Pular para o conteúdo principal

PF combate tráfico de drogas interestadual no Piauí e no Ceará Mandados estão sendo cumpridos em Teresina e Fortaleza

  Teresina/PI.  A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 16/4, a Operação Carga Oculta com o objetivo de combater crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas interestadual praticados por um grupo criminoso atuante nos estados do Piauí e Ceará. Policiais Federais foram mobilizados para o cumprimento de oito mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina. A investigação teve início após a prisão de um homem na capital piauiense, flagrado transportando, em um ônibus comercial, 77 tabletes de maconha distribuídos e acondicionados em malas de viagem com destino à cidade de Fortaleza. A continuidade do trabalho investigativo evidenciou a existência de outros envolvidos na ação e uma possível associação criminosa atuando no tráfico de drogas pelo modal rodoviário entre os dois estados. Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas interestadual

Exposição "Folhas", de Leny Rose, foi prorrogada até 15 de setembro, no Sesc Senac Iracema, com entrada franca

Em tempos de excesso de informação, correria e competição desenfreadas e poucas oportunidades para refletir, contemplar, conhecer-se, uma nova exposição em Fortaleza vem chamar atenção para as possibilidades de educar o olhar para um tema e uma forma diferentes. A exposição "Folhas ", que está em cartaz no Sesc Senac Iracema, com obras da artista visual Leny Rose e foi prorrogada até 15 de setembro, traz um convite para ver de outro modo a singeleza das folhas, tantas vezes menosprezadas, recolhidas como lixo, tratadas como sujeira diante de espaços urbanos cada vez mais marcados pela ausência do verde.

"É no silêncio acumulado de folhas secas ao chão que a natureza se recria. Esse silêncio que violamos é esse útero invisível de recriação do mundo. É na distância dos nossos quintais, sítios, parques, árvores, rios; é nesse silêncio que há uma regência magnânima que cuida de tudo, inclusive do ar que vamos respirar no futuro que nem vislumbramos ainda", elenca Leny Rose.

"Folhas não são lixos. São nichos, vitaminas, minerais, combustível para a vida vindoura, a que vai chegar, a que está sendo gerada pelo ecossistema", apontando a exposição como um chamamento ao respeito às folhas como ao futuro das crianças, o oxigênio que vamos respirar amanhã".

Os 38 quadros da exposição, fruto de três anos de trabalho, revelam as combinações de cores, texturas, tamanhos e também significados e leituras que podem ser feitas a partir de folhas, salvando-as da lata do lixo para compor obras que capturam o olhar e impressionam pelo poder da simplicidade. A reflexão sobre os olhares que seriam possíveis caso não estivessem todos ocupados pelos visores dos celulares, tablets, smartphones, notebooks e telas planas de plasma também emerge instantaneamente diante da apreciação das obras, desconcertantes diante da provocação sobre as belezas que passam invisíveis, todos os dias. Resgatadas do banal, tornam-se arte, exalam beleza e provocam reflexão.

"Faz três anos que venho mergulhando nesse trabalho, e essa é a primeira exposição desse porte, com essa temática das folhas.  É um prazer poder agora compartilhar essas obras, que na verdade vêm da natureza, sobre a qual lançamos nosso olhar", afirma Leny. "São folhas tiradas da caatinga, do Nordeste: do juazeiro, do jatobá, pau-ferro, graviola, café bravo, arrebenta-boi... Árvores típicas do semi-árido e que emprestam essa beleza, agora disponível para o público na exposição. Todos estão convidados".

"São pequenos e infinitos pulmões com cores, tamanhos, volumes, formas, cheiros. Por ser o que são, são muitas coisas mesmo tempo. Cada uma das folhas nasce de uma família, tem heranças, tem corpo, tem peso, tem cores, volume, e quando o vento as tira pra dançar são ótimas dançarinas", propõe Leny rose, poeticamente. "Há algumas que sobrepõem sementes, que depois formam flores e nos dão frutos. As folhas são filhas de uma mãe que está sempre em direção à terra e aos céus".

A artista faz menção aos diversos significados das folhas, ao longo da história. "Quem não se lembra das folhinhas que o Vaticano pediu pra que o grande Michelangelo cobrisse as partes íntimas de 'Davi', uma das obras mais famosas da humanidade?", indica. "Há folhas que produzem cera, como a carnaúba. Há folhas próprias para construção de casas, palhoças. Há folhas que se reúnem tribos sob sua proteção. Há folhas como arruda, como samambaia que sob sua regência as rezadeiras benzem crianças até adultos vítimas de mau olhado, ou doentes. Há folhas como da bananeira ou aninga, cujo pacote da tapioca ou do doce se embrulha carinhosamente como oferta ao visitante ou turista mais atento em busca de originalidades. Há na história mitológica um prêmio dado aos seus atletas coroados pelas folhas de louro.


Mais sobre Leny Rose

Pedagoga por formação, Leny Rose é artista visual e educadora. Suas obras são marcadas pela luz natural e pela influência dos temas e formas nordestinos. Ministrou oficinas de artesanato em couro, para estudantes, durante muitos anos. Paulista de nascimento, encontrou no Nordeste seus referenciais temáticos e estéticos, também a partir da região do Cariri, terra-natal de seus pais. É graduada em arte-educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com a monografia intitulada "Com as mãos nos pés", sob a orientação do professor Gilberto Andrade Machado.

SERVIÇO:

Exposição "Folhas ", da artista visual Leny Rose. Até 15/9, no Sesc Senac Iracema (Rua Boris, Praia de Iracema, ao lado do Centro Dragão do Mar). Visitação de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos finais de semana das 16h às 20h. Entrada franca.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.