sábado, 31 de outubro de 2009

NAS PRÓXIMAS HORAS,VOCÊ É O REPÓRTER DO BLOG

Mais uma oportunidade de testar a interatividade dos internautas.A partir de agora,com responsabilidade e sem palavras de baixo calão,os amigos que acessam o Blog Ceará é Notícia serão os repórteres.Coloquem nos comentários dessa postagem as últimas informações do dia no Ceará.Apenas não esqueçam de dizer a fonte ao final da notícia.Se presenciar algum fato,está valendo comentar também.Mandem ainda flagrantes,broncas,denúncias em fotos,vídeo e texto.

PARTICIPEM!!!

Muito obrigado..

Marcellus Rocha
gerenciador de conteúdo do Blog Ceará é Notícia

NO TWIITER,JORNALISTA RELATA DESORGANIZAÇÃO DA OKTOBERFEST GUARAMIRANGA

A jornalista Gilda Barroso se reporta,no twiiter,sobre o show de desorganização no Oktoberfest Guaramiranga.Segundo ela,além das quedas de energia e panes nos celulares, o espaço não comporta o público.Por volta das 21 horas de hoje, já não haviam ingressos e foi preciso a polícia para conter a multidão que sobrou fora do evento.Gilda classificou o evento de "Fiascofest".

Dia de cemitérios cheios em Fortaleza

"Segunda-feira (02) é feriado de finados. Dia de celebrar as pessoas queridas que já morreram e, neste sábado (31), muitas pessoas anteciparam a visita aos cemitérios de Fortaleza.
A professora Michele dos Santos chegou cedo ao cemitério São João Batista. Ela decidiu antecipar a visita programada para o Dia de Finados. “Porque é muito lotado no dia 2, não tem como a gente vistar direito”, afirmou Michele.
A funcionária pública Laura Tavares também quer evitar a multidão. “Eu vim com minha mãe, viemos visitar nossos avós, e ela não pode pegar muita poeira”, comentou Laura.
Muita gente deve mesmo visitar o cemitério na segunda-feira. Estão sendo esperadas 15 mil pessoas. “A gente quer orar um pouco, rezar pelos parentes da gente e tenho que vir antes, para poder ficar mais à vontade”, disse o vigilante Rosemiro Abreu.
Para garantir transporte público para os visitantes, a empresa de transporte urbano de Fortaleza, Etufor, promete reforçar a frota de 16 linhas de ônibus que circulam pelos cemitérios da cidade. “Nós teremos um reforço de 32 veículos reservas, que estarão à disposição nos sete terminais, e algumas linhas terão acréscimos de veículos”, informou Américo Pimentel, gerente operacional da Etufor.
Os católicos que visitam o cemitério São João Batista também participam de missas que fazem parte do chamado “trido”. “É uma preparação do cristão para o Dia de Finados”, explicou João Carlos Siva, coordenador da equipe de liturgia.
A programação continua até o dia 2."

Fonte:TV Verdes Mares

MANCHETE DO JORNAL O POVO DESTE DOMINGO


Política brasileira.Por que se trai tanto

Festa das Almas celebra finados em Ocara(CE)

"A tradicional Festa das Almas, que acontece anualmente na cidade de Ocara, distante 95km de Fortaleza, reúne os fieis para a celebração em homenagem aos que já passaram por esta vida. Realizada sempre nos dias em que antecedem o Dia de Finados, o evento já se consolidou na cidade e integra moradores de municípios vizinhos, como Aracoiaba, Guaiúba, Cascavel, Ibaretama, entre outros.

O surgimento da Festa das Almas coincide com a fundação da cidade e, por este motivo, é a preservação da identidade dos cidadãos de Ocara. O evento começou no dia 30 de outubro e terminará em 2 de novembro, com show em praça pública.

No entanto, a principal atração acontece na noite do domingo e durante a madrugada de segunda-feira, quando os fieis participam da missa realizada no cemitério e percorrem um pequeno trajeto com velas, no sentido de iluminar o caminho daqueles que já partiram, segundo destacam os organizadores.

Durante todo este período, permanecem em vigília e orações. O cemitério fica totalmente iluminado, em decorrência da quantidade de velas acesas. A novidade, de acordo com a secretária de Cultura, Esportes e Juventude de Ocara, Auricélia Alves, é a participação mais ativa da Igreja Católica, com a realização de confissões.

"Haverá também confissões nos bairros, recitação do terço das almas e a missa. Pela primeira vez, haverá a realização da Romaria das Almas", disse a secretária. Depois da missa, o grupo folclórico de Ocara, Pisada do Sertão, faz a apresentação do reisado "Boi Coração"."

Fonte:Prefeitura de Ocara

Fortaleza engajado para ajudar o ídolo Tricolor Chinesinho

"Comovida com a situação do ex-atleta e eterno ídolo Tricolor, Chinesinho, que está doente, a Diretoria do Fortaleza Esporte Clube vai disponibilizar um percentual da renda líquida dos últimos jogos do Leão, em casa, para o ex-atleta custear as despesas com medicamentos.

O Presidente da Executiva do Fortaleza, Lúcio Bomfim, realizou uma visita ao ex-volante e constatou que ele está precisando de ajuda financeira para comprar os remédios e dar continuidade ao tratamento.

O ex-atleta, que fez um transplante de fígado devido a uma hepatite C, necessita tomar vários remédios diariamente. “Para ajudar o Chinesinho a comprar os medicamentos que ela está usando, vamos destinar um percentual da renda líquida dos jogos do Fortaleza, no Castelão”, disse o presidente Lúcio Bomfim.

Chinesinho fez história com a camisa Tricolor e ficou conhecido pela raça e determinação demonstrada em campo. O presidente falou sobre o ídolo Tricolor, que ficou conhecido por integrar o quadrado de ouro do Pici. “Vi ele aparecer para o futebol na década de 70. Era um jogador exemplar, com muita raça e determinação. Chinesinho sempre esteve junto ao clube, inclusive ajudando nas categorias de base e agora chegou a hora do Fortaleza retribuir tudo o que ele fez”, afirmou Lúcio Bomfim."

Fonte:Site do Fortaleza Esporte Clube

Após encontrar jovem piauiense desaparecida, Polícia localiza também os rapazes em Fortaleza

"Depois de dois dias desaparecida, a estudante de 15 anos, Joyce Carvalho, buscou entrar em contato com sua família em Teresina e se encontra neste momento junto com seus pais em Fortaleza.

De acordo com informações da família, Joyce não teria gostado da viagem com os dois amigos. Arrependida resolveu dar notícias.

Ao que tudo indica, a fuga não passou mesmo de uma aventura planejada por Bruno e Lucas Vinícius. A jovem foi deixada pelos amigos em uma das ruas mais movimentadas da capital cearense, a rua Mosenhor Tabosa.

O Portal AZ conseguiu informações através de pessoas ligadas à família de Lucas, que a Polícia do Ceará já teria encontrado também os outros dois jovens.

Uma pequena tentativa de dar notícias à família, Lucas Vinícius teria ido à um orelhão telefonar para o celular de sua mãe, dando notícias de que estaria tudo bem com ele, sendo muito breve em suas informações. O número do orelhão ficou registrado no celular. A partir daí a família do garoto pediu a ajuda da família de Joyce, que estaria em Fortaleza, para que avisasse a Polícia da notícia.

O orelhão utilizado pelo jovem, foi localizado em frente ao supermercado Hiper. Dirigindo-se até o local ,a Polícia,não encontra mais os rapazes, prosseguindo assim com a fuga.

Neste momento, a estudante segue rumo a Teresina com a família."

Fonte:Portal A a Z

SECRETÁRIO REVELA BASTIDORES DO ENCONTRO DO PT EM BARBALHA

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará,Camilo Santana,do PT,está revelando,via twiiter,os bastidores do encontro do PT,hoje,em Barbalha,no Cariri.Ele afirmou que Luizianne defendeu Dilma presidente e Cid governador, em 2010, e foi muito aplaudida.Camilo disse ainda que o prefeito Manoel Santana acabou de declarar ser do Campo Democratico.

CONFIRA A MANCHETE DESTE DOMINGO DO DIÁRIO DO NORDESTE

Era da tecnologia avança no Ceará

Criança de 2 anos morre atropelada por ônibus no José Walter

"Um atropelamento fatal foi registrado na noite deste sábado (31), no Conjunto José Walter, em Fortaleza. Um ônibus da linha José Walter/Parangaba atropelou um menino de apenas 2 anos, na Av. N, conforme informações do major Carlos Meireles Passos, ao Jangadeiro Online."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

FLASH´S DA OKTOBERFEST GUARAMIRANGA POR FELIPE MUNIZ



RAPIDINHAS DA MÍDIA CEARENSE DO TWITTER

-Rodrigo Araripe,da TVC Digital,agora, na TV Cidade.

- Matéria recomendada sobre encontro do PRB na TV Cidade.O dono da emissora é filiado ao partido.

Primeira etapa do Concurso para Professor será amanhã

"No domingo, dia 1º, às 14 horas, os 25.153 inscritos do Concurso para Professores da Rede Pública Estadual farão as provas objetivas que correspondem à primeira fase do processo, composto de quatro etapas. De caráter eliminatório e classificatório, as provas vão abranger conhecimentos básicos (20 questões) e específicos (40 questões), valendo 60 pontos. O Concurso é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag). Serão ofertadas 4 mil vagas, distribuídas nas diversas disciplinas do Ensino Médio. Antes da prova, às 13h30min, o secretário executivo da Seduc, Idilvan Alencar, acompanhará o início das atividades na Universidade Estadual do Ceará (Uece), Campus Itaperi (av.Paranjana,1.700), local que reunirá o maior número de inscritos, mais de 4 mil pessoas.

Além dos locais de prova na Capital, os candidatos serão atendidos nos 20 municípios sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), em Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá. As informações estão disponíveis no site da organizadora do Concurso, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (http://www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009/) e podem ser acessadas pelo site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br ).

No dia do Concurso, o candidato deverá chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, munido de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original, segundo o especificado no edital.

As disciplinas com os maiores números de inscritos são: Língua Portuguesa (5.873), Matemática (3.625), História (3.448) e Biologia (3.302). Os aprovados no Concurso vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 1.327,66 para 40 horas semanais de trabalho, e de R$ 663,83 para 20 horas semanais. Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior em nível de licenciatura plena.

Na próxima etapa, haverá uma prova prática (aula) na disciplina em que o candidato está concorrendo, enquanto a terceira, compreenderá um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. A quarta fase englobará o exame de títulos. As três primeiras são de caráter eliminatório e classificatório, enquanto a última é somente de caráter classificatório.

A rede pública estadual de ensino atende a 540 mil alunos, em 642 escolas. A matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes que nesse nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física."

Fonte:Assessoria de Imprensa da Seduc-CE

FARO JORNALÍSTICO.FALTA DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL PROVOCA ACIDENTES GRAVES EM FORTALEZA

Está na hora dos nossos companheiros de imprensa fazerem uma matéria,bem ao estilo prestação de serviço,mapeando os cruzamentos de Fortaleza sem sinalização horizontal.A falta de faixas nas pistas tem causado graves acidentes nas ruas da capital cearense.Só que se vê,nos telejornais,são imagens de carros destroçados e capotados.Claro que não podemos esquecer da imprudência de muitos motoristas.

DELEGACIA DO CUMBUCO FINALIZA INQUÉRITO SOBRE MORTE DE MODELO NA LAGOA DO BANANA

A edição desta noite do Jornal da Cidade noticia que a delegacia do Cumbuco está finalizando o inquérito sobre a morte de uma modelo, em um acidente jet-ski,na Lagoa do Banana.Na próxima semana, o inquérito deverá ser remetido para o Ministério Público.

FERIADÃO ESTÁ TRANQUILO NAS ESTRADAS CEARENSES

A TV Verdes Mares informou, no CE-TV 2ª edição,que o feriadão está tranquilo nas estradas cearenses.Até agora, a CPRV e a PRF registraram juntas 25 acidentes sem mortes.

CRIS POGGI SE DESPEDE DA TV CIDADE E DO CEARÁ

A apresentadora Cristina Poggi está se despedindo hoje da bancada do Jornal da Cidade e do Ceará.Ela retorna a sua cidade natal,Rio de Janeiro,onde reassume o seu emprego federal.

Incêndio atinge Floresta Nacional do Araripe, no Crato

"Um incêndio destroi, desde a manhã deste sábado (31), parte da Floresta Nacional do Araripe, no Crato, região do Cariri. O local é bastante isolado. Ainda não se sabe a causa do fogo. A brigada de incêndio do Ibama e o Corpo de Bombeiros tentam controlar os focos de incêndio, trabalho que deve continuar por toda a noite. Não há informações de feridos.

Os incêndios são comuns nessa época mais quente do ano. A temperatura em Juazeiro do Norte chegou a 35º neste sábado, e não há previsão de chuva para esta semana."

Fonte:TV Verdes Mares

BLOG RECOMENDA.A BOA DA NOITE É O SHOW DO ARNALDO ANTUNES

Neste sábado, Arnaldo Antunes lança em Fortaleza seu novo CD, intitulado ‘Iê Iê Iê’.

No álbum, o cantor passeia pela surf music, pelo twist e pela jovem guarda, colocando suas ironias em forma de rimas. Ele brinca com os clichês que envolvem o universo pop para recriar o gênero dos anos 60.

Diferente de seus trabalhos anteriores, o novo disco foge do experimentalismo e soa mais pop. Das 12 faixas que o compõem, 11 são parcerias com outros artistas, como os amigos Tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown. Há composições antigas da época em que o músico integrava os Titãs, quando o grupo ainda tinha "Iê Iê" no nome.

O cantor se apresenta a partir das 21h, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro.

Fonte:Portal Verdes Mares

Groovytown participa de concurso no Domingão do Faustão

"A banda cearense Groovytown poderá ser vista pelo Brasil inteiro, no próximo domingo (1º), no Domingão do Faustão. O clipe da música Samba de Brasileiro foi selecionado, dentre os mais de 80.000 vídeos, para participar do quadro Garagem do Faustão, que é dedicado à revelação de novos talentos musicais.

Votação

Durante o programa, será feita uma votação para escolher a banda vencedora da primeira etapa. O público poderá votar por mensagem de celular, pelo site do programa ou pro ligação telefônica.

Para garantir a participação ao vivo no programa, o grupo cearense deverá vencer três etapas do concurso. A votação acontecerá a partir das 13h50 (horário de Fortaleza), quando será anunciada a qualquer momento durante a transmissão do programa.

Torcida reunida

O programa será transmitido em um telão no bar Buoni Amici's, localizado no centro Dragão do Mar, logo após o show da banda."

Fonte:Portal Verdes Mares

Dia 1º: Luau Literário com Calé Alencar e Maracatu Nação Fortaleza

"O Movimento Proparque comemora seus 14 anos com o Luau Literário, dia 1º de novembro, domingo, às 19 horas, no anfiteatro do Parque Ecológico Rio Branco, entrada pela Av. Pontes Vieira ou pela R. Capitão Gustavo.

Haverá show do cantor Calé Alencar, com participação especial do Maracatu Nação Fortaleza, que fará cortejo pelas alamedas do parque."

Fonte:jornalista Ademir Costa

Superkite Brasil 2009.O Ceará já está em clima de mundial de Kitesurf

As pipas dos melhores kitesurfistas do mundo já estão colorindo a paradisíaca Praia do Cumbuco – a 30 km de Fortaleza. A elite do kite está invadindo o Ceará para disputar o título do Superkite Brasil 2009, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Kitesurf da Kiteboard Pro World Tour (KPWT). Alguns atletas participam do Kite Show, uma competição de aquecimento para a etapa, que segue até domingo (01/11). Porém, é no dia 2 de novembro que o Mundial começa, seguindo até o dia 8 com a promessa de disputas emocionantes.

Na segunda-feira (02/11) acontecem as inscrições e a expectativa é de que mais de 100 kitesurfistas marquem presença nas águas cearenses. As primeiras competições oficiais iniciam na terça-feira (03/11), com o Freestyle, que consiste em executar manobras aéreas, nas águas da Lagoa do Cauípe. As disputas do Wave Masters começam na quarta (04/11), no Pico das Almas. Nessa modalidade, os atletas precisam escolher as melhores ondas para inovar no repertório de manobras.

Na quinta-feira (05/11) ocorrem duas competições simultâneas: enquanto a Wave Masters prossegue no Pico das Almas, o Kiteloop, cuja intenção é executar giros no ar, inicia na Praia do Cumbuco. A sexta-feira (06/11) terá a Course Racing, modalidade na qual os atletas disputam corridas, também tendo como cenário, a praia. No sábado (07/11), a prova de Freestyle terá a definição dos seus finalistas e, no domingo (08/11), serão conhecidos os campeões do Freestyle e do Kiteloop.

Ao todo, a etapa nacional distribuirá 30 mil euros em prêmios para os melhores colocados de cada categoria. O circuito mundial da KPWT já passou por seis países e, depois do Brasil, realiza a última etapa em dezembro, no Marrocos. Realizado pela T´ai Produções e Eventos e Kiteboard Pro World Tour (KPWT), o Superkite 2009 conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Caucaia; Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Turismo e do Esporte; Ministério do Turismo e Banco do Nordeste. A rádio oficial do evento é a Fortal FM e o apoio é da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC).

Os Notáveis:

No masculino, na modalidade Wave Masters, o destaque é para Jan Marcos Rivera Mosquera (República Dominicana), atual líder do ranking mundial de 2009. A disputa promete ser acirrada com o americano Jesse Richman e o espanhol Abel Lago. Entre os brasileiros, o carioca Bernardo Monteiro vem se destacando nesta prova, ocupando a 10ª colocação.

No Course Racing, o espanhol Abel Lago é o atleta que tem sido o mais veloz de 2009. Na tarefa de impedir a vitória do rival, o americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej terão de aproveitar bem os ventos do Cumbuco e correr muito.

Já no Freestyle, o show deve ficar por conta Peter Tyukjevich, da Rússia, líder do ranking da KPWT. Porém é bom lembrar que no ano passado, os cearenses José Evandro e Carlos Alexandre “Goiaba” desbancaram os gringos e fizeram uma final inédita que terminou com vitória de Evandro. Esta foi a primeira vez, em seis anos de evento, que um brasileiro levou o título do Superkite.

O americano Jesse Richman e o polonês Ozog Blazej devem protagonizar as disputas no Kiteloop, modalidades em que ocupam a primeira e segunda colocação do ranking. Entre as mulheres, o nome forte da competição é o da norueguesa Kari Schibevaag, atual líder nas modalidades Freestyle e Course Racing. Outro destaque é a britânica Kirsty Jones, primeira colocada na Wave Masters. Entre as brasileiras, a paraibana Nayara Licarião vem fazendo uma boa temporada e atualmente ocupa a 10ª colocação na Course Racing.



PROGRAMAÇÃO SUPERKITE 2009


02 de novembro (seg)
10h - Treino livre
11h às 16h - Inscrições

03 de novembro (ter) – 1º Dia do Campeonato da KPWT
08h – Reunião com Velejadores – Lagoa do Cauípe
08:30h às 18h – Competição FREESTYLE – Lagoa do Cauípe

04 de novembro (qua) - 2º Dia do Campeonato da KPWT
08h – Reunião com Velejadores – Pico das Almas
08:30h às 18h – Competição WAVE – Pico das Almas

05 de novembro (qui) – 3º Dia do Campeonato da KPWT
08h – Reunião com Velejadores – Pico das Almas
08:30h às 18h – Competição WAVE – Pico das Almas/KITELOOP – Cumbuco/ Hotel Duro Beach

06 de novembro (sex) – 4º Dia do Campeonato da KPWT
09h – Reunião com Velejadores – Hotel Duro Beach
09:30 às 17h – Competição COURSE RACING – Cumbuco – Hotel Duro Beach

07 de novembro (sab) – 5º Dia do Campeonato da KPWT
08 am – Reunião com Velejadores – Hotel Duro Beach
08:30h às 17h – Competição FREESTYLE/Eliminatória– Cumbuco Hotel Duro Beach
17h – Apresentação Cultural

08 de novembro (dom) – Final Freestyle / Kiteloop do Campeonato da KPWT
10 am – Reunião com Velejadores – Hotel Duro Beach
10:30h às 12h – Final FREESTYLE – Cumbuco / Hotel Duro Beach
13h – KITELOOP
15:30h – Pódio e Premiação – Cumbuco – Hotel Duro Beach
15:30h – Apresentação Cultural
18h – Festa de Encerramento

Fonte:Divulga Ação - Assessoria de Imprensa

Bandidos fazem reféns em assalto a farmácia e são presos

"Uma drogaria na Av. Treze de Maio foi assaltada na tarde deste sábado (31) por três bandidos – dois deles entraram no estabelecimento armados e o outro ficou dando cobertura dentro de um veículo (Corsa Siena preto). Na fuga, os dois criminosos se depararam com uma viatura da PM – de policiamento ostensivo – e retornaram para a farmácia, fazendo clientes e funcionários reféns. O outro bandido fugiu.

Ao perceber a ação dos assaltantes, os PMs cercaram a drogaria. Segundo informações do major Carlos Meireles Passos, ao Jangadeiro Online, os bandidos – José Mardônio Araújo de Souza, de 23 anos, e Carlos Eduardo de Souza, de 24 –, usaram clientes como escudo humano mas, quando a polícia entrou na drogaria, eles entregaram as armas e se renderam. Nenhum dos reféns saiu ferido.

Ainda segundo o major, os criminosos – residentes do bairro Álvaro Weyne – portavam uma pistola calibre 380, com 14 cartuchos intactos, e um revólver calibre 38, com 3 cartuchos intactos.

A polícia já está fazendo buscas no Álvaro Weyne, no intuito de prender o outro assaltante que conseguiu fugir."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Vasco só empata com Fortaleza e adia festa do acesso

"O sonho cruzmaltino de retonar à elite do futebol nacional foi adiado na tarde deste sábado por, pelo menos, mais uma rodada. No Estádio Castelão, no Ceará, o Vasco teve interrompida a sua sequência positiva na Série B e ficou em um decepcionante empate por 1 a 1 com o Fortaleza, resultado que frustra os planos da equipe momentaneamente e impede a confirmação imediata de uma das quatro vagas que levam para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro do ano que vem, enquanto mantém o adversário cada vez mais próximo da queda.

Vindo de três vitórias consecutivas, (sobre Vila Nova, ABC e Bahia), o time de São Januário precisava fazer a sua parte em Fortaleza e ainda torcer por tropeços de Figueirense e Portuguesa nesta tarde, fatos que não aconteceram. Além da frustrante igualdade no Castelão, as únicas ameaças golearam seus rivais (4 a 0 sobre o Brasiliense e 3 a 0 no Guarani, respectivamente) e mantêm vivo o sonho do acesso."

Fonte:Portal Terra

Cedro-CE: Mais um agricultor é assassinado no Sul do Ceará

"Um agricultor foi morto a facadas em Cedro, município situado entre as regiões do Cariri e do Sulcearense. O crime de morte ocorreu na noite desta sexta-feira no chamado corredor do Bairro de Fátima. Cícero Cezar Bezerra, de 35 anos, foi assassinado com duas facadas em meio a escuridão que toma conta do corredor naquela cidade.

Segundo a polícia, os golpes de faca foram desfechados pelo indivíduo identificado apenas por "Paulinho" que é ex-presidiário e acusado da prática de assaltos no município de Cedro. De acordo com a companheira da vitima, Antonia Tanúzia de Souza Nazário, o agricultor havia saído para beber e, pouco tempo depois, ela soube da noticia de que o mesmo havia sido esfaqueado.

Cícero Cezar foi socorrido às pressas para o Hospital Regional de Icó e, durante a viagem em uma ambulância, ele, mesmo agonizando bastante, disse à companheira que o autor das facadas teria sido “Paulinho”. Já existia uma rixa antiga entre os dois e o acusado está foragido. No hospital, Cícero já chegou dando os últimos suspiros e, depois, o corpo foi levado para necropsia no IML de Iguatu. A mulher dele vai ser ouvida nas próximas horas pela policia de Cedro."

Fonte:Site Miséria

Acopiara: morre ex-vereador Edival Almeida

"Morreu ontem em Fortaleza o ex-vereador e tio do atual prefeito de Acopiara, Edival Almeida.Segundo relato de amigos, há dias, o ex-vereador tentava se recuperar de um câncer no pulmão.O corpo de Edival está sendo velado em sua residência na rua Pedro Vieira próximo a Câmara Municipal de Acopiara.O sepultamento está previsto para acontecer nesse domingo, às nove horas da manhã."

Fonte:Blog do Lindomar Rodrigues

Adolescente é abandonada em Fortaleza e entra em contato com a família no Piauí

"Joyce Carvalho, adolescente de 15 anos que desapareceu há dois dias em Teresina, entrou em contato com a família. Abandonada ontem (30) à noite pelos amigos Lucas Vinícius, 15 anos, e Bruno, 21 anos, no centro de Fortaleza (CE), ela ligou de um telefone público para a mãe.

A servidora pública Maria Luzia contou a amigos que a filha estava nervosa e muito assustada com a repercussão do caso. Uma amiga de Luzia, que mora em Fortaleza, foi contatada para dar apoio à menina enquanto a família tentava, ainda na sexta-feira, embarcar com destino à capital cearense.

Tudo indica que o sumiço dos jovens não passou de uma arriscada aventura adolescente. Lucas e Bruno continuam incomunicáveis, mas informações repassadas por Joyce deverão revelar o destino dos jovens.

Joyce Carvalho e Lucas Vinícius sumiram na quarta-feira (27), quando saírem de casa para assistir aula de teatro no Colégio Certo, no Centro de Teresina, e não voltaram."

Fonte:Portal A a Z,do Piauí

O TWITTER ME CONTOU

-MarcioDornelles:"Estágio em Jornalismo? Envie seu currículo para jornalismo@cearaagora.com.br"

-Nonato Albuquerque:"Segunda, das 7 às 14, o tráfego pelo contorno rodoviário em direção ao cemitério Metropolitano, será feito só pela Washington Soares"

-Patrícia Calderón:"geente.vc.que tá assistindo o riquezas do ceará,quero sugestões de lugares pra visitar!! mandem para pcalderon@tvcidadefortaleza.com.br"

VEJA: MINISTRO DA SAÚDE JOSÉ TEMPORÃO TENTA DEMITIR PRESIDENTE DA FUNASA

"A situação política do presidente nacional da Funasa, o advogado cearense Danilo Forte, é crítica. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tenta há meses demiti-lo após denunciar corrupção no órgão. Novas acusações ganharam destaque na mídia nacional nas últimas semanas. E no embalo dessas denúncias o ministro Temporão se aproveitou para realizar seu desejo de fazer mudanças na Funasa.

O próprio presidente Danilo Forte comunicou ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer e ao líder do PMDB, deputado Henrique Alves, o seu desejo de pedir demissão. Acabou sendo demovido a desistir dessa idéia e a resistir as pressões de Temporão por seu cargo. Leia mais sobre esse assunto em matéria da revista Veja:

O forte e o fraco

É conhecido o desejo do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de se livrar do presidente da Funasa, Danilo Forte. Há um mês, Temporão quase alcançou seu objetivo. Forte avisou ao presidente da Câmara e do PMDB, Michel Temer, e ao líder do partido na Casa, Henrique Eduardo Alves, que pediria demissão. Foi demovido da ideia. Embora seja cristão-novo no PMDB, Forte é visto como um legítimo representante do partido. Temporão também é do PMDB, mas vive às turras com a cúpula da agremiação, que indicou o titular da Funasa."

Fonte:Portal Ceará Agora,com informações da Revista Veja

DESEMBARGADORES E JUÍZES ATENDERÃO NO FIM DE SEMANA E DIA DE FINADOS

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) informa que durante o final de semana e feriado do Dia de Finados, três desembargadores e juízes que atuam no Fórum Clóvis Beviláqua e nas comarcas do interior, estarão realizando atendimento à população.

O serviço será disponibilizado através dos plantões judiciários, estabelecidos através de portarias do presidente do TJCE, desembargador Ernani Barreira Porto, e do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco José Martins Câmara.

A partir de hoje (31), no edifício-sede do TJCE, das 12h às 18h, os jurisdicionados serão atendidos pelo desembargador Raimundo Eymard Ribeiro de Amoreira. No domingo (01/11), também das 12h às 18h, o atendimento será feito pelo desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes. Na segunda-feira (02/11), Dia de Finados, o atendimento judicial será prestado pelo desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes.

PLANTÃO NO FÓRUM


Nas varas instaladas no Fórum Clóvis Beviláqua, 12 juízes de plantão vão atender aos jurisdicionados, com início às 6h de sábado (31/10) até às às 8h da terça-feira (03/11).

Na área criminal, os plantonistas serão os juízes titulares das 14ª, 15ª, 16ª, 17ª, e 18ª Varas e da 1ª Vara do Júri. Na área cível, os magistrados plantonistas são os titulares da 17ª a 22ª Varas.

No sábado, o juiz da 14ª Criminal, Francisco Ferreira Lima, vai trabalhar no horário das 6h às 18h. A plantonista seguinte, das 18h de sábado até às 6 h de domingo, será a juíza Helena Lúcia Soares, titular da 15ª Vara Criminal.

Serviço:


Os desembargadores plantonistas atenderão na sede do Palácio da Justiça, 1º andar, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora (Cambeba), das 12 horas às 18 horas de sábado (31/01) a segunda-feira (02/11). Fone/Fax: 3216.2607.


No Fórum Clóvis Beviláqua, os plantonistas atenderão das 6h de sábado (31/10) até às 6h da manhã de terça-feira (03/11). Fone: 3488.7137


Fonte:Portal Ceará Agora,com informações da assessoria de imprensa do TJ-CE.

Saiba o que irá funcionar no feriado de Finados

"Na próxima segunda-feira (02), o comércio vai estar fechado no Centro de Fortaleza, nas ruas e nos shoppings, somente salas de cinema e praças de alimentação vão funciormar.

Os supermercados funcionam normalmente. Os bancos ficam fechados como também repartições públicas, exceto as que funcionam em regime de plantão. Escolas e faculdades também fecham. Para postos de combustíveis, o funcionameto é facultativo.

Cagece e Coelce também funcionam em regime de plantão."

Fonte:TV Diário

UM GIRO DE MANCHETES COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTE SÁBADO

Fortaleza e Vasco fazem jogo decisivo no Castelão

Policiais frustram tentativa de sequestro no Pirambu


Mototaxista é executado com oito tiros em Canindé


Ex-esposa é morta a golpes de facão na frente da filha em Piquet Carneiro

Criança morre de meningite em Juazeiro do Norte


Feriado prolongado: rodoviária aumenta 10% da frota de ônibus em Fortaleza

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Início de feriadão tranquilo nas rodovias cearenses

"A Companhia de Policiamento Rodoviário não registrou nenhum acidentes nas rodovias estaduais, desde o início da operação para o feriadão do dia de finados. Já a Polícia Rodoviária Federal contabilzou oito acidentes, sem vitimas fatais, nas BR's.

Em um deles, na BR 222, no município de Frecheirinha, região Norte do Estado, um carro sobrou numa curva e caiu de uma ponte. Dentro, estavam um casal de idosos e duas crianças, que iriam passar o feriadão em Tianguá.

As vítimas foram levadas para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. As crianças chegaram primeiro, em um carro da Prefeitura de Frecherinha. A menor, de dois anos, chegou imobilizada; já o garoto mais velho, de oito anos, entrou andando no hospital. O avô dos dois foi trazido depois numa ambulância. As duas crianças já receberam alta. Sobre as outras duas vítimas, o hospital não deu informações."

Fonte:TV Diário

Justiça nega liberdade de proprietário de loja de informática

"O pedido de liberdade provisória do empresário Régis Guerra de Souza, 29, preso na última quarta-feira, na Aldeota acusado operar uma empresa no ramo de informática com uso de “laranjas”, foi negado na tarde desta sexta-feira. A decisão é do juiz da 1ª Vara de Crimes Contra a Ordem Tributária.

O juiz acatou parecer do promotor Teodoro Silva Santos, coordenador do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público Estadual. Régis também está sendo investigado por operar outras firmas instaladas em shoppings de Fortaleza. Desde 2006, o Núcleo vem investigando as ações do empresário."

Fonte:Portal O Povo Online

Em jogo fraco, Ipatinga e Ceará empatam sem gols

Lutando contra o rebaixamento, o Ipatinga estreou seu novo técnico, Flávio Lopes, contra o embalado Ceará na noite desta sexta-feira, pela 33º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As equipes fizeram uma partida de pésssimo nível técnico e não saíram do empate por 0 a 0.

» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o resultado do jogo

Logo no início do jogo, um lance polêmico. Aos 10min, o árbitro marcou um pênalti duvidoso para o Ipatinga, depois de ver puxão de Michel em Leandro Brasília. Marcelo Ramos bateu fraco no canto esquerdo e o goleiro Marcelo Bonan segurou firme, evitando que o marcador saísse do zero.

Dois minutos depois, o Ipatinga voltou a chegar com perigo. Amílton penetrou na área pela esquerda e bateu cruzado. Bonan espalmou e Leandro Brasília passou pela bola sem alcançá-la.

Depois disso, o jogo foi muito ruim. Ambas as equipes estavam determinadas a marcar forte e não deixar o oponente jogar. Porém, se esqueceram de atacar e o que se viu foi um primeiro tempo muito travado e sem chances de gols.

Na etapa complementar nada mudou. Os times continuavam mostrando um jogo burocrático, como se estivessem acomodados com o empate. Raros eram os lances de perigo e o jogo permaneceu muito congestionado no meio de campo.

Aos 38min, para completar a fraca atuação no Estádio Ipatingão, o lateral esquerdo Radar fez duas faltas seguidas em Boiadeiro e recebeu o cartão vermelho, deixando o Ipatinga com a menos. Porém, nada mudou no andamento da partida e ninguém saiu do zero.

Com o empate, o Ceará continua confortável em seu caminho rumo à Séria A do Brasileiro, com 60 pontos ganhos e ocupando a 3º posição na tabela. Já o Ipatinga fica em situação delicada com 41 pontos, em 14º lugar, ainda assombrando pela possibilidade de rebaixamento.

Ficha técnica:

Ipatinga 0 x 0 Ceará

Ponto Forte do Ipatinga
Amílton, que buscou bastante o jogo e foi o mais lúcido do time

Ponto Forte do Ceará
Marcação no meio de campo, que dificultou a criação das jogadas adversárias

Ponto Fraco do Ipatinga
Mesmo jogando em casa, no 2º tempo time se contentou com empate

Ponto Fraco do Ceará
Muitos erros de passe e poucas oportunidades criadas

Lance polêmico
O pênalti marcado em Leandro Brasília, para o Ipatinga, muito contestado pelo Ceará

Esquema Tático Ipatinga
4-4-2
João Carlos; Alex Silva, Alessandro Lopes, Léo Oliveira e Radar; Max Carrasco, Fernando Miguel, Evandro (Reina) e Leandro Brasília; Marcelo Ramos (Joabe) e Amilton (Thiago Matias). Técnico: Flávio Lopes

Esquema Tático Ceará
4-4-2
Marcelo Bonan; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel (Jorge Henrique, depois Reinaldo), João Marcos, Heleno e Geraldo; Wellington Amorim (Misael) e Mota. Técnico: Paulo César Gusmão

Cartões Amarelos
Ipatinga: Alex Silva, Radar
Ceará: Michel, Heleno

Cartões Vermelhos
Ipatinga: Radar

Árbitro
Edivaldo Elias da Silva (PR)

Local
Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)


Fonte;Portal Terra

Acidente deixa família ferida na BR-222

"O feriado de finados já começa a registrar as primeiras vítimas este ano. Um acidente grave aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (30) na BR-222, KM-280, na altura do município de Frecheirinha, região Norte do Estado.

Uma família saiu de Fortaleza para passar o feriadão em Tianguá, na serra da Ibiapaba, quando, no caminho, o carro sobrou numa curva e caiu dentro do rio que corta a cidade.

Quadro de saúde estável

É estável o quadro de saúde das quatro vítimas. Manoel Joaquim da Silva, de 66 anos, a filha, Germani Silva, de 36 anos, e os netos, Levi Torres, de 8 anos, e Manoel Torres, de 2, passam por exames na Santa Casa de Sobral.

Este foi o primeiro acidente registrado pela Polícia Rodoviária Federal na operação do feriado de finados."

Fonte:TV Diário

Dois homens são presos em ônibus que vinha de Salvador

"Uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens que vinham de Salvador (BA) para Fortaleza em ônibus da empresa Itapemirim.

Na operação, ao realizar revista nos passageiros do coletivo, a polícia encontrou flagrou dois deles. Cerca de 9kg de maconha foi encontrado com um, enquando o outro é um assaltante com mandado de prisão em aberto.

Os dois foram encaminhados para o 30º Distrito Policial, no Conjunto São Cristovão, onde serão autuados em flagrante."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Juazeiro do Norte-CE: Polícia prende Maria Raio X por exercício ilegal da profissão

"A Polícia Civil de Juazeiro do Norte prendeu, na manhã desta sexta-feira, Maria do Carmo que é mais conhecida como Maria Raio X. A mesma é acusada do exercício ilegal da profissão e vai responder em liberdade pelo suposto crime que cometera. Segundo o Delegado Regional de Polícia Civil, Marcos Antonio dos Santos, a denúncia partiu de um representante do Conselho Regional de Medicina (CRM). Ele esteve na delegacia e fez um BO (Boletim de Ocorrência) oficializando a irregularidade.

De acordo com a queixa formulada pelo CRM, Maria Raio X estaria prescrevendo medicamentos para os consulentes que a procuram em sua residência, na Rua Todos os Santos. Tal atitude se constitui um ato privativo dos médicos e, por isso, representa o exercício ilegal da profissão. O delegado soube ainda pelo representante do Conselho Regional de Medicina que um desses medicamentos prescritos poderia provocar um derrame gastrointestinal se fosse ingerido pelo "paciente".

Quando foi até a residência da acusada, a polícia entrou várias pessoas no local sendo atendidas por Maria do Carmo. Segundo Marcos Antonio, ela foi conduzida para a delegacia para o procedimento de exercício ilegal. Após ser ouvida, Maria Raio X foi posta em liberdade para responder ao processo criminal. A mesma esteve na delegacia acompanhada do advogado Miguel Tavares Neto. Em conversa com a reportagem do Site Miséria, ele negou que Maria estivesse prescrevendo medicamentos. "As pessoas vão lá em busca dos seus aconselhamentos espirituais. Juazeiro é uma cidade mística e as pessoas acreditam nela", resumiu o defensor da mulher.

Maria Raio X se tornou famosa após um volumoso livro escrito pelo escritor e jornalista Geraldo Menezes Barbosa. A obra terminou resultando na gravação de um programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão. Com isso, a mulher ganhou notoriedade nacional e um número de pessoas de todo o Brasil passou a procurá-la em busca de curar doenças. Da mesma forma, equipes de reportagens de todo o Brasil estiveram em Juazeiro para entrevistar Maria."

Fonte:Site Miséria

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO ATUALIZA INFORME SEMANAL DA DENGUE 2009

Dengue Hemorrágica
Notificados: foram notificados 85 casos, destes 45 casos na
capital e 40 casos no interior.
Confirmados: 20 casos de FHD (5 óbitos), 7 casos na capital
(4 óbitos) e 13 casos no interior (1 óbito).
Descartados: foram descartados 63 casos, 25 no interior e
38 na capital.
Investigação: 1 óbito no município de Maranguape e 1 caso
em Morada Nova.

Fonte:Secretaria de Saúde do Estado

Willamy Chiquerim vence mundial de Shooto

"O lutador cearense de MMA, Willamy Chiquerim, tornou-se campeão mundial do Shooto após derrotar nesta sexta-feira (30), às 06h (horário de Brasília), o japonês Kenishiro Togashi na categoria até 70 kg. Chiquerim ganhou por KO no primeiro round. Com isso, o lutador tráz para o Ceará o cinturão mundial do Shooto.

A próxima parada de Chiquerim será o evento WEC, nos Estado Unidos."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

RAPIDINHA MIDIÁTICA

-Em Véspera de mais um Feriadão,muita gente está reclamando da qualidade das ligações dos celulares da OI.

NOTÍCIAS DE MARACANAÚ

CONFERÊNCIA DEBATE POLÍTICA DE
DESENVOLVIMENTO DE MARACANAÚ
A população terá oportunidade de discutir a política de desenvolvimento urbano de Maracanaú, durante a 4ª Conferência da Cidade, para o dia 20 de novembro, no Centro de Treinamento do Sesi - Pajuçara. O lema deste ano aborda a “Cidade para todos com gestão democrática, participativa e controle social”. Na oportunidade, acontecerá a eleição dos delegados que vão participar da Conferência Estadual das Cidades, durante os dias 17, 18 e 19 de março, em Fortaleza. Maracanaú será representado por 8 delegados, três do poder público e cinco da sociedade civil. Os interessados em disputar uma das vagas podem se inscrever até o próximo dia 13, na Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano – Centro Administrativo, no bairro Jereissati.


CASA DO EMPREENDEDOR DIVULGA
ATIVIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO
A Casa do Empreendedor, da Prefeitura de Maracanaú, está divulgando a programação de palestras e consultorias para o mês de novembro. As inscrições são gratuitas e os interessados precisam apresentar RG, CPF e preencher uma ficha cadastral. As palestras são ministradas pelos consultores e palestrantes do Sebrae, sempre às terças-feiras, das 15 às 17 horas. As consultorias acontecem, às quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Voltadas para a melhoria dos negócios, os temas são diversificados, enfocando assuntos como: Estratégias Mercadológicas, Gestão de Estoque e Liderança. A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, na Av. I, nº 17, dentro do Feira Center – Jereissati.


CIDADE SE PREPARA
PARA DIA DE FINADOS
A Prefeitura de Maracanaú está realizando serviços de manutenção nos cemitérios públicos em preparação ao Dia de Finados, que transcorre no próximo dia 2. A Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano do Município, por meio da coordenadoria de Limpeza Pública, promoveu trabalhos de limpeza, como roço, pintura, capinagem e remoção de entulho, além de melhorar as vias que dão acesso aos três cemitérios do Município. Eles estão localizados em Pajuçara, Piratininga e Colônia Antônio Justa. Na gestão Roberto Pessoa, os cemitérios passaram por constantes reformas. O São José teve sua área ampliada para 14 mil m² e recebeu um novo muro, capela e setor de administração. No Cemitério de Pajuçara, foram instaladas novas luminárias enquanto que o de Antônio Justa passou por limpeza e pintura. FERIADO- Em virtude do feriado de finados, não haverá expediente, na próxima segunda-feira, na administração municipal. Porém, fica assegurado,em regime de plantão, o funcionamento dos serviços públicos essenciais à população, como a emergência do Hospital João Elísio de Holanda e o SOS Maracanaú.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maracanaú

Bons Ventos:Esclarecimento sobre matéria em que Ministério Público pede paralisação de aerogeradores de Usinas Eólicas

Nota de esclarecimento



A Bons Ventos vem a público esclarecer que possui todos os licenciamentos exigidos para as obras de construção dos parques eólicos Bons Ventos, Canoa Quebrada e Enacel, no município de Aracati, concedidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente Ceará (SEMACE), órgão ambiental competente, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).



No último dia 23, a Justiça Federal divulgou decisão preliminar, a qual atesta a legalidade do licenciamento realizado pela Semace através do Relatório Ambiental Simplificado (RAS). A decisão também afirma que não é necessária a apresentação do EIA-RIMA (Estudo Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental). O juiz suspendeu temporariamente a construção de três aerogeradores até que o IPHAN seja ouvido para complementar as informações prestadas pela empresa.



Em nenhum momento, a decisão da Justiça Federal aponta que a Bons Ventos estaria causando “graves danos causados ao meio ambiente e ao patrimônio cultural”. Os parques são empreendimentos de baixo impacto ambiental, que ocupam apenas 3% da área onde estão instalados. A eólica é considera a fonte de energia mais limpa, pois não usa combustível fóssil – vilão do efeito estufa, não recobre mata ciliar e terras férteis. Além disso, a geração de energia é uma atividade de utilidade pública e interesse social.



A Bons Ventos esclarece, ainda, que está comprometida com a preservação da memória cearense. A empresa procurou, de forma pró-ativa, investir na contração de arqueólogos que, sob supervisão do IPHAN, realizaram o trabalho de diagnóstico, prospecção e regaste de sítios arqueológicos da região, com o respectivo monitoramento da execução das obras, prevenindo danos ao patrimônio arqueológico. As pesquisas possibilitaram a escavação de 65 sítios arqueológicos e descoberta de mais de 40.000 artefatos, os quais se encontram hoje no Laboratório Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para análise. As amostras também serão analisadas pelo laboratório Beta Analytic (EUA).



Fonte:Manuella Nobre - VSM Comunicação

Viciado em drogas é assassinado no Jardim União, em Fortaleza

"O crime aconteceu no bairro Jardim União, em Fortaleza, na noite de ontem (29). Carlos Alberto Alexandre, 26, foi morto com cinco tiros de revólver. A irmã da vítima contou para os policiais que ele era viciado em drogas, mas não tinha passagem pela Polícia. Com relação aos autores do homicídio, ninguém soube informar nada."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Servidora recebe ameaça e posto de saúde fecha no Conjunto Palmeiras

"O posto de saúde Evandro Ayres de Moura, no Conjunto Palmeiras, está de portas fechadas desde ontem (29). Uma ameaça de morte recebida pela coordenadora da unidade de saúde, Gisela Maria Matos Serejo, é a causa do problema. Outros dez profissionais, entre enfermeiros, médicos e atendentes, também estão com medo e decidiram fechar as portas. Mas nesta sexta, a direção do posto já anunciou que o atendimento volta após o feriado - na próxima terça-feira (3).

Apesar do retorno estar garantido, o pedido de policiamento extra não vai ser atendido e apenas guardas patrimoniais vão fazer a segurança no posto. Nenhum servidor vai ser remanejado.

Os próprios moradores da área confirmaram, à TV Jangadeiro, que a violência no bairro é uma realidade e que se sentem prejudicados com o fechamento do posto."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

RAPIDINHAS MIDIÁTICAS

-O trãnsito se complicou na manhã de hoje,no bairro Montese,em Fortaleza.Os motoristas ainda estão se adaptando às mudanças no sentido das ruas nas imediações da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

-Tem cearenses em tratamento psiquiátrico por causa das palavras apocalípticas de um vidente midiático.

Policial à paisana reage e mata assaltante

"Na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Damas, em Fortaleza, uma tentativa de assalto terminou em morte. Daniel Sousa da Mota, 29, abordou um homem a fim de realizar um assalto. A vítima estava em uma parada de ônibus e aguardava o transporte para ir trabalhar. A pessoa abordada era um policial, que estava à paisana. O PM reagiu e efetuou um disparo contra Daniel, matando-o com um tiro na costela direita.

O policial foi ao 34º Distrito Policial prestar esclarecimentos e já foi liberado. Sua identidade não foi revelada."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Bandidos executam usuário de drogas no Serviluz

"Fábio Gomes do Nascimento, 22, seria pai em alguns meses, mas bandidos impediram-no de conhecer o filho que está por vir. Durante a noite desta quinta-feira (29), a vítima foi perseguida e morta por homens numa motocicleta, no bairro Serviluz, em Fortaleza.

A vítima, que também estava em uma moto, levou um tiro nas costas e, ao cair do veículo, os criminosos retiraram o seu capacete e concluíram o homicídio efetuando vários disparos na cabeça do rapaz.

A esposa de Fábio estava grávida, e, de acordo com informações colhidas, ele era usuário de drogas."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Nota do Blog:Pense num texto dramático e sensacionalista...

PLANTÃO POLICIAL NO INTERIOR E NAS ESTRADAS

Nas últimas horas,o Comando de Policiamento do Interior registrou 20 prisões,quatro armas apreendidas e um achado de cadáver.A polícia encontrou um corpo do sexo masculino,sem marcas de violência aparente,no Crato,no Cariri.

Estradas

Nas últimas 24 horas,a Polícia Rodoviária Federal contabilizou sete acidentes e um ferido.Nas estradas estaduais,foram anotados seis acidentes com quatro feridos e um morto.

Fortaleza terá tarifa menor fora da hora de pico

"A falta de um sistema de transporte público de qualidade, com conforto, segurança e pontualidade, contribui para o caos diário enfrentado por condutores, usuários de ônibus e vans e pedestres. Mudar isso e dotar a cidade de um sistema viário funcional é um dos grandes desafios de Fortaleza. Uma das primeiras medidas a ser adotada pela Prefeitura é reduzir o preço da passagem de ônibus fora dos horários de pico.

A informação foi anunciada, na tarde de ontem, pelo presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A. (Etufor), Ademar Gondim. A tarifa inteira atual é de R$ 1,80. Como incentivo, pode chegar a R$ 1,20, a exemplo da tarifa social, aos domingos.

A ideia, ainda sem data para entrar em vigor, é avaliada pela Prefeitura como uma das alternativas para acabar com filas quilométricas, empurra-empurra nos terminais rodoviários e muita reclamação dos passageiros. Gondim exemplifica com a sua faxineira. "Ela trabalha das 10 às 20 horas e só pega o ônibus depois do horário de sufoco. Assim como ela, muitos podem fazer isso sem problema".

A diminuição da tarifa é vista com bons olhos pelos empresários do sistema. O representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, adiantou que essa é uma das alternativas mais bem-vindas por todos do setor. "Temos um serviço carente nos horários de pico e abundante fora dele. É preciso incentivar a população a preferir andar de ônibus nessas horas e, com isso, equilibrar o sistema", salientou.

A redução da tarifa também é festejada pelos proprietários do transporte complementar. O presidente da Cooperativa de Transporte Complementar, Marcos Vinícius Albuquerque, afirma que quanto mais rápido a medida entrar em vigor, melhor para todos".

"Nem acreditei quando ele (Gondim) falou com a gente. Acho a ideia excelente", diz.

O deputado federal Chico Lopes, autor de requerimento que originou seminário sobre o transporte coletivo urbano, realizado na Assembleia Legislativa, declarou-se a favor da redução. No entanto, externou outras preocupações relativas ao assunto, como a acessibilidade e investimentos no transporte não só em Fortaleza, mas em toda a Região Metropolitana.

"Vem aí a Copa do Mundo e independente dela, nossos problemas de mobilidade urbana precisam ser resolvidos para além dela". Segundo ele, além do transporte, as vias urbanas são grandes desafios"."

Fonte:Diário do Nordeste

TRT entrega comenda a 39 personalidades

"O Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 7ª Região, homenageia hoje um conjunto de personalidades cearenses com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho. Dentre elas, a presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, o deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, o vereador Salmito Filho (PT), que preside a Câmara de Fortaleza, e o ministro José Pimentel, da Previdência Social.

No total, 39 pessoas e instituições receberão medalhas do TRT, em solenidade que acontece a partir de 17 horas, no jardim da sede do órgão, localizado na avenida Santos Dumont, 3384. Os homenageados foram indicados pelos desembargadores que compõem atualmente o Tribunal, considerando-se os serviços prestados por cada um deles à justiça trabalhista brasileira.

A lista ainda inclui personalidades como o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), o desembargador Francisco Sales Neto, do Tribunal de Justiça, e o padre Joaquim Colaço Dourado. Cada desembargador, que é membro nato da Ordem Alencarina no Grau Grã-Cruz, pode indicar até cinco pessoas ou instituições.

A indicação da presidente do O POVO, que receberá a homenagem no grau de comendadora, partiu do desembargador Antonio Carlos Chaves Antero. A entrega das medalhas da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, homenagem instituída em 19 de maio de 1993, por meio da Resolução Administrativa 230/93, é feita de dois em dois anos."

Fonte:Jornal O Povo

Jornalista Ivna Girão, do jornal O Estado, recebe Prêmio

"A jornalista Ivna Girão recebeu, ontem, uma placa de menção honrosa, um certificado e o símbolo do 5o Prêmio AnotE de Jornalismo que teve como tema: “Qual Justiça gera a Paz?”. A repórter do jornal O Estado ficou em segundo lugar com a matéria publicada em junho deste ano, “Já existe toque de recolher nas periferias”. O evento, que aconteceu no auditório da FIEC, além de ter homenagens aos jornalistas que ficaram nos três primeiros lugares, ainda teve uma mesa que fez discussão sobre o tema.
Ivna Girão destacou que gosta de temas dizem respeito à infância e ainda que se empolga em fazer pautas desafiadoras. “A gente tem que ir as ruas, conversar com pessoas e olhar olho no olho”, frisou. Ela comentou que fica motivada também em matérias envolvendo os direitos humanos e para desenvolver essa pauta não teve dificuldades. “Quando sugeri a pauta do Toque de Recolher, recebi pleno apoio da minha editora, Elizabeth Rebouças. Essa foi uma matéria de muita cumplicidade entre eu e os entrevistados, meninos moradores da periferia que diariamente sofrem com a repressão policial e a criminalização da pobreza. Foi um grande desafio e do qual me orgulho”, destacou.

A jornalista não escondeu a felicidade ao receber a placa e declarou: “Esse prêmio é importante para mim e acho que também para os meus colegas do jornal. Com o resultado, nos sentimos mais estimulados a participar de outras premiações e de continuar a fazer jornalismo de qualidade e de transformação social. Eu me sinto feliz por ter sido o meu primeiro prêmio e por estar ainda em início de carreira”, contou. Ivna Girão ainda acrescentou que “nós, do Jornal O Estado, vamos tentar priorizar a participação em outras premiações”."

Fonte:Jornal O Estado

Novo editor geral de O Estado

"Assumiu ontem a editoria-chefe de O Estado o jornalista Carlos Alberto Alencar para ocupar o lugar da jornalista Elizabeth Rebouças, que deixou o periódico na semana passada. Alencar conversou com a presidente Wanda Palhano e com o superintendente do jornal, Ricardo Palhano, e foi contratado no começo da tarde.

Empolgado e muito sorridente, Alencar chegou à redação do jornal e cumprimentou os colegas de trabalho. Depois de ter passado pelo periódico há 36 anos, ainda como estagiário, Alencar acredita estar cumprindo um ciclo. “Eu não acredito muito em destino e nem sei se isso existe, mas eu comecei no Estado e já estou nessa brincadeira há 36 anos. O que eu espero é que a mesma oportunidade que eu tive de aprender, eu consiga agora retribuir de alguma forma”, ressaltou.

Com a grande quantidade de informação que chega às redações, o jornalista precisa ter, segundo o editor-chefe, uma agilidade para definir o que é de interesse de seu público-alvo. Outra característica do profissional competente na área é o poder de síntese. “Você tem que ser muito objetivo. As pessoas não se dispõem a ler um longo texto. Na síntese bem feita, você consegue abordar todos os assuntos”, ensinou. Além disso, o jornalista precisa “ler, ler e ler de novo. Quando tiver lido, aprende a escrever”.

EXPERIÊNCIAS
Ao longo de seus 36 anos de profissão, Carlos Alberto passou por vários veículos de comunicação. Depois de deixar o Jornal O Estado em 1975, o profissional foi atuar no Jornal O Povo como estagiário. Depois de graduado, foi para Brasília onde passou pelos periódicos “O Estado de São Paulo”, “Correio Brasiliense” e “Última Hora”. De volta ao Ceará em 1985, foi chefe de redação da TV Verdes Mares, trabalhando ao lado de jornalistas como Marcos Nunes e Edmundo Maia. No Diário do Nordeste, foi editor de nacional e internacional e reencontrou o colega de Universidade, Francisco Bilas. Na TV Manchete atuou junto a Guto Benevides e Egídio Serpa e passou ainda pela TV Educativa. Na Rádio Dragão do Mar e na Rádio Globo Fortaleza trabalhou com o jornalista Chico Rocha em programas de variedades. No ramo de assessoria de imprensa, Alencar passou pelo Ibama, CEF (Caixa Econômica Federal) e foi assessor do Governo do Estado no primeiro mandato de Tasso Jereissati."

Fonte:Jornal O Estado

Movimentação da Santa Casa de Sobral nesta sexta-feira

"Três pessoas deram entrada na Santa Casa de Sobral, nas últimas horas. Uma pessoa se envolveu numa colisão de moto com moto.Uma segunda se envolveu em acidente de motocicleta, além de um homem que veio da cidade de Irauçuba, vítima de arma branca."

Fonte:Blog do Wilson Gomes

NAS PRÓXIMAS HORAS,VOCÊ É O REPÓRTER DO BLOG

Mais uma oportunidade de testar a interatividade dos internautas.A partir de agora,com responsabilidade e sem palavras de baixo calão,os amigos que acessam o Blog Ceará é Notícia serão os repórteres.Coloquem nos comentários dessa postagem as últimas informações do dia no Ceará.Apenas não esqueçam de dizer a fonte ao final da notícia.Se presenciar algum fato,está valendo comentar também.Mandem ainda flagrantes,broncas,denúncias em fotos,vídeo e texto.

PARTICIPEM!!!

Muito obrigado..

Marcellus Rocha
gerenciador de conteúdo do Blog Ceará é Notícia

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA QUE COMEÇA

A partir de agora,o Blog Ceará é Notícia vira a página de ontem e coloca uma em branco para preencher com notícias deste dia que nasce.Quer ajudar a preenchê-la.Mande sua colaboração para cellusrocha@gmail.com.Ou escreva nos comentários abaixo das postagens.

APRESENTADOR DO ESPORTE CIDADE LANÇA LIVRO

"O jornalista e apresentador do Esporte Cidade, Patriolino R. Neto vai lançar no mês de Novembro o primeiro livro de sua carreira. Amante da literatura desde muito cedo, Patriolino discorre em sua obra “A Máquina” sobre as verdadeiras dores do ser humano."

Fonte:Blog da TV Cidade

CÂMARA DE SOBRAL ADIA SESSÃO EM HOMENAGEM AO HUMORISTA TOM CAVALCANTE

"A sessão especial que a Câmara de Sobral promoveria nesta sexta-feira, 30, para entrega do Título de Cidadania Sobralense ao humorista Tom Cavalcante, e a entrega da Comenda Cidadão Exemplar Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, ao Sr. Hugo Lopes Cavalcante, foi cancelada.O presidente da Casa, Hermenegildo Sousa Neto,informou na tarde desta quinta (29), no programa Canal Aberto (Rádio Tupinambá), que o homenageado Hugo Cavalcante, pai de Tom, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira, 29, em um hospital de Fortaleza com problemas cardíacos. Ainda segundo Hermenegildo, "seu" Hugo deverá ser submetído ainda no dia de hoje a uma procedimento cirurgico para implantação de um marca-passo. Uma nova data será agendada para breve."

Fonte:Blog do Wilson Gomes,com informações do Blog Sobral de Prima

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AS QUENTES DO EVANDRO NOGUEIRA

Dilma esclarece - A ministra Dilma Rousseff afirmou que a situação sobre a escassez de asfalto em Fortaleza está sendo resolvida. "Há empenho da Petrobrás com o apoio do Denit, a fim de que o problema seja solucionado", frisou a ministra.

Cavalgada em Itarema - Domingo acontece no município cearense de Itarema, a I Cavalgada reunindo montarias de várias cidades adjacentes. "O evento é inédito na região", diz o coordenador e criador Rogério Rios. A largada será na beira-mar e chegada na parte do sertão do município.

Testes HIV - Fortaleza será uma das cinco capitais do país a integrar a campanha que pretende difundir a importância do exame de HIV e sífilis entre gestantes. A campanha tem parceria entre o Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Rapidinhas

Campeão de transplantes - O Hospital universitário Walter Cantídio da UFC, realizou neste ano 67 transplantes de fígado.

Armas na berlinda - Até agora 3 milhões de armas já foram legalizadas no país. A campanha será encerrada no próximo dia 31 de dezembro.

Soropositivos - O Ministério da Saúde estima em 630 mil o número de infectados com o vírus HIV no país.

Afunda - "O barco com fogos afundou. A arquibancada do carnaval arriou e a estrutura do Hospital da Mulher também afundou", vereador Ciro Albuquerque em aparte na Câmara Municipal de Fortaleza.

Fonte:Coluna Censura Livre,do Portal Ceará Agora

O TWITTER ME CONTOU

-Pedro Alves:"O gov @cidfgomes dará palestra sobre sua experiência de uso do Twitter. Vai ser no III Fórum de Comunicação do Governo Federal."

-Marco da Escóssia:"Amanhã é dia de matar saudades! @alineomartins volta à civilização!!!"

-Fabiane Kaczan:"HORA DO ADEUS RT:@horizontefc corpo de TonTon se encontra em Fortaleza para ser velado. Jr. Cearense, Romarinho, Kiko e Jr. Moura passam bem."

-Lauriberto Braga:"Mairton Felix, Valdeck Vasconcelos, Walter Cavalcante e Salmito Filho. Presença dos 19 vereadores na festa do Turismo, hoje no Athenné."

-Daniel Fonseca:"Ivna Girão dedica o Prêmio AnotE de Jornalismo (2º lugar) à jornalista BETH REBOUÇAS, que "foi injustamente demitida"."

-Chris Sales:"O credenciamento pra o Fórum de Govs do NE pose ser feito até quarta (4) 17 horas pelo credenciamento@casacivil.ce.gov.br"

-Gilda Barroso:"Amanhã, tem Ítalo e Renno no Cambeba... Festa dos servidores....Momento de integração regado a forró.... Eu vou!!!"

-Cíntia Rodrigues:"Amanhã, será meu último dia de trabalho na querida TV Diário. Será que vou conseguir dormir hoje?"

-Lauriberto Braga:"Luciano Luque deve assumir amanhã editoria geral do O Estado do Ceará, no lugar de Beth Rebouças."

-Nonato Albuquerque:"Recebo telefonema de César Augusto. Muitos anos dedicado à tevê cearense. Aposentado, teve um AVC. Precisa de emprego pra esposa.Quem ajuda?"

Caucaia elimina Sport e já está entre as oito melhores da Copa do Brasil feminina

"Com uma boa atuação, o Caucaia Esporte Clube empatou em 2 a 2 com o Sport Recife na tarde desta quinta-feira, no estádio da Ilha do Retiro, e conseguiu a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

Depois de vencer o Sport em casa por 2 a 0, o Caucaia entrou em campo em Recife com uma boa vantagem. E logo aos 5 minutos, Rayssa abriu o placar para as cearenses, aumentando ainda mais as chances de classificação.

As pernambucanas não desistiram e antes do intervalo empataram cobrando pênalti. No segundo tempo, o jogo ficou mais difícil e o Sport conseguiu a virada no placar.

Simone, de pênalti, empatou novamente a partida e deu números finais ao jogo confirmando a vaga nas quartas-de-final. No final do jogo, os torcedores do Sport que estavam presentes ao estádio aplaudiram o time de Caucaia pela boa atuação."

Fonte:Portal Verdes Mares,com informações da Federação Cearense de Futebol

Refis – Fiec adota cautela e espera por regulamentação

"O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, adotou postura de cautela, ao comentar, nesta quinta-feira para o Blog, a aprovação do Programa de Renegociação das Dívidas Fiscais e Tributárias (Refis), do Governo do Estado, incluindo artigo que permite a inclusão de empresa na lista dos devedores do Serasa.

“Vamos aguardar a regulamentação dessa matéria. Na segunda-feira, a gnt vai se reunir para avaliar melhor”, disse Macedo. Ele, no entanto, considerou o programa, com esse item, passível de questionamento jurídico, mas reiterou que as entidades empresariais deverão avaliar com profundidade o caso.

A Fiec foi uma das entidades que assinou nota de repúdio ao Programa do Refis com item relacionado ao Serasa, conforme divulgamos em post do Blog."

Fonte:Blog do Eliomar de Lima

RAPIDINHAS MIDIÁTICAS

-Um trânsito daqueles congestinou hoje a Avenida Antônio Sales no começo da noite.

-O litro de gasolina,em alguns postos de Fortaleza,caiu mais.Chega a custar,agora,R$2,37.

MUNICÍPIO DE ARACATI DEVE PAGAR R$ 6 MIL DE INDENIZAÇÃO PARA APOSENTADO

"A Justiça cearense condenou o município de Aracati a pagar R$ 6 mil de indenização por danos morais ao aposentado M.F.L., que teve seu quiosque comercial retirado, arbitrariamente, de uma praça pública, afirma a assessoria de imprensa do TJ-CE.

O relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto, afirmou, em seu voto, que ficaram demonstrados os prejuízos sofridos com a retirada abrupta do quiosque. “Dúvida não restou de que o autor sofreu danos em razão da atitude abusiva do ente público, a qual lhe causou intenso abalo psíquico, aborrecimentos, humilhações e constrangimentos frente a seus amigos e vizinhos”.

Conforme os autos, em março de 2000, o prefeito à época, José Hamilton Saraiva Barbosa, determinou a reforma da praça Marechal Deodoro, onde se encontrava o quiosque de propriedade de M.F.L. O gestor solicitou o fechamento provisório do quiosque para que as obras fossem realizadas. O aposentado atendeu à solicitação e aproveitou também para reformar seu ponto comercial (era de palha e passou a ser de tijolos), gastando R$ 1.700,00 pelas novas instalações.

A reforma da praça (atualmente chamada de D. Luiz) foi concluída. Entretanto, em julho daquele ano, por questões políticas, o secretário de Obras do Município, André Cardoso, mandou um chaveiro fazer uma cópia da chave do quiosque. Em seguida, determinou a retirada daquele ponto comercial da mencionada praça, sem a devida autorização ou qualquer comunicação a M.F.L.


A decisão foi da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)."

Fonte:Portal Ceará Agora

CID CONDENA PROVAS FORJADAS CONTRA FILHO DE UM “AGENTE DO GOVERNO”

"O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou, em entrevista à TV Cidade nesta quinta-feira (29), que o filho de um agente do governo teria sido vítima de uma situação armada, na qual estaria envolvido com o tráfico de drogas.

Há alguns dias o Jornal Diário do Nordeste publicou uma matéria revelando que o filho de um secretário do estado estaria envolvido com o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Fortaleza. Em seguida, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, declarou que a acusação seria contra o filho do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho. O assunto repercutiu na Assembléia Legislativa através do deputado Adahil Barreto. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, foi convocado para dar esclarecimentos na casa, e negou qualquer envolvimento do filho de um secretário do governo. As denúncias aumentaram a crise da segurança no Ceará, logo após a polêmica exoneração de delegados da Polícia Civil.

Cid afirmou que as drogas teriam sido colocadas dentro do veículo para incriminar o filho de um agente do estado. “Pega esse garoto e forja ali, com ele, coloca no carro dele uma droga e aí o expõe. Prende e expõe na televisão, dizendo que ele tava com droga no carro, tendo sido armado isso. Aconteceu o que estou lhe falando, muito próximo, recentemente com agentes do Governo”, disse Cid, quando o assunto da entrevista era a exposição de presos na mídia. E continuou: “Pessoas do governo que a gente sabe que estão comprometidas com o processo de mudança foram vítimas de denúncias, inclusive veiculadas em jornal de forma anônima, dizendo que um filho dele estaria envolvido com droga”.

O governador acusou profissionais que foram afastados do cargo de serem responsáveis. “Tudo montado, tudo montado, porque era uma pessoa que era beneficiária de uma estrutura e que foi afastada do lugar por conta disso”, finalizou."

Fonte:Portal Ceará Agora

Major morre quando tomava banho em lagoa

"Morreu por volta das 16 horas desta quinta feira (29) o major Valdetário de Oliveira Ferreira, de 50 anos, quando tomava banho na Lagoa do Jaçanaú, no município de Maracanaú.

O coronel Antônio Oliveira Ferreira, irmão da vítima, contou que Valdetário aproveitou a tarde de folga para algumas horas de lazer com alguns familiares, foi visto entrando na água, e não retornou mais. Disse que perceberam que ele havia passado mal, e afundou. Seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para identificar as causas de sua morte.

O major Valdetário deixou dois filhos e era lotado na Terceira Companhia de Guarda da Assembleia Legislativa."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Coelce dá plantão durante feriado

"A Coelce montou um plano de atendimento para o período do feriado de Finados, envolvendo o setor de atendimento ao cliente. Durante o final de semana e o feriado (2 de novembro), a Central de Relacionamento estará atendendo normalmente (24 horas), oferecendo todos os serviços.

Serviço
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.2850196 (ligações feitas de telefone fixo ou celular)."


Fonte:Gerência de Comunicação – Coelce

Policiais e bombeiros lutam por piso salarial unificado

"Policiais militares e bombeiros militares participam, no dia sete de novembro da marcha em favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que será na Avenida da Universidade com 13 de Maio. No Ceará, o evento é promovido pela Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece).

Piso nacionalmente unificado

A ideia é que o piso dos policiais e bombeiros militares seja nacionalmente unificado, como o que ocorreu com os salários dos professores. Segundo o presidente da Aspramece, Pedro Queiroz, um soldado no Ceará ganha R$ 1380 e a mesmesma categoria em Brasília é remunerada mensalmente com R$ 4200. Ele ainda acredita que a igualdade dos salários trará uma elevação da auto-estima do profissional de segurança pública, além da melhoria da qualidade no trabalho.

Ainda de acordo com Pedro, o secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro tem se mostrado à favor da PEC 300. A votação está prevista para o final deste ano."

Fonte:TV Diário

PRF inicia Operação Finados nesta sexta

"Entre zero hora desta sexta-feira (30) e meia-noite da próxima segunda (2), todo o efetivo de 400 agentes da PRF se revezará na fiscalização dos quase 1.800 quilômetros de rodovias federais, buscando manter a segurança para o feriado do Dia de Finados. Os policiais terão disponíveis 80 viaturas, 6 motocicletas, 1 radar e 37 bafômetros.

O feriado de Finados nas BRs tem uma característica diferente diante dos outros, que é a visita ao cemitério localizado no 4º Anel Viário (BR-020) em Fortaleza. Para tanto, o trecho de aproximadamente 04 km que vai da CE-040 à BR-116, será transformado em mão única das 07h às 14h. A PRF orienta que as visitas sejam feitas neste horário devido a facilidade do tráfego proporcionada pelos policiais, evitando assim que os motoristas enfrentem um trânsito lento após este período.

Lei Seca – Os 37 equipamentos de bafômetro disponíveis na PRF serão largamente utilizados neste feriado. Especificamente no período matutino do sábado (31), haverá blitz em todos os postos de fiscalização do Ceará com duração de pelo menos 04h, mas durante os quatro dias de Operação os equipamentos serão utilizados imediatamente em qualquer suspeita de estado de embriaguez ou torpor.

Restrição a veículos longos – O tráfego de caminhões articulados como bi-trens, tri-trens e cegonhas sofrerá restrição por períodos de até seis horas em vias de pista simples durante o feriado. A medida vale para veículos com ou sem carga, independente de possuírem Autorização Especial de Trânsito (AET). O descumprimento ocasiona multa no valor de R$ 85,13, adicionando 04 pontos na CNH e o veículo permanecerá no local até liberação pela Polícia."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

TCM fará inspeção em oito municípios

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta quinta-feira, nova lista de prefeituras que, na próxima semana, receberão a vista de equipes de fiscalização especial do órgão. Equipes inspecionarão principalmente gastos com pessoal e a situação de engenharia de projetos. Confira a lista e datas:

Município Período Tipo de Inspeção
Apuiarés 05 a 06/11 Especial - Área de Pessoal
Aracati 03 a 04/11 Especial – Área de Pessoal
Aratuba 05 a 06/11 Especial – Área de Engenharia
Fortim 05 a 06/11 Especial – Área de Pessoal
Itatira 03 a 04/11 Especial – Área de Engenharia
Paramoti 03 a 06/11 Especial – Área de Engenharia
Quixadá 05 a 06/11 Especial – Área de Engenharia
Redenção 03 a 04/11 Especial – Área de Engenharia

Fonte:Blog do Eliomar de Lima

MPT-CE liberta 20 trabalhadores em São Gonçalo do Amarante

"“Trabalhadores alojados em um estábulo, sem banheiro, sem água potável, sem equipamentos de proteção individual e sem carteira assinada. Foi o que a operação desenvolvida conjuntamente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou na última terça-feira, 27, na Fazenda Lagoa do Canto, zona rural de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Sérgio Santana, que coordenou a operação, foram resgatados 19 homens e uma mulher em condições degradantes de trabalho. Ele explicou que estes trabalhadores haviam sido aliciados para atuar no local advindos dos municípios cearenses de Pacajus e Croatá. A direção da fazenda foi obrigada a realizar, perante a coordenação da operação (que se estendeu até hoje), exames médicos e a assinatura das carteiras de trabalho, para efeito de regularização.

A título de verbas rescisórias, a fazenda teve de desembolsar cerca de R$ 25 mil, conforme o auditor. Ele enfatiza que eram péssimas as condições de higiene e saúde no local. “A água utilizada para o consumo humano era a mesma de onde os animais se abasteciam”, revela. Ele disse que os trabalhadores também tinham de comprar alimentos fornecidos pelo aliciador (”gato”), responsável pelo gerenciamento da fazenda, o que, neste tipo de situação, costuma gerar a chamada servidão por dívida.

O procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva, que representou o MPT na operação, destacou que, após assinadas as carteiras e pagas as verbas rescisórias, com as devidas baixas, os trabalhadores tiveram de retornar às suas cidades de origem em razão das condições degradantes do local de trabalho. Alguns deles estavam lá há poucos meses, outros, porém, já estavam há mais de um ano, atuando na extração e corte de madeira para fornecimento às cerâmicas da região. Eles terão direito, ainda, a três parcelas de seguro desemprego especial (no valor de um salário mínimo, cada). O relatório da operação, após concluído pela SRTE, será enviado ao MPT para adoção de outras providências judiciais cabíveis.”

Fonte:Blog do Eliomar de Lima,com informações do Site do MPT-CE

Tom Cavalcante receberá cidadania sobralense nesta sexta (30)

"O presidente da Câmara Municipal de Sobral, Hermenegildo Sousa Neto, confirma para amanhã, 30 de outubro, a entrega do Título de Cidadão Sobralense ao humorista Tom Cavalcante, filho de pais sobralenses, e, que por um acaso, nasceu em Fortaleza. Na mesma solenidade, a Câmara sobralense concederá ao Sr. Hugo Victor Cavalcante, pai de Tom, o Diploma Cidadão Exemplar Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr.

O governador Cid Gomes, amigo pessoal do humorista, confirmou presença à solenidade."

Fonte:Sobral Portal de Notícias

POLÍCIA DECRETA PRISÃO DE SUPOSTO ASSASSINO DE MENDIGO EM JUAZEIRO DO NORTE

"O juiz de direito Ademar da Silva Lima, titular da 1ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, decretou a prisão preventiva de Evandro Rogério dos Santos, de 32 anos, o "Cabelo do Cão". Ele é acusado do assassinato de Geraldo Siqueira Alves, mais conhecido como Geraldo "dono do Banco do Brasil". No dia posterior ao homicídio, aconteceu sua prisão quando assumiu a autoria do crime contando os detalhes da trama em que utilizou uma tampa de esgoto em concreto como arma.

Nos últimos dias, muitas são as denúncias feitas por pessoas assustadas dando conta da presença de "Cabelo do Cão" em alguns bairros de Juazeiro do Norte e temerosas que o mesmo venha a assassinar mais alguém. É que o rapaz apresenta sinais de debilidade mental. No dia seguinte ao crime contra Geraldo na porta do Banco do Brasil, ele disse que cometeu simplesmente porque, naquela noite, estava com vontade de matar alguém.

Na época, o delegado Marcos Antonio dos Santos presidiu o inquérito policial e o encaminhou ao poder judiciário. De posse do mesmo, a Promotora de Justiça titular da 1ª Vara da Comarca de Juazeiro, Sandra Viana Pinheiro, ofereceu denúncia contra o acusado no dia 30 de abril. Depois, foi determinada a citação para que os oficiais de justiça intimassem Evandro Rogério dos Santos a responder pelo crime o que terminou não acontecendo.

No dia 28 de agosto deste ano, o Juiz Ademar da Silva Lima relaxou a prisão do denunciado, reconhecendo de ofício o excesso de prazo para a instrução criminal que deveria ter sido em 90 dias e já se passavam cerca de 150 dias. Com isso, "Cabelo do Cão" voltou para as ruas causando apreensão por parte de populares que o vêem perambulando pelos diferentes bairros de Juazeiro. Agora, a polícia tem em mãos o instrumento legal para voltar a recolhê-lo à cadeia: a prisão preventiva. Por isso, quem o avistar poderá ligar para o Ronda do Quarteirão ou o serviço 190 da PM."

Fonte:Site Miséria

Posto no Papicu é flagrado vendendo combustível adulterado

"Nesta quinta-feira (29), a TV Diário flagrou - com exclusividade, um posto, no bairro Papicu, vendendo combustíveis adulterados. O flagrante foi feito pela Polícia Civil, quando foi constatada a ilegalidade do armazenamento do combustível, que não tinha autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O proprietário do posto já está preso.

Depósito é fechado na Aerolândia

O combustível era armazenado em um depósito no bairro Aerolândia, que funcionava há cerca de dois anos. O lugar foi fechado e 45 mil litros de álcool foram apreendidos e serão enviados à Petrobras para análise.

Motores de carros podem ter sido danificados

Os funcionários da ANP vieram de Salvador somente para a apreensão. De acordo com eles, o combustível era álcool de usina e, possivelmente, poderia estar danificando os motores dos carros abastecidos."

Fonte:TV Diário

MOTOTAXISTA SOFRE ACIDENTE GRAVE EM CAMOCIM

"Um acidente gravíssimo ocorreu hoje (29) por volta de meio dia na CE 085, entrada de Camocim, próximo ao Posto Tijuca. A moto pilotada pelo mototaxista Dennis Sotero chocou-se violentamente contra um caminhão pipa quando o mesmo dobrava em direção ao posto, no sentido Granja-Camocim. Dennis ainda tentou frear a moto, mas acabou batendo contra o caminhão, que vinha totalmente carregado com água. Após o choque, o veículo teria passado por cima da moto, atingindo as pernas do mototaxista. Após ser transportado para o Hospital Murilo Aguiar, foi encaminhado para a Santa Casa de Sobral, onde foi levado pela ambulância da prefeitura."

Fonte:Tadeu Nogueira,do Blog Camocim Online

Acidente envolvendo jogadores do Horizonte e Itapipoca deixa um morto e feridos

"No final da manhã desta quinta-feira (29), um acidente envolvendo o carro em que seguia os jogadores do Horizonte Futebol Clube e do Itapipoca Esporte Clube resultou na morte de um dos atletas. Outros três ficaram feridos. O jogador Júnior Cearense, que guiava o veículo, relatou detalhes do ocorrido, por telefone, para o Jangadeiro Esporte Clube.

De acordo com o atleta, o acidente aconteceu em uma curva da CE-363, distante 22 quilômetros do município de Mombaça. Ainda muito abalado Júnior Cearense, que presta depoimento na Delegacia de Mombaça, falou que não guiava em alta velocidade e que perdeu o controle do veículo na curva - onde começa uma estrada de brita. “Não consegui fazer a curva. Perdi o controle do carro. Sai da pista, depois voltei e capotei. O ‘Tom-Tom’ foi sacado do carro. Era o único que ia sem cinto. Não sei porque. Ele tirou o cinto no meio da viagem”, relatou o atleta.

O ‘Tom-Tom’ ao qual Júnior Cearense se refere é o zagueiro Everton Coelho Lima, do Horizonte. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital de Mombaça, mas acabou morrendo no local. Também seguiam no carro, os jogadores Romarinho Kiko e Júnior Moura, do Itapipoca. Todos participariam de um jogo na cidade de Tauá, a 344 quilômetros de Fortaleza.

Os jogadores do Itapipoca não sofreram ferimentos. Somente Júnior Cearense chegou a ser levado para o Hospital Antônio Aderaldo Castelo, em Mombaça, sendo liberado em seguida.

O corpo do jogador ‘Tom-Tom’ ainda encontra-se no hospital aguardando a família, que está a caminho de Mombaça. Todos virão para Fortaleza, onde deverá acontecer o velório e o sepultamento do atleta do Horizonte, ainda sem data e horário definido."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Policial militar acusado de assassinato será levado a Júri Popular

"O 3º Tribunal do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua julgará na próxima terça-feira (03/11), às 14h30min, o policial militar Antônio Alex Araújo, acusado de assassinar Jackson Bruno de Oliveira Dias. O réu encontra-se em liberdade e reside, atualmente, na cidade de Quixeramobim, distante 206 km de Fortaleza.

O Ministério Público, em sua denúncia, argumenta que no dia 5 de junho de 2004, às 3h da manhã, a vítima trafegava pelo bairro Parque Araxá, em Fortaleza, quando foi abordada pelo réu, que disparou um tiro fatal e fugiu do local.

Pelo depoimento das testemunhas, ficou constatado que Jackson e Alex eram amigos, porém, no carnaval daquele mesmo ano, na cidade de Aracati, os dois tiveram uma séria discussão, o que, pela conclusão dos investigadores, foi o motivo mais evidente para o crime, que ocorreu meses depois.

O relato das testemunhas de acusação foi de que o policial era uma pessoa temida no bairro e que já possuía antecedentes criminais, o que ficou constatado na avaliação da ficha criminal dele.

O advogado do policial, Paulo Sérgio Carvalho, sustenta a tese de legítima defesa, pois, segundo consta nos autos, a vítima tinha o hábito de falar que iria molestar a filha do acusado, uma adolescente de 17 anos.

A defesa alega, ainda, que a abordagem no dia do crime teria sido feita pela vítima e não pelo agressor, que reagiu atirando apenas para se defender. Após o ocorrido, o policial se apresentou na delegacia, onde entregou a arma e confessou o delito.

O julgamento será presidido pelo juiz responsável pelo 3º Tribunal do Júri, José de Castro Andrade. A acusação será patrocinada pela promotora Joseana França Pinto, representante do Ministério Público."

Fonte:TJ-CE

Assembleia aprova Refis 2009 por unanimidade

"Parlamentares aprovaram na sessão plenária desta quinta-feira (29/10), duas mensagens de autoria do Poder Executivo. A primeira (7.137/09) dispõe sobre a remissão, anistia e transação de créditos tributários relacionados com o ICMS, IPVA, e com o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCD), inscritos ou não em dívida ativa do Estado, na forma que especifica – o Refis. A matéria foi aprovada por unanimidade, pelos 33 deputados presentes.

Antes da votação, o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB) conduziu uma discussão sobre um recurso e um destaque, apresentados pelos deputados João Jaime (PSDB) e Luiz Pontes (PSDB), respectivamente, ambos solicitando a retirada dos artigos 24 e 25 da referida matéria. Os dois foram rejeitados. De acordo com os artigos, os débitos fiscais de natureza tributária e financeira não quitados depois de inscritos na Dívida Ativa do Estado, serão inscritos no Serasa pela Procuradoria Geral do Estado.

João Jaime salientou que a matéria atinge muitas empresas e também aqueles que não pagarem o IPVA. “Esse é um dos melhores Refis já apresentado ao Ceará, mas a iniciativa vai atingir também o pequeno comerciante que tem uma contabilidade deficitária, e não possui condições de ter advogados resolvendo o problema, junto a Secretaria da Fazenda, pois não há negociação na fase administrativa”, pontuou Jaime.

Dentre os dez deputados que votaram a favor do recurso de João Jaime está Heitor Férrer (PDT). “O Governo tem que punir sim os que sonegam, mas o que não podemos é constranger os que devem tributos”, salientou Heitor, questionando se seria justo apresentar uma emenda incluindo o Estado, “já que deve precatórios e não os paga”, criticou.

Já entre os 24 que votaram contra o recurso está o líder do Governo Nelson Martins (PT), que explicou que a mensagem foi bastante discutida, tanto na Casa quanto com os empresários. Nelson rebateu a crítica de Heitor, informando que o Governo está pagando os precatórios.

A segunda mensagem (7.124/09) diz respeito à execução da despesa de pessoal. A matéria também foi debatida e Heitor se posicionou contra, por acreditar que interfere no direito do servidor, pois o Art. 1° veda a execução orçamentária e financeira da despesa de pessoal e encargos sociais não previstas na folha normal de pessoal que não esteja autorizada em dotações orçamentárias específicas, entre 10 de agosto e 31 de dezembro deste ano, nos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o Ministério Público Estadual.

Adahil Barreto (PR) ressaltou que ao aprovar a matéria como ela está a Assembleia está contribuindo para o não cumprimento da Carta Magna. Vasques Landim (PR) também se consorciou a Heitor. Nelson Martins respondeu informando, que se for observada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de cada ano, se encontrará lá a mesma determinação."

Fonte:Site da Assembléia

Reinaugurado Museu Jaguaribano

"O Museu Jaguaribano de Aracati foi reinaugurado no dia 22 de outubro, devido a um esforço manifesto do Ministério Público do Estado do Ceará. A partir de um procedimento elaborado, ainda em 24 de março de 2008, pelo promotor de Justiça da Comarca de Aracati, Alexandre de Oliveira Alcântara, as obras de recuperação do equipamento cultural avançaram, sendo concluídas neste ano. Na audiência realizada no ano passado, após feito o pregão de estilo, o promotor de Justiça requereu esclarecimentos da arquiteta e representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Célia Perdigão Coutinho, a qual confirmara o interesse, por parte da 4ª Superintendência Regional em efetivar a unidade técnica na cidade de Aracati, mas que havia dificuldade por conta da necessidade de criação do cargo de DAS e a implementação de uma estrutura mínima para o funcionamento.

Ela ressaltou, ainda, a necessidade de liberação de verbas por parte do Ministério de Planejamento para possibilitar o atendimento do pleito. Segundo a arquiteta, o município de Aracati, a exemplo da cidade de Viçosa do Ceará, poderia criar um núcleo de preservação do patrimônio tombado que contaria com o apoio técnico do IPHAN.

Célia Coutinho afirmou haver um contrato entre o IPHAN e a empresa SECONGEL para a retomada da restauração do Museu Jaguaribano (Sobrado Barão de Aracati). As obras deveriam ter iniciado em janeiro e terminado em maio de 2008, mas que por uma questão de ajustes técnicos, não foram realizadas. Segundo mencionou, a empresa estaria contratando algumas locações para reiniciar as obras. O custo da restauração era estimado em R$ 400.000,00.

Quanto às obras emergenciais no Teatro Francisca Clotilde, o IPHAN elaborou um projeto para intervenção emergencial que tinha como finalidade estabilizar o telhado do prédio, reforçando o apoio das tesouras e as alvenarias. O requerimento da obra foi enviado à Brasília e tão logo tenha uma resposta dos órgãos superiores, a arquiteta se prontificou em comunicar ao Ministério Público de Aracati a decisão de realização ou não da obra."

Fonte:PGJ-CE

Polícia apreende objetos na Casa de Custódia de Itaitinga

"A Policia Militar realizou mais uma vistoria de rotina nesta quinta-feira (29) na Casa de Prisão Provisória de Liberdade de Itaitinga e apreendeu 56 objetos sob poder dos detentos das ruas A, B, E e F do pavilhão I.

Através da ação de dezenove agentes penitenciários e vinte policiais, foram apreendidos quinze celulares, quatorze baterias, cinco carregadores, dois chips, quatro fones de ouvido, cinco cachimbos para fumar crack, dez cossocos – arma artesanal utilizada pelos presidiários – e um mergulhão."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

Dia Mundial do AVC com esclarecimento à população

"No Dia Mundial do AVC, a equipe de 54 profissionais de enfermagem da Unidade de AVC do HGF, que vai ser inaugurada logo mais às 4 da tarde, se vestiu de "Promotores da Alegria". Durante toda a manhã, eles abordaram com bom humor os pacientes do ambulatório e funcionários do hospital, esclarecendo sobre os sintomas da doença, os fatores de risco, como identificar o AVC e sobre o funcionamento da nova unidade de AVC do HGF, que vai atender pacientes vítimas de AVC agudo, aquele em que os sintomas se manifestam em até 3 horas e que precisam de atendimento imediato.

A nova unidade de AVC do HGF vai contar com 20 leitos. Além disso, o hospital vai ter como suporte 66 leitos do Hospital Waldemar de Alcântara, destinados a receber pacientes com AVC, encaminhados pelo HGF. Só em obras na nova unidade foram investidos 756 mil reais, recursos do Ministério da Saúde e Governo do Estado."

Fonte:Gilda Barroso - Assessoria de Comunicação do HGF

RAPIDINHA MIDIÁTICA

A audiência pública que iria tratar sobre o "Limite entre Fortaleza e Maracanaú,nesta quinta à tarde,na Assembléia Legislativa,foi cancelada e adiada para o dia 3 de novembro.

Cid almoça na Folha e despacha em Brasília

"O governador Cid Gomes (PSB) desembarcou procedente do eixo São Paulo-Brasília, no começo da madrugada desta quinta-feira. Cid esteve almoçando com a direção do jornal Folha de São Paulo, atendendo a um convite feito há algumas semanas.

Em seguida, cumpriu agenda em Brasília com o ministro Alexanre Padilha, das Relações Institucionais, onde tratou da liberação de recursos que continuam enfrentandoa velha burocracia federal.

Nesta quinta-feira, às 16 horas, o governador vai inaugurar a Unidade de Tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral), do Hospital Geral de Fortaleza. Bom ressaltar que só saiu depois de muita briga política e protesto da parte da equipe do coordenador desse núcleo, o médico João José Carvalho."

Fonte:Blog do Eliomar de Lima

PERMISSIONÁRIOS DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE ARACATI RECLAMAM DA INSEGURANÇA

"A insegurança do Terminal Rodoviário do município de Aracati, no Litoral Leste do Estado, está preocupando permissionários do local. Por esse motivo, um abaixo assinado está sendo encaminhado para as autoridades locais, cobrando mais segurança."

Fonte:Portal Ceará Agora

Dois acidentes em avenidas de Fortaleza nesta manhã

"Por volta das cinco horas da manhã desta quinta-feira (29), quando não havia praticamente trânsito nenhum, uma Kombi e um veículo Vectra colidiram frontalmente no cruzamento das Avenidas Virgílio Távora com Abolição, no bairro Aldeota, em Fortaleza.

Segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito, a Kombi seguia no sentido Centro-Mucuripe ao longo da Avenida, quando o motorista do Vectra provavelmente avançou o sinal vermelho.

Com o impacto, o Vectra capotou. Ninguém saiu ferido.

Ainda esta manhã, houve acidente também no cruzamento das Avenidas Santos Dumont e Desembargador Moreira. Outro avanço de sinal teria motivado o acidente, que envolveu uma moto e dois veículos. O motoqueiro foi socorrido para o Instituto Doutor José Frota, com fratura exposta nas pernas."

Fonte:Portal Jangadeiro Online

CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO EM CAMOCIM

"Uma campanha em prol das família carentes de Camocim. Projeto desenvolvido somente por voluntários que desejam ajudar o próximo. O objetivo é arrecadar doações de alimentos, roupas, calçados usados, brinquedos que vivem guardados. Com um gesto simples e um ato nobre de solidariedade você poderá transformar o natal de muitas famílias camocinenses. Saiba como ajudar entrando em contato com Welton Siqueira, pelos tels: (88) 9918-3674 / 8824-5964."

Fonte:Tadeu Nogueira,do Blog Camocim Online

PLANTÃO INTERIOR:POLÍCIA REGISTRA UM HOMICÍDIO E O ESTRANGULAMENTO DE CRIANÇAS PELOS PAIS

O Comando do Policiamento do Interior registrou,nas últimas horas,28 prisões,a apreensão de duas armas,um homicídio e um caso que impressionou até os policiais de plantão.Em Boa Viagem,no distrito de Bela Aliança,no Sertão Central,uma discussão de casal resultou em um tiro acidental que matou uma jovem de 18 anos.Em São Gonçalo do Amarante,na Região Metropolitana,um criança recém-nascida de oito dias foi estrangulada e quase enterrada pelos pais.

Parlamentares homenageiam Clóvis Beviláqua

"O Congresso Nacional realiza nesta quinta-feira (29), às 11 horas, sessão solene para comemorar os 150 anos de nascimento do jurista cearense Clóvis Beviláqua, ocorrido em 4 de outubro de 1859. O requerimento de solicitação do evento foi apresentado pelos senadores Flávio Torres (PDT-CE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). A sessão será realizada no Plenário do Senado.

Torres lembra que Beviláqua elaborou o Código Civil que vigorou de 1916 a 2002. Para o senador, o jurista, além de jornalista, escritor e político, foi uma das “mais importantes personalidades da história do direito brasileiro”.

“O grande jurista foi responsável por uma intensa produção intelectual, traduzida em uma vasta e valiosa obra com mais de 30 livros, o que lhe rendeu o convite para ser sócio fundador da Academia Brasileira de Letras”, disse Flávio Torres.

Nascido no Ceará, Beviláqua formou-se em Direito no Recife (PE). Foi consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores, onde se manteve até 1934. Em 1920, foi convidado a fazer parte do Comitê dos Juristas no Conselho da Sociedade das Nações. Beviláqua faleceu no Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1944.

Entre suas obras, destacam-se: A filosofia positiva no Brasil (1884); Estudos de direito e economia política (1886); Épocas e individualidades (1889); Teoria geral do direito civil (1890); Lições de legislação comparada sobre o direito privado (1893); e Direito de família (1896)."

Fonte:Agência Senado

RAPIDINHAS MIDIÁTICAS

-O mural de recado do Blog do Wilson Gomes informa que o ex-prefeito de varjota,Gentil Magalhães,teria sofrido uma tentativa de assalto e assassinato,ontem,em Ipú,na Zona Norte do Estado.


-O Governo do Ceará determinou a retirada de todos os policiais antigos da CPRV.Em substituição,parte dos novos concursados do Ronda.

Movimentação da Santa Casa de Sobral

"Nas últimas horas, a Santa Casa de Sobral registrou a entrada de cinco pessoas, vítimas de acidente de trânsito, ferimento por arma branca e envenenamento. Entre as pessoas vítimas de acidente, duas delas sofreram queda de moto e uma outra foi vítima de colisão entre carro e motocicleta."

Fonte:Blog do Wilson Gomes

Bairro Papicu comemora 59 anos com quatro dias de festa

"O Papicu está em festa. O bairro comemora hoje, 59 anos de existência. Para festejar a localidade programou quatro dias repletos com apresentações de dança, capoeira e hip-hop. O evento é promovido pelo Conselho Social de Educação e Esporte do Papicu e por outras associações. Foram convidados para as festividades o vice-governador, Francisco Pinheiro (PT); o ex-governador, Lúcio Alcântara, e sua esposa Ana Beatriz Alcântara; a deputada Gorete Pereira (PR-CE); o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, além de outras autoridades.

O presidente do Conselho Social e Educação, Ricardo Bleasby Portela, comentou que muita coisa mudou no bairro, mas que ainda existem problemas. “As principais mudanças foram as reformas da Lagoa do Papicu, das moradias e também a ampliação das ruas. Mas, existem 28 prédios antigos que estão abandonados e também 13 terrenos baldios e nenhum órgão para cuidar deles”, disse.

Portela destacou que a comunidade faz reclamação junto à regional, mas que os problemas não são resolvidos. “Tem terreno que é usado como esconderijo de bandidos. Nós não temos área de lazer. Quando vamos reclamar, a SER II repassa para outro órgão e depois acaba voltando para Regional”, reclamou.

De hoje até domingo os 7.800 habitantes do bairro querem, durante as homenagens, mostrar às autoridades a realidade do povo que ali vive, afirmou Ricardo Bleasby. “O Papicu está em uma área nobre, mas é um bairro que vive na linha da pobreza. Têm pessoas que passam necessidades, mães que muitas vezes choram por não terem o que comer em casa”, frisou."

Fonte:Jornal O Estado

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS DO DIA QUE COMEÇA

A partir de agora,o Blog Ceará é Notícia vira a página de ontem e coloca uma em branco para preencher com notícias deste dia que nasce.Quer ajudar a preenchê-la.Mande sua colaboração para cellusrocha@gmail.com.Ou escreva nos comentários abaixo das postagens.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CBF antecipa jogo do Ceará em três dias

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou, nesta quarta-feira (28), a data da realização da partida Ceará x Bragantino da sexta-feira (6) para a terça-feira próxima. O horário do jogo permanece às 20h (horário local). A instituição atendeu a solicitação da televisão que irá transmitir a partida.

Para este jogo, a diretoria já anunciou que fará promoção no preço dos ingressos. As cadeiras superiores e inferiores custarão R$ 10, com R$ 5 a meia-entrada. A exceção será a parte das inferiores que ficam abaixo das cabines da imprensa."

Fonte:Portal Verdes Mares

Senado confirma autorização de empréstimo de 46 milhões de dólares para o Ceará

"O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, autorização para que o estado do Ceará contrate operação de crédito externo, no valor de US$ 46 milhões, com o Banco Mundial, com garantia da União.

Os recursos, que serão liberados entre 2009 e 2013, destinam-se ao financiamento parcial do Projeto de Desenvolvimento Econômico Regional do Ceará (Cidades do Ceará – Cariri Central). O Ceará entrará, como contrapartida, com recursos da ordem de US$ 20 milhões."

Fonte:Blog de Política de O Povo,com informações são da Agência Senado.

RELATÓRIO DO INCRA RECONHECE COMUNIDADE QUILOMBOLA EM AQUIRAZ (CE)

A comunidade de Lagoa do Ramo e Goiabeira, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, é a quarta reconhecida pela Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Ceará (Incra/CE) como remanescente de quilombos.

O edital do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) que reconheceu a existência da comunidade foi publicada ontem (27) e hoje (28) no Diário Oficial da União e do Estado.

O RTID reúne documentos que comprovam a existência de uma comunidade quilombola. Sua produção é de responsabilidade das superintendências regionais do Incra e nele está contido o estudo antropológico, as peças cartográficas e agronômicas, o cadastro das famílias e a cadeia dominial dos imóveis situados na área da comunidade.

Com a publicação do edital será aberto um prazo de 90 dias para contestação do relatório. Após o prazo, as contestações serão respondidas pela Procuradoria Federal Especializada do Incra no Ceará e pela Equipe Técnica responsável pelo relatório, em um prazo de 120 dias.

Após a conclusão dos prazos o Conselho Diretor do Incra aprova o Relatório e publica nos Diários Oficiais da União e do Estado a portaria definitiva de reconhecimento. O próximo estágio será o de delimitação da área e titulação das terras das famílias descendentes de quilombo em nome da associação local, além de desintrusão das famílias não descendentes.

Lagoa do Ramo e Goiabeira

O processo de reconhecimento de Lagoa do Ramo e Goiabeira teve início em 2006, meses depois da comunidade receber da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, o certificado de auto-reconhecimento de comunidade remanescente de quilombo, concedido em novembro de 2005. No território foram encontradas 137 famílias descendentes de quilombos e 30 famílias não descendentes.

Processos abertos no Incra/CE

Atualmente o Incra/CE possui 21 processos de reconhecimento e identificação de comunidades quilombolas em andamento. Segundo a divisão de ordenamento fundiário do Incra/CE outras três comunidades quilombolas devem ter editais de RTIDs publicados: Timbaúba, no limite entre os municípios de Moraújo e Coreaú, e Encantados do Bom Jardim e Lagoa das Pedras, ambas em Tamboril. Três comunidades já tiveram RTIDs publicados: Alto Alegre e Base, nos municípios de Horizonte e Pacajus, e Queimadas, em Crateús.

O Programa Brasil Quilombola é regido pelo decreto presidencial no 4.887, de novembro de 2003, que determina a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação, desintrusão, titulação e registro das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, prevista na Constituição.

Fonte:Portal Ceará Agora,com informações da Assessoria de Imprensa do INCRA/CE.

Palestra na FIEC abordará os regimes especiais de importação

Os benefícios que os regimes especiais de importação oferecem para a modernização do setor industrial serão o tema de uma palestra que será apresentada em 10 de novembro, às 18h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O evento resulta de uma parceria entre o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Promare Advocacia e LGA Negócios Internacionais.

Um dos regimes que facilitam a importação de máquinas e equipamentos para a ampliação e reestruturação dos parques industriais é o Ex-tarifários. Ele garante a diminuição de custo na aquisição de bens de capital, de informática e telecomunicação com a redução temporária do imposto de importação quando não houver a produção nacional desses produtos.

Segundo o consultor em comércio exterior Larry Rabb Carvalho, um dos palestrantes, o sistema aduaneiro garante a redução em até 12% nas alíquotas do imposto de importação, o que é traduzido na economia global de 15% em todo o processo de compra.

A presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Ceará, Verônica de Paula Gurgel do Amaral, falará sobre os processos especiais para a importação e exportação de máquinas e equipamentos usados por meio do regime de Admissão Temporária.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (85) 3421-5420.

Fonte:Portal Jangadeiro Online,com informações da CNI