga e Melo Farias destaca a importância da ação para a União: "Isso é uma novela que se arrasta há muito tempo. É muito importante para a União, pois é mais um capítulo de vitória contra o pagamento desses precatórios. Além disso, a ação ordinária se iniciou há 18 anos, em 1990, antes mesmo da existência da AGU, o que ressalta a importância da AGU para a manutenção e proteção do erário"."

Fonte:Texto reproduzido do site da Advocacia- Geral da União

Possível candidato em 2010, Ciro elogia Dilma Rousseff no RS

POLÍTICA
"O deputado federal Ciro Gomes (PSB) fez inúmeros elogios nesta sexta-feira (29) à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata à Presidência da República em 2010. Ciro afirmou que Dilma "é um dos quadros extraordinários que a democracia brasileira produziu uma gestora sem rival, uma pessoa que se guia pelo espírito público, ama o Brasil de verdade, tem completo conhecimento de todos os problemas do País" e considerou que "se falta a ela a primeira experiência eleitoral, sobram inteligência e generosidade". Ciro também admitiu que pode concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.A série de elogios foi apresentada em breve entrevista coletiva em Porto Alegre, onde o político cearense participou do lançamento do programa de governo de Manuela D'Ávila, candidata da coligação "Porto Alegre é Mais" (PCdoB-PPS-PR-PTdoB-PMN-PSB-PTN) à prefeitura da capital gaúcha."

Fonte:Texto reproduzido da Agência Estado

Barragem no Maranguapinho prevista para janeiro de 2009

COTIDIANO
"O início das obras de construção da barragem do Rio Maranguapinho está previsto para janeiro de 2009, segundo o governo do Estado. Construção essa – cujo processo licitatório deve ser lançado ainda no próximo mês de setembro – que vai controlar as enchentes do rio.“Hoje, a gente tem uma média de 30 mil casas que são alagadas todos os anos, quando há a enchente do rio. A barragem vai reduzir esse número para algo em torno de cinco mil. Ou seja, sozinha, essa construção vai evitar que você precise remover, dos lugares onde hoje moram, mais de 25 mil famílias”, disse o secretário adjunto da Secretaria das Cidades, Jurandi Santiago.O ministro da Previdência, José Pimentel, informou que o processo de ritmo de obra fica a critério dos governos estadual e municipais. “Recurso não é problema, o que está faltando é execução de obra”, observou o cearense.Pimentel ressaltou, entretanto, que o governo Lula tomou a decisão de não antecipar dinheiro público. “Ele (governo federal) paga a obra em dia mediante a sua execução”."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Verdes Mares,com informações do Diário do Nordeste

Parada estratégica

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Terminou há pouco o lançamento do programa de governo de Luizianne Lins (PT). O evento estava agendado para as 19 horas. Às 20h30min, começou a apresentação, ainda sem a presença da prefeita-candidata. Quase simultaneamente ao início, chegou o convidado de honra, o ministro da Justiça Tarso Genro.Luizianne só chegou às 21h20min. Explicou-se pelo atraso. Ante, teve de passar em um jantar de adesão. Mas não foi só isso.Teve também de fazer uma parada estratégica para fazer as unhas.Segundo o repórter Erivaldo Carvalho, que acompanhou o lançamento do programa de governo, valeu à pena a espera. O trabalho do manicure, segundo informa, ficou no capricho."

Fonte:Texto reproduzido do Blog de Política de O Povo

MARACANÃ JÁ ESTÁ EM JUAZEIRO DO NORTE

ESPORTE
"Depois de mais de 8 horas de viagem, a equipe do Maracanã chegou por volta de 17 horas e 45 minutos em Juazeiro do Norte e está concentrada no Recanto Lazer Hotel.
Amanhã, às 8 horas, o técnico Flavio Araújo irá fazer o seu ultimo coletivo onde vai definir a sua equipe que vai enfrentar o time do Crato e precisa de uma simples vitória para subir a 1º divisão do campeonato cearense 2009.De acordo com seu supervisor, Marcelo Araújo, a equipe esta consciente de que tem que vencer para poder subir a 1º divisão."

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Polícia apreende carro distribuindo cestas básicas em Itaitinga

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"A Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (29), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, um carro que estaria fazendo distribuição de cestas básicas pelo município.O veículo pertence a uma candidata a vereadora e a suspeita é que os alimentos estejam sendo trocados por votos nas comunidades carentes.A delegacia metropolitana de Itaitinga recebeu uma denúncia anônima de que um carro estaria fazendo a distribuição de cestas básicas em nome de uma candidata a vereadora do município. De acordo com a denúncia, as cestas estariam sendo entregues à população em troca de votos.No momento da apreensão, o carro, que pertence a Antônia Bessa, candidata a vereadora em Itaitinga, transportava 23 cestas básicas. Segundo o delegado Jacob Steveson, os alimentos já vinham sendo distribuídos há dois dias, pelo município.Francisco de Assis Eduardo, condutor do veículo, disse que as cestas básicas eram para funcionários de uma empresa, em Horizonte, também na região metropolitana.O caso foi encaminhado à comarca de Pacatuba. Se confirmado o crime eleitoral, a candidata pode ser multada ou ter o registro impugnado pela Justiça."

Fonte:Texto

Patrícia e o batidão

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Patrícia Saboya (PDT) estava bem à vontade durante a caminhada realizada hoje pela manhã na comunidade das Goiabeiras. Mesmo tendo que dividir a atenção com uma multidão de pessoas que se formava ao seu redor, a candidata encontrou um tempinho para mostrar aos moradores que também é boa dançarina."

Fonte:Texto reproduzido do Blog de Política de O Povo

Moroni reage a boatos

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"No horário eleitoral no rádio, hoje ao meio-dia, Moroni Torgan (DEM), até aqui apostando no perfil paz e amor, fez seu programa mais duro e crítico. O tom que adotou, porém, foi de reação.Em texto lido por locutores, reclamou de uma suposta boataria, que estaria espalhando que o candidato, caso eleito, irá acabar com o Bolsa Família, aumentar as passagens de ônibus, demitir terceirizados e até acabar com o bairro do Serviluz.O texto destacou que o Bolsa Família é um programa do governo Lula - e que Moroni não poderia acabar com ele nem que quisesse. Assumiu ainda o compromisso de manter o preço das passagens de ônibus e prometeu, ainda, manter os terceirizados.Em seguida, atribuiu, indiretamente, os boatos à candidatura de Luizianne Lins (PT). Falou que há fardas nas escolas, mas que isso não passa de obrigação, disse que há escolas fechadas e criticou a falta de remédios.Declarou-se ainda oposição a quem "só engana" e ironizou o uso de depoimentos de aliados nos programas eleitorais."

Fonte:Texto reproduzido do Blog de Política de O Povo

Usuário terá que pagar R$ 4 para mudar de operadora e manter número de telefone; A portabilidade númérica começa no Ceará em Novembro

ECONOMIA
"O usuário que quiser trocar de operadora de telefonia sem alterar o número terá que pagar uma taxa de R$ 4 à prestadora para a qual está mudando. O valor foi anunciado nesta sexta-feira (29) pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, que explicou o funcionamento da portabilidade numérica.O sistema começa a vigorar em oito regiões na próxima segunda-feira (1º).No Ceará, a partir de 17 de novembro será implantada a portabilidade numérica. Sardenberg explicou que o custo da portabilidade é de R$ 4,90, mas a diferença de 90 centavos será absorvida pelas empresas. O presidente disse também que as 12 operadoras que apresentaram mais problemas para efetivar a portabilidade assumiram o compromisso com a Anatel de elaborar medidas internas para casos de falhas técnicas. "Isso nos dá uma tranqüilidade maior e nos permite saber que existe um planejamento das empresas no caso de problemas." Inicialmente, a portabilidade numérica será implantada nas regiões com código 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI). A previsão é que até março de 2009 o sistema esteja disponível em todo o país."

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Povo

Mutirão da dengue reforça campanha contra a rubéola

COTIDIANO
"Mais um mutirão de controle e prevenção à dengue em Fortaleza será realizado amanhã, sábado (30 de agosto), das 8 às 12 horas, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as secretarias executivas regionais (SERs). Em vários centros de saúde da família os profissionais aproveitarão a movimentação em torno do dia D de combate à rubéola para esclarecer a população sobre os cuidados permanentes que devem ser mantidos contra a dengue. As regionais V e VI optaram por concentrar informações sobre a rubéola, para fortalecer a campanha de vacinação. Confira a programação:
SER-I: A Regional I promoverá abordagem educativa com distribuição de material informativo nos centros de saúde da família Lineu Jucá (rua Vila Velha, s/n, Barra do Ceará) e Carlos Ribeiro (rua Jacinto de Matos, s/n, Jacarecanga).
SER-II: A Regional II manterá profissionais de plantão para esclarecer a população sobre os cuidados com a dengue nos centros de saúde da família Flávio Macílio (av. Abolição, 418, Mucuripe) e Célio Brasil Girão (rua Prof. Henrique Firmeza, 82, Cais do Porto). No Centro de Saúde da Família Miriam P. Mota (rua Cel. Jucá, s/n) os profissionais de saúde também estarão dando orientações sobre os cuidados com a rubéola.
SER-III: Exposição educativa sobre dengue com distribuição de panfletos será realizada para os clientes do Supermercado Center Box (rua Prof. Lino da Encarnação, Parquelândia). A Regional III também realizará visitas domiciliares nos pontos estratégicos, com afixação de cartazes e distribuição de panfletos sobre dengue no Conjunto Hipólito Pamplona (ruas I, II, III, IV e V, quarteirões 60 a 69).
SER-IV: A IV realizará palestra sobre dengue e exposição educativa com o ciclo evolutivo do mosquito nos centros de saúde da família Colégio Agnus (rua Teodorico Barroso, 827, Montese), no Supermercado do Povo (av. Paranjana, Serrinha) e na Praça da Gentilândia (av. 13 de maio, Benfica)."

Fonte:texto reproduzido do site da Prefeitura de Fortaleza

Robótica será utilizada nas salas de aula

EDUCAÇÃO
"Cerca de 225 professores da rede municipal participam, até hoje, sexta-feira (29 de agosto), da segunda etapa do Laboratório de Robótica Educacional. O Laboratório faz parte do Projeto Lego Zoom de Educação Tecnológica e ocorre, das 8h às 17h, no Colégio Filgueiras Lima (Av. dos Expedicionários, Nº 3910, bairro Jardim América). O objetivo é capacitar professores das disciplinas de Matemática, Ciências e Informática para que eles desenvolvam, por meio da utilização dos recursos do Lego, atividades pedagógicas que ajudem no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9° ano)."

Fonte:Texto reproduzido do site da Prefeitura de Fortaleza

Hospital de Messejana oferece tecnologia de última geração aos pacientes do SUS

COTIDIANO
"O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) está trabalhando para aumentar o índice de cura de pacientes portadores de arritmias cardíacas, única doença do coração com total chance de cura. As pessoas que sofrem desta enfermidade, têm desmaios constantes, sentem fortes palpitações no músculo cardíaco e freqüentemente buscam socorro nas emergências dos hospitais. “Sem o tratamento adequado essas pessoas podem morrer a qualquer momento”, revelou o coordenador do Serviço de Arritmia do hospital, Fábio Dorfman. Ele informou que atualmente, 450 pacientes aguardam na fila para realizar uma ablação, recurso utilizado para tratar a arritmia. Este ano, 50 procedimentos já foram realizados no Hospital de Messejana.A boa notícia é que entre os dias 1 e 3 de setembro, a equipe do Hospital de Messejana será a primeira do país a começar a tratar pacientes portadores de arritmias graves com o equipamento de pulsão epicárdica, monitorizado por pressão. Esta tecnologia foi recentemente apresentada ao mundo da medicina no Congresso Americano de Eletrofisiologia, que ocorreu em maio deste ano em São Francisco, na Califórnia."

Fonte:Texto reproduzido do site do Governo do Ceará

Dengue tem nova queda em agosto

COTIDIANO
"O Ceará fecha o mês de agosto com o menor número de casos de dengue em 2008, reforçando a tendência de queda. Foram registrados 105 casos da doença, número bem abaixo do mês anterior (antes considerado com o índice mais baixo), que teve 587 casos. Abril, considerado o mês mais crítico da epidemia, chegou a contabilizar 14.104 casos. Os dados são do boletim divulgado, nesta sexta-feira (29), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).Agosto também foi o mês com o menor número de municípios atingidos pela doença. Foram registrados casos em 23 municípios, enquanto em abril esse número chegava a 147dos 184 municípios cearenses.Em uma semana, 404 casos foram confirmados no Ceará, elevando o número para 38.320. Só Fortaleza concentra 72,7% desse número, contabilizando 27.859 ocorrências. Não houve registro de dengue hemorrágica na última semana e apenas quatro casos confirmados do tipo por complicação. O número de vítimas permanece estável: foram 20 mortes já confirmadas em 2008, sendo 14 de febre hemorrágica e seis por complicação. Outros 29 casos estão sob investigação pela Sesa, dentre eles 22 óbitos suspeitos. Os adultos estão entre as principais vítimas do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o boletim, a faixa etária mais atingida pela dengue está compreendida entre os 20 e os 34 anos."

Fonte:Texto reproduzido do Diário do Nordeste

Ladrões fazem duas idosas de reféns na Cidade dos Funcionários

POLÍCIA
"Duas mulheres idosas, patroa e secretária (identidade preservada), foram feitas reféns e tiveram armas apontadas para a cabeça por dois bandidos durante uma tentativa de assalto frustrada pela Polícia, na manhã desta sexta-feira (29), na Rua Benjamim Moura, no bairro Cidade dos Funcionários (Zona Sul de Fortaleza). Os bandidos acabaram se rendendo após breve negociação.A dupla de assaltantes chegou à residência no meio da manhã e pediu informações sobre imóveis para alugar, atividade exercida pelo proprietário da casa. Ao abrir o portão, a secretária foi dominada, bem como a dona da casa. Os ladrões queriam o dinheiro que estaria num cofre.Contudo, eles não contavam com a presença da filha da proprietária da residência, que estudava em seu quarto, no andar superior da casa. Ela observou a ação criminosa e, de imediato, acionou a Polícia, que chegou rapidamente.O subtenente Pontes, juntamente com os cabos Trigueiro e Maia, todos da 4ª Cia. do 5º BPM (Salinas) compareceram ao local e ficaram intrigados com a demora em serem atendidos. Nervosa, a secretária disse que estava tudo bem e logo fechou o portão. Foi o proprietário da casa, que chegava naquele momento, que abriu o portão da casa para os PMs.Diante da Polícia, os dois bandidos agarraram as mulheres, apontando armas para suas cabeças e exigindo um veículo para fugir. Após cerca de 20 minutos de negociações, o subtenente Pontes conseguiu a rendição da dupla.João Paulo Guedes de Abreu, o ‘Papan’, 23; e Antônio Emanuel Melo da Silva, o "Cego Aderaldo", 20, foram levados para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Aldeota, e autuados, em flagrante, pelo delegado Fábio Facó."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Verdes Mares,com informações do Diário do Nordeste

COMEÇAM AMANHÃ OS FESTEJOS EM PARÓQUIA DE CARIUS

INTERIOR
"Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Cariús, prepara-se para as festividades religiosas alusivas à santa, padroeira do município. O festejos religiosos começam amanhã e terminam no próximo dia 8 de setembro. O momento é ideal para reunir moradores da cidade e de comunidades vizinhas. Com a abertura dos festejos, fiéis poderão participar de missas e caminhadas programadas durante a semana. Para o encerramento, estão agendados missa solene e realização da procissão pelas principais ruas."

Fonte:Texto reproduzido do Blog da Sagrada Família

Curso de Direito da FA7 obteve o segundo lugar no Exame de Ordem Unificado da OAB/Ce

COTIDIANO
"Com apenas a Universidade Federal do Ceará e sua tradicional Faculdade de Direito da Praça Clóvis Bevilaqua à sua frente, a Faculdade Sete de Setembro (FA7), através do seu Curso de Direito FA7, conquistou a segunda colocação no Exame de Ordem Unificado, realizado pela OAB/Ce, superando a própria Universidade do Cariri (Urca), de Juazeiro do Norte, que havia obtido essa colocação em 2007.Comemorando o feito, o curso liderado pela professora-doutora Maria Vital da Rocha, com direção do professor Ednilo Soárez, promoverá palestra do professor Antônio Santos Justo, dirigente da Faculdade de Direito de Coimbra (Portugal)."

Fonte:Texto reproduzido do site Direito Ceará

LIMOEIRO: PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL SERÁ ASSINADO NA COMUNIDADE DO ESPINHO

POLÍTICA
"Foi realizada hoje (29), em Limoeiro do Norte, na comunidade do Espinho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Espinho (Portugal) e do Embaixador de Portugal no Brasil, uma solenidade ocasião em que será assinado o protocolo de geminação entre a cidade do Espinho e Limoeiro fazendo parte da programação dos 111 anos de emancipação política de Limoeiro.A pretexto de possuírem nomes comuns, dois pequenos lugares de Brasil e de Portugal declaram-se irmãos e dão início a um pretensioso intercâmbio histórico, político e cultural. Uma herança portuguesa, o nome da localidade Espinho, em Limoeiro do Norte, tem a mesma denominação de uma cidade de Portugal. Tal como já ocorreu em vários lugares do mundo, foi dado início ao processo de geminação entre Espinho – na zona rural de Limoeiro do Norte – e o município de Espinho, no oeste de Portugal, na União Européia."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Notícias do Vale do Jaguaribe

I Festival Nacional da Canção de Quixadá

CULTURA
"Nos dias 25 e 26 de Outubro de 2008,a cidade de Quixadá -Ce será palco do I Festival Nacional da Canção de Quixadá – I FENAQUI, evento que reunirá grandes nomes da Música Popular Brasileira, em duas apresentações competitivas.O I FENAQUI, é um projeto idealizado pela União Musical Alternativa do Sertão Central – UNIMASC, que busca interagir os músicos de todo o país demonstrando assim nossa rica diversidade cultural.Os Músicos farão apresentações de voz e violão mostrando composições próprias e inéditas como forma de incentivo á composição livre.Contará também com a participação de Bandas regionais, feiras de artesanatos, discos, comidas típicas, exposição de artes, workshop “Bossa nova”. Oficinas de Fotografia e Novas Mídias com 64 horas /aulas cada, a serem realizadas em caráter regional nos quatro finais de semana que antecedem o festival. Culminando com entrega de certificados e prestação de serviços dos alunos recém formados junto à comunidade."

I FENAQUI – Inscrições abertas

Informações: (88) 9904.4042 / 3414.4437

Fonte:Texto reproduzido do Portal Central de Notícias,de Quixadá

Cobertura de quadra desaba e leva susto aos moradores em Sobral

COTIDIANO
"A cobertura da quadra esportiva Cesário Apoliano Albuquerque, localizado no bairro Paraíso das Flores, em Sobral, desabou na tarde desta sexta-feira. A erosão causado nas estruturas das colunas de ferro e um vento forte registrado nesta tarde contribuiram para que o acidente acontecesse. No momento do desabamento estavam apenas quatro rapazes dentro da quadra. "Eu vi quando a estrutura começou a se balançar de um lado para o outro e de repente a bases começaram e desmoronar", contou Daniel Sousa, um dos rapazes que estava na quadra.A quadra Cesário Apoliano foi construída em 2005 e desde a sua inauguração era utilizada pela comunidade para atividades físicas, de lazer e culturais. Hoje pela manhã, um grupo de aproximadamente 35 idosos fazia atividades físicas. "Por pouco não aconteceu uma tragédia", disse Raimundo Estevão (Raimundo das Patas) um dos moradores mais antigo do bairro.Ao tomar conhecido do fato, a prefeitura enviou ao local uma equipe da secretaria de Infra-estrutura e Guardas Civis Municipais que trataram de isolar a área. Irismar Azevedo Filho, titular da pasta não se encontrava na cidade, mas fomos informados por pessoas ligadas a sua secretaria que na próxima segunda-feira será iniciada a obra para recuperação da estrutura metálica, que já foi toda desmontada."

Fonte:Texto reproduzido do Sobral Portal de Noticias

Tarso afirma em Fortaleza que considera normal que partidos disputem imagem de Lula

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta sexta-feira, em Fortaleza, que considera normal a disputa dos partidos aliados pelo uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas campanhas eleitorais.Por outro lado, deixou claro que também acha natural a tentativa do PT de resguardar o uso dessa imagem para si "já que o presidente é do PT, é fundador do PT e nossa figura mais importante, nacional e mundial." Tarso fez os comentários em função da disputa entre a candidata do PT, Luizianne Lins, e do PDT, Patrícia Saboya, pelo direito de usar a imagem de Lula nos programas eleitorais. Luizianne foi à Justiça contra Patrícia, que foi proibida de usar a imagem do presidente.Sobre os ataques que Patrícia tem feito em sua propaganda eleitoral à administração da candidata petista à reeleição, Tarso Genro disse que Luizianne "é nossa candidata do coração e vai ganhar a eleição." Ele afirmou, no entanto, que não deseja que esta tensão entre as candidatas se exacerbe, "porque são duas pessoas muito respeitadas e muito sérias e têm que ser preservadas por todos nós."

Fonte:Texto reproduzido do Portal do Jornal o Globo,com informações da Agência Reuters

Compra da BRASIL TEL pela OI é contestada na Justiça do Ceará

ECONOMIA
" Um cidadão de Fortaleza entrou com uma ação popular na 8a Vara da Justiça Federal do Ceará contra a compra da Brasil Telecom pela Oi. Ele alega que há ilegalidade na compra e na possível união das duas companhias, segundo a assessoria de imprensa do tribunal.A juíza substituta da 8a vara, Elise Avesque Frota, decidiu citar todos os réus do processo e proibiu que, por enquanto, o teor da petição seja divulgado ao público.São réus tanto as duas operadoras como o banco Credit Suisse (escolhido como comissário da Oi na transação), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg, e o ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Marcelo Trindade.A Oi informou, por meio da assessoria de comunicação, que ainda não foi notificada da ação. O tribunal cearense explicou que, como as envolvidas estão em outro Estado, a notificação é feita por carta precatória para um tribunal local e que, por isso, é normal que as notificações ainda não tenham chegado.A juíza citou os réus para que eles apresentem suas alegações iniciais, que ela vai juntar à análise do caso para tomar uma decisão.O autor da ação popular (José Carlos Martins Mororó de Almeida) não foi localizado pela Reuters.A proposta de compra da Brasil Telecom pela Oi foi formalizada no dia 25 de abril, quando seus sócios acertaram os detalhes do negócio, que pode envolver mais de 12 bilhões de reais.Para que a transação se concretize, no entanto, é preciso uma alteração no atual Plano Geral de Outorgas (PGO), que hoje proíbe que uma empresa detenha mais de uma concessão pública de telefonia.O acordo assinado em abril previu que, se a alteração no PGO não ocorrer até dezembro, a Oi deverá pagar uma multa de 490 milhões de reais aos sócios da Brasil Telecom."

Fonte:Texto reproduzido da Agência Reuters

EX-SUBSECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE BOGOTÁ VEM PARTICIPAR DA CAMPANHA DE MORONI

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O sociólogo Hugo Acero Velásquez, ex-subsecretário da Segurança de Bogotá (Colômbia), em três administrações seguidas - de 1995 a 2003, coordenando um programa de redução da violência, está em Fortaleza. Aqui, participará, no próximo domingo, do ato de inauguração do Comitê da Juventude da Coligação Nós Vamos Fazer (Avenida Bezerra de Menezes, 2113). Acero deverá dar entrevista coletiva para a imprensa às 11 horas de domingo, no Comitê.Acero, atuando quase uma década pela segurança pública de Bogotá, a quarta cidade mais populosa e uma das cidades mais violentas da América Latina, teve uma ação considerada "inovadora". Ele reduziu as estatísticas de homicídios, chacinas e seqüestros na capital colombiana em 80%. Por essa razão Acero tornou-se uma referência mundial no assunto e atualmente é Consultor das Nações Unidas. Ele atendeu a um convite de Moroni e veio participar da campanha do postulante do DEM."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

DCE DA UFC ESTÁ DIVIDIDO COM RELAÇÃO AO PLEITO DE FORTALEZA

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"Recentemente um grupo de estudantes do DCE da UFC manifestou publicamente ápoio à reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). Nesta sexta-feira, o Blog Eliomar de Lima recebeu nota de um grupo de alunos ligados à entidade protestando e assegurando que a questão do apoio à prefeita não é algo fechado. Confira a nota:
Nota de Esclarecimento
Vimos, por meio desta, esclarecer a participação de algumas pessoas da nossa entidade apoiando a candidatura da atual prefeita. Afirmamos que não estamos apoiando e nem apoiaremos nenhuma candidatura! Nem prefeito nem vereador. O DCE é uma Entidade que representa os Estudantes e cabe a cada gestão zelar por sua conduta. Não fizemos consulta a base para tomarmos posicionamentos. Respeitamos a opinião e o apoio de cada estudante, a qualquer candidato que seja.
Nosso maior interesse é trabalhar em prol dos estudantes e fortalecer a cada dia nossa UFC, sem interesses alheios. (sobretudo os partidários)
Nós temos obrigação de esclarecer os acontecimentos, principalmente os que sempre aparecem em ano eleitoral. Não concordamos que representantes legitimamente eleitos para gestores de uma Entidade utilizem-na como meio de promoção e validação positiva de posicionamentos político-eleitorais particulares.
Respeitamos a opinião pessoal, filiação partidária, ideologia, e total direito de exercê-las livremente, desde que não se usufrua da confiança depositada. Democracia com responsabilidade! Acreditamos que dentro do DCE cada diretor está livre para decidir, enquanto cidadãos; apoiarem e trabalharem nas candidaturas que acreditarem ser a ideal.
Repudiamos a atitude de membros da gestão ligados ao PT ou qualquer outro partido político que assumem para si o trabalho árduo de outros Diretores, visando claramente a auto-promoção e/ou relativa às suas agremiações partidárias. Consideramos que quem se posiciona em nome do DCE sem consulta prévia, pelo menos, à diretoria, tampouco presta os devidos esclarecimentos aos estudantes e colegas de gestão não sabe nem merece representá-los politicamente.

Diretoria do DCE-UFC Fortaleza:
Edianny Lima
Robson Torres Bandeira
Nayara cunha Asano
Tobias Magalhães dos Reis
Dmitri Antoniewsky Gadelha
Carlos Diego Furtado
Hernique Barnábe
Clayton Cardoso JR.
Isaac Medeiros
Bethânia Gomes Frutuoso
Nara Alice Bezerra
Adriano Cavalcante
Roberto de Castro

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

Ceará estréia em mais um rodada da série B do Campeonato Brasileiro

ESPORTE
"O Ceará faz sua estréia neste sábado (30) em mais uma rodada da série “B” do Campeonato Brasileiro. O alvinegro cearense joga no Castelão contra o Ponte Preta. O goleiro Marcelo Bonan foi vetado pelo departamento médico e não concentrou para o jogo. O atleta sentiu dores na coxa esquerda. O substituto é o goleiro Gustavo.No primeiro confronto entre Ceará e Ponte Preta, o time paulista levou a melhor, venceu por três a dois. O jogo entre os times está marcado para começar às 16 horas, neste sábado, no estádio Castelão.
CONFIRA A ESCALAÇÃO:
Goleiros: Adilson e Gustavo.
Laterais: Deleu, Celso e Alex Braz.
Zagueiros: Fabrício, Dezinho e Daniel.
Volantes: Michel, Chicão, Cleisson, Mancuso e André.
Meias: Marcos Paraná, Robson Luís, Fábio Lima e Cadu.
Atacantes: Vavá, Ciel, Ederson, Charles Chad e Lúcio."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

Atacante boliviano não permanecerá no Fortaleza

ESPORTE
"Após a desistência do lateral Berg, o Fortaleza agora não poderá contar com o atacante boliviano Fierro para o restante da temporada 2008. O problema ocorreu com a documentação do atleta. Durante a negociação com o clube, os empresários do jogador afirmaram que trariam a documentação em mãos.Na apresentação ao clube, Fierro não estava com todos os documentos necessários e por isso não poderá ser registrado no prazo máximo de transferências internacionais, que se encerra na segunda-feira, dia 1º."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Verdes Mares

Polícia prende trio que traficava drogas em Pacajus há seis anos

POLÍCIA
"A polícia apreendeu nesta sexta-feira (29) em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cerca de 293 pedras de crack. Com a droga, a polícia ainda encontrou dinheiro. Três pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas.Débora Helena, de 27 anos, José Vagner Quintela, 19, e Reginaldo Batista, de 39. Segundo a polícia, a quadrilha comercializava a droga em Pacajus há mais de seis anos. A pena para o crime varia de 5 a 15 anos de reclusão."

Fonte:Texto reproduzido da TV Diário

Auditor da Sefaz preso em Fortaleza por extorsão

POLÍCIA
"Uma operação policial que começou há aproximadamente um mês, comandada pelo delegado Francisco Alves, do Departamento de Inteligência Policial (DIP), resultou na tarde desta sexta-feira (29), na prisão do auditor da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Paulo Evangelista de Paula, 42. O funcionário público estadual, que trabalha há 15 anos no órgão, foi preso em flagrante, por policiais do DIP, acusado de tentar exigir R$ 4 mil de um comerciante do ramo de confecções para não multá-lo.
A prisão ocorreu por volta das 16 horas, na sede da Sefaz, situada no cruzamento das ruas Senador Pompeu com Castro e Silva, no Centro de Fortaleza. Segundo o delegado Alves, o auditor passou a ser investigado após uma comunicação da Corregedoria da Sefaz, à Superintendência da Polícia Civil, informando que um comerciante tinha procurado o órgão para fazer uma denuncia de extorsão. De acordo com Alves, o comerciante relatou na corregedoria da Sefaz, que já tinha sido vítima do mesmo golpe anteriormente. Ele contou que este ano em uma visita ao seu estabelecimento, ocorrida no mês de julho, Paulo Evangelista tinha afirmado que, para ele não ser multado em R$ 25 mil, teria que pagar R$ 4 mil. Revoltado com a situação semelhante a que já tinha vivenciado no ano passado, ele procurou a corregedoria da Sefaz e denunciou a tentativa de extorsão.A partir das informações obtidas com a Sefaz e com o comerciante, os policiais do DIP passaram a monitorar o auditor, inclusive com gravações em vídeo. Nesta sexta ocorreria o pagamento de parte do dinheiro. O comerciante teria dito ao auditor que entregaria R$ 1 mil. No momento da entrega, os policiais, que já estavam no prédio, prenderam Paulo Evangelista."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Verdes Mares,com informaçõe do Diário do Nordeste

TCU determina medidas ao Banco do Nordeste do Brasil

ECONOMIA
"O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) adote providências para retomar os processos de execução das dívidas da empresa Frutan para com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), antes que eles sejam indevidamente suspensos. O BNB tem 60 dias para informar o TCU sobre as medidas adotadas. Caso comprovado insucesso do banco na retomada das cobranças judiciais das dívidas, o tribunal vai instaurar tomada de contas especial. O TCU fez auditoria decorrente de representação formulada pelo Comitê de Auditoria do BNB sobre irregularidades na renegociação de dívidas da empresa Frutan, que teriam causado prejuízo de R$ 32 milhões. Entre as falhas, foi constatado acordo extrajudicial de renegociação de dívida; assinatura de acordo pelo diretor administrativo, sem competência para tanto; emissão de cartas reversais com objetivo de prorrogar o vencimento das parcelas das dívidas e a demora no ajuizamento de ações de execução contra a empresa devedora.O tribunal fará audiência com o presidente do BNB, Roberto Smith, e com os diretores da instituição financeira. Eles terão 15 dias para apresentar justificativa a respeito de atos em desconformidade com as normas do FNE ou que resultaram na concessão de descontos em créditos sem amparo legal."

Fonte:Texto reproduzido do site do TCU

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES COMEÇA DOMINGO NO JUAZEIRO

INTERIOR
"Na manhã do próximo domingo, uma grande carreata pelas ruas centrais de Juazeiro do Norte vai marcar a abertura da festa em louvor à Nossa Senhora das Dores, Padroeira do município. Em virtude do período de eleições municipais, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores estima que mais de 500 mil fiéis deverão vir ao Juazeiro. No domingo, além da carreata saindo da Matriz às 8 horas, haverá a procissão das bandeiras dos Estados nordestinos e hasteamento no início da noite. Outros momentos considerados fortes da romaria são a procissão dos ônibus e caminhões de romeiros, a tradicional procissão dos carroceiros, a procissão com a imagem da "Mãe das Dores" e a oficialização da Basílica Menor de Juazeiro no Santuário Diocesano."

Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora

MEIA DO CEARÁ É REGULARIZADO

ESPORTE
"A condição de jogo do meio Campista Deives já chegou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o nome do atleta constou no Boletim Informativo Diário (BID) desta quinta-feira, 28. A transferência do jogador veio do Grêmio Timbó/SC. Deives tem 26 anos e além de atuar na meia, joga de lateral esquerdo.Deives não foi incluído na lista de atletas concentrados para o jogo deste sábado, 30, contra a Ponte Preta.
"

Fonte:Texto reproduzido do site Artilheiro

Campanha incentiva o consumo de peixe

COTIDIANO
"A banca foi montada no pátio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A Associação dos Psicultores de Paramoti trouxe uma tonelada de tilápia. E não demorou muito para aparecer os compradores. Em apenas uma hora, foram vendidos 200 quilos.O peixe é vendido a um valor abaixo do mercado. Um pouco mais de R$ 4 o quilo. Quem compra não precisa se preocupar, porque ele já vem tratado. Sem visceras e sem escamas.
Vanilze Bruno come peixe duas vezes por semana. hoje, aproveitou para comprar quatro quilos. Segundo ela, normalmente compra a tilápia a R$ 7 o quilo.Amanhã, a campanha de incentivo ao consumo de peixe vai continuar. As tilápias serão vendidas no mercadão do produtor, atrás do Campus do Pici, das 7 horas da manhã as 5 da tarde."

Fonte:Texto reproduzido da TV Verdes Mares

Sefaz e TCM firmam convênio para combater sonegação fiscal e irregularidades na gestão dos recursos públicos

POLÍTICA
"A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) firmaram nesta sexta-feira (29), um convênio que deve combater casos de sonegação fiscal e irregularidades na gestão dos recursos públicos.A parceria vai permitir a Sefaz acesso eletrônico ao sistema de informações municipais, e também a documentos relativos as pretações de contas mensais das prefeituras, principalmente em relação as notas fiscais sujeitas a tributação do ICMS. Em contrapartida, a Sefaz deverá autorizar o acesso para os servidores do TCM sobre as informações fiscais referentes a arrecadações de IPVA e ICMS.De janeiro a julho deste ano, o Ceará arrecadou R$ 3 bilhões de ICMS. Aumento de 22.3% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado é o primeiro colocado em arrecadação do imposto no nordeste e o terceiro no Brasil."

Fonte:Texto reproduzido do site da TV Jangadeiro

Motoristas decidirão nas urnas modelo para transporte alternativo

COTIDIANO
"A escolha do modelo para o sistema complementar de transporte rodoviário de passageiros no Estado será feita nas urnas neste domingo, 31. Os 110 mil motoristas habilitados nas categorias D ou E no Ceará poderão escolher entre duas opções para operação das vans: cooperativa ou Sociedade Simples de Propósito Específico (SPE). As urnas para votação estão distribuídas nos oito postos regionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).A votação foi definida durante audiência pública realizada no dia 12 de agosto. Na ocasião, o governador Cid Gomes apresentou a proposta de criação da SPE, em que cada condutor é dono de sua permissão, sem a vinculação com as cooperativas. No entanto, parte dos representantes da categoria não aceitou o novo formato. Por isso, a escolha do tipo societário será feita através do voto público e aberto.Os interessados em participar do processo deverão comparecer aos locais de votação com habilitação, identidade e CPF. Para evitar fraudes, o Detran usará um sistema integrado para conferir os dados do motoristas. Caso o condutor já tenha manifestado o seu voto, o mesário será informado pelo sistema.
Locais de votação:
-Fortaleza: Avenida Godofredo Maciel, 2900 - Maraponga;
-Crateús: BR226 - Km 03 Venâncios;
-Iguatu: Rua 13 de Maio, 1397 - Prado;
-Itapipoca: Avenida Monsenhor Tabosa, 2989 - Coqueiro;
-Juazeiro do Norte: Avenida padre Cícero, 4455 - Km 4,5 - São José;
-Quixadá: Rua José Enéias Monteiro Lessa, 980 - Planalto Universitário;
-Russas: Avenida Cel. Antônio Cordeiro, s/n – Centro

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Povo

Fortaleza é a quinta cidade com mais habitantes no País

ECONOMIA
"A população brasileira é de atualmente 189,6 milhões de pessoas, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta sexta-feira, 28. O número se refere à população residente nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008, incluindo o novo município de Nazária (PI). Segundo o levantamento, Fortaleza manteve sua posição no quinto lugar, com 2,47 milhões.Ainda segundo o instituto, São Paulo é o município mais populoso, com 10,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,1 milhões) e Salvador (2,9 milhões). Belo Horizonte (2,43 milhões), que estava em quarto lugar em 2000 e caiu para sexto em 2008, foi ultrapassado pelo Distrito Federal, que chegou em 2008 com uma população de 2,5 milhões de habitantes. Borá (SP) continua sendo o município com a menor população do País, estimada em 834 habitantes, 39 pessoas a mais que em 2000. Do "seleto grupo" dos cinco municípios brasileiros com menos de mil habitantes em 2000, somente Borá e Serra da Saudade (com 889 habitantes) continuam nessa posição em 2008."

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Povo,com informações da Agência Estado

TASSO INTEGRA COMISSÃO QUE ACOMPANHARÁ OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

POLÍTICA
"O senador Tasso Jereissati (PSDB) foi indicado para integrar, como suplente, a comissão temporária externa do Senado Federal que acompanhará as obras de transposição do Rio São Francisco, e que será presidida pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB).A vice-presidência ficou com o senador Gim Argello (PTB-DF) e, a relatoria, com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).Na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 9 de setembro, deverá ser apresentada uma metodologia de trabalho a ser discutida e aprovada antes de começarem as visitas aos locais onde as obras já estão encaminhadas. A comissão é composta ainda, na condição de titular, pelo senador José Maranhão (PMDB-PB); e, na condição de suplentes, por Efraim Morais (DEM-PB), Almeida Lima (PMDB-SE) e João Vicente Claudino (PTB-PI).A transposição de parte das águas do Rio São Francisco tem por objetivo beneficiar áreas carentes de recursos hídricos no Nordeste.No caso do Ceará, quando governador, Tasso construiu o açude Castanhão e implementou um projeto de interligação de bacias (Canal da Integração) que vem tendo continuidade na gestão atual."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima,com informações da Agência Senado

GOVERNADOR INICIARÁ DISTRIBUIÇÃO DE 3,5 MILHÕES DE LIVROS PARA BIBLIOTECAS DO CEARÁ

POLÍTICA
"O governador Cid Gomes (PSB) vai deflagrar, a partir de setembro, projeto da Secretaria da Cultura do Estado que distribuirá, ao longo da gestão, 3,5 milhões de livros para 192 bibliotecas do Estado espalhadas nos 184 municípios. A Biblioteca Pública Menezes Pimentel, que fica na avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, será a primeira da fila.Segundo o secretário estadual da Cultura, Auto Filho, receberá 100 mil livros, no que deverá ter seu acervo elevado para perto de 200 ml publicações."

Fonte:Texto reproduzido do Blog Eliomar de Lima

Justiça intensifica fiscalização da propaganda eleitoral em Fortaleza

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"O juiz Emanuel Leite Albuquerque, coordenador de fiscalização da propaganda política eleitoral, em Fortaleza, determinou que seja cumprida a portaria que proíbe a propaganda por meio de pinturas que excedam o tamanho de 4 metros quadrados, em muros ou paredes.Além disso, deve ser exigido o cumprimento da norma que proíbe a utilização de carros de som, com volume acima de 60 decibéis, no período entre às 22h e às 6h da manhã. Na fiscalização de poluição sonora, o Tribunal Regional Eleitoral vai receber a ajuda da Polícia Militar."

Fonte:Texto reproduzido da TV Diário

Candidaturas indeferidas pelo TRE no Ceará

POLÍTICA-ELEIÇÕES 2008
"A juíza Jaílde Nogueira, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, decidiu, nesta quinta-feira (28), manter o indeferimento do registro do candidato à prefeitura de Lavras da Mangabeira, José Aristides Ferreira, do PSDB.A impugnação já havia sido determinada pelo juiz de Lavras da Mangabeira.A gestão de José Aristides Ferreira é apontada como irregular pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com o TCM, José Aristides deixou de repassar recursos ao INSS e, em 2004, deixou um passivo de mais de R$ 2 milhões nos cofres públicos, o que vai de encontro à lei de responsabilidade fiscal."

Fonte:Texto reproduzido da TV Diário

Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado hoje

COTIDIANO
"A Secretaria da Saúde do Estado realiza ações nesta sexta-feira, de 8 às 12h, no Ginásio Aécio de Borba, no Benfica, em Fortaleza. O tema escolhido para a data foi “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos.”A meta é conscientizar para o cumprimento da Lei que proíbe o consumo de cigarro em ambientes fechados e transportes coletivos.O tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. A campanha que inicia hoje quer endurecer restrições ao consumo do fumo. Além de quem consome por opção, o cigarro faz vítimas entre os não-fumantes. Apesar das pesquisas mostrarem que o número de fumantes tem diminuído no Brasil, é crescente a incidência de câncer de pulmão, infarto e acidentes vasculares cerebrais entre pessoas que aspiram a fumaça do cigarro no ar."

Fonte:Texto reproduzido do site do Jornal O Povo

Surfista cearense fica perto dos 10 em Portugal

ESPORTE
"Em um dia com 12 brasileiros eliminados, pelo menos um surfista teve bons motivos para comemorar. O cearense Heitor Alves beirou a perfeição nas ondas de 1m em Ericeira, Portugal, e obteve a melhor nota desta quinta-feira na etapa seis estrelas da divisão de acesso mundial. Ele arrancou um 9,87 e se classificou para a quarta fase, duas antes das oitavas-de-final.Outros oito surfistas brasileiros avançaram: Yuri Sodré, Pedro Henrique, Marco Polo, Bernardo Pigmeu, Wiggolly Dantas, Pablo Paulino, Jadson André e Rodrigo Dornelles, o Pedra.Integrante da elite mundial (WCT), Heitor somou 15,60 pontos (em 20 possíveis), e o australiano Yadin Nicol levou a segunda vaga, com 15,40. O alemão Nicolau Von Rupp e o brasileiro André Silva foram eliminados.- Estou aprendendo em cada aspecto do meu surfe, e isso às vezes é duro. Sinto que evoluí competindo contra os melhores surfistas do mundo – diz Heitor.Além de André Silva, despediram-se Guilherme Herdy, Hizunomê Bettero, Raoni Monteiro, Leo Neves, Simão Romão, Jihad Khodr, Bruno Santos, Adilton Mariano, Milton Morbeck, Gilmar Silva e Fábio Gouveia."

Fonte:Texto reproduzido do site Globo Esporte

Vigilante morre após discussão banal

POLÍCIA
"Um vigilante foi morto durante discussão banal com um adolescente no Parque Santa Rosa, em Fortaleza.A discussão aconteceu na rua Magno, na noite desta quinta-feira (29). O adolescente, de 17 anos, sacou o revólver e matou o vigilante Francisco Amâncio da Silva.A companheira do acusado ficou ferida. Ela foi baleada com um tiro no olho e socorrida ao IJF, no Centro."

Fonte:Texto reproduzido da TV Diário

Violência e assasinatos no interior cearense

POLÍCIA
"As últimas horas foram violentas no interior cearense. Em Canindé, no sertão central, uma criança de 7 anos brincava com uma espingarda quando ela disparou. O tiro atingiu o adolescente Samuel de Souza Silva, de 13 anos, na cabeça.Em Chorozinho, o vigilante, Raimundo Alves Pereira, de 49 anos, foi assassinado a faca. O acusado é Francisco Felix da Silva, que está preso. No município de Granja, Antônio Marcos da Silva, de 37 anos, foi assasinado com golpes de faca. O acusado é Pedro Cláudio Carvalho, de 27 anos. Ele está foragido.Em Sobral, o motorista Glaudionor Bauzerweine, de 31 anos, foi morto com 3 tiros. A polícia não tem pista do acusado. Em Canindé, foi encontrado o corpo de Francisco Texeira Rocha, de 71 anos. E em Cedro, no centro-sul, um pai está sendo acusado de estuprar a filha, de apenas 7 anos. De acordo com a polícia, José Cirley Paz Bezzera teria cometido o crime nesta quinta-feira (29) e fugiu. A própria criança fez a denúncia."

Fonte:Texto reproduzido da TV Diário