Pular para o conteúdo principal

*O Natal da Cearensidade*

O tema do Ceará Natal de Luz 2024 já foi escolhido! “Será o Natal da cearensidade”, destaca Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, idealizadora do evento. O mote promete ressaltar a originalidade e a criatividade do povo cearense, em suas mais diversas manifestações culturais. Neste ano, os signos visuais da tradição natalina estarão em harmonia com referências típicas do Estado, como artesanato, xilogravura, cordel etc. “Vai ser um verdadeiro Natal para chamar de nosso, pois vamos celebrar esse momento tão especial com o que temos de melhor: o jeito cearense de ser”, explica Assis Cavalcante.

AGENDE-SE. RETROSPECTIVA E PERSPECTIVA DA AGRICULTURA NO CEARÁ

“Retrospectiva e Perspectiva da Agricultura no Ceará”. Sobre este tema o empresário e ex-secretário de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, Carlos Matos, ministra palestra durante o Encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto). O evento será realizado na próxima terça-feira (01), no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, a partir das 7h30.
Em 1998, quando foi criada a SEAGRI – Secretaria da Agricultura Irrigada, a exportação de frutas cearense movimentava U$0,8 milhões. Na última amostragem, com dados de 2009, o Estado já movimenta US$ 105,2 milhões, o que colocou o Ceará em segundo lugar em exportações de frutas no ranking nacional, assumindo o posto antes ocupado por Pernambuco, só perdendo agora para a Bahia.
Para que esses números fossem alcançados, foi necessária a implantação de políticas públicas para intensificar investimentos e articular parcerias, com vistas exatamente na inserção competitiva do agronegócio cearense no mercado brasileiro e mundial. De acordo com o empresário Carlos Matos, a divisão dos municípios em seis grupos com potencial de desenvolvimento e características climáticas semelhantes, denominados Agropólos, foi fundamental para se determinar investimentos em tecnologia, capacitação de mão-de-obra, infra-estrutura e saber científico necessário a cada região, orientando e transmitindo o know-how na produção agrícola. “Foi assim que conseguimos fazer o impensável, produzir rosas no Ceará. Hoje somos o maior exportador de rosas do Brasil, com 63,6%, contra 20,8% de São Paulo e 15,6% de Minas Gerais. Além disso, o Ceará é referência na produção de melão, manga, abacaxi, melancia e banana”, explica.
Ainda segundo Matos, projetos como Caminhos de Israel e Agente Rural também contribuíram para o fortalecimento de pequenos produtores através do acompanhamento técnico, capacitação e organização, permitindo a inserção desses agricultores no mercado. Além destes projetos a SEAGRI implantou o Seguro Safra, hoje denominado Garantia Safra, o maior instrumento de política pública para o homem sofrido do semi-árido brasileiro ao dar apoio a agricultura familiar.
Entre os lideres dos produtos exportados está a fruticultura, mostrando o Estado como referência na área, graças a uma ação articulada do setor público e privado. “Os números são, então, uma prova de que com investimento em tecnologia e o uso racional da água pode haver riqueza no campo. Além disso, mostra que a continuidade de políticas públicas, como os projetos promovidos pela SEAGRI, é fundamental para que este setor continue a ser um dos mais promissores do Ceará”, afirma.

Sobre o palestrante
Carlos Matos - é graduado em Administração de Empresas, pela Unifor. Doutorando em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, U.B., Espanha. Atualmente exerce o cargo de diretor-presidente da TRAINER DG – organização de desenvolvimento e integração empresarial. Foi presidente estadual do PSDB (2007/2009), presidente do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste (FSAN), em 2005. Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (2003/2006), secretário de Agricultura Irrigada do Estado do Ceará (1999 – 2002) e coordenador geral da Aje - Associação dos Jovens Empresários (1992). Durante o período em que atuou na vida pública, entre outras ações, Carlos formulou a primeira política de agricultura irrigada do estado do ceará, criou o Projeto Agropólos, pólos de desenvolvimento integrado para agricultura irrigada e o Projeto Caminhos de Israel, rede integrada de cooperação entre pequenos produtores.

Serviço
A Superintendência do Banco do Brasil fica localizada na Avenida Santos Dumont, 2889 – Aldeota."

Fonte: VSM Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.