sexta-feira, 31 de maio de 2013

VIDANÇA INCENTIVA A LEITURA ATRAVÉS DE CORTEJOS LITERÁRIOS


A Associação Vidança realiza nesta sexta-feira (31/5) mais um cortejo literário nas ruas do bairro Vila Velha. A partir das 17h, todos os alunos e professores da organização saem da Vidança com destino à Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, onde fazem a contação de histórias. Durante o percurso, são acompanhados pelos tambores do grupo de percussão Tambatuque, reunindo o público que, nessa edição, vai se divertir com o conto popular espanhol A Ratinha Vaidosa e com O Lobo e os Sete Cabritinhos, dos Irmãos Grimm.
Os cortejos são realizados quinzenalmente, desde 2010, quando a Associação Vidança recebeu apoio do Instituto C&A através do programa Prazer em Ler. Esse ano, o projeto Vidança + Leitura conta com o apoio financeiro do Criança Esperança, programa da Unesco - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - em parceria com a Rede Globo.
Com esse recurso, a associação investiu na melhoria da sua biblioteca, que hoje atende não só seus alunos, mas a comunidade e também escolas. Essas podem agendar visitação de grupos com até 20 pessoas, além de emprestar livros e ter acesso a outros materiais de pesquisa. Os cortejos e a contação de histórias têm como objetivo propagar o incentivo à leitura.
Através do Vidança + Leitura, se pretende o letramento como meio de inclusão social.  Além disso, “as práticas leitoras são construídas como uma cultura; ampliam os estudos da arte, são um manancial de interação e auto compreensão”, explica a presidente da associação, bailarina e coreógrafa, Anália Timbó.
A participação na leitura pessoal, grupal e coletiva (partilhada) proporciona ainda maior desenvoltura, ampliando possibilidades de inclusão na sociedade letrada, formando cidadãos mais conscientes e informados. Dentro do processo de formação em arte, é possível notar também o desenvolvimento de novos pensamentos e criações, da dimensão estética, da capacidade do diálogo e do cuidado com o outro, além do prazer em ler.
Com 32 anos de atuação na formação de arte desde a infância, a Vidança atende hoje mais de 150 alunos em aulas de dança, música e arte. A associação desenvolve ainda ações complementares para expandir o conhecimento e as experiências dos seus alunos, ao mesmo tempo em que promove a convivência entre eles, como essas na área literária e também no estudo de novas mídias. Inclusive, como aula prática, o grupo de fotografia irá registrar o cortejo, levando as imagens para serem trabalhadas em sala sob orientação do professor.

SERVIÇO
CORTEJO LITERÁRIO DA VIDANÇA
Horário: A partir das 17h
Ponto de encontro: Associação Vidança (Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício – Vila Velha)
Local da apresentação: Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, Vila Velha III
Mais informações: (85) 32627599/ (85) 99853687

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.