Pular para o conteúdo principal

_*Com apoio do Nuvid/Ciops/SSPDS, PMCE prende suspeito de importunação sexual no Meireles*_

_A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante, nessa quarta-feira (27), um homem, de 34 anos, suspeito de crime de importunação sexual contra uma adolescente, de 17 anos. A captura aconteceu no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), em Fortaleza. A ação contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)._ _Assista ao vídeo no canal SSPDS TV, no Youtube:_ https://youtu.be/c4jUueVxaes

Arquivo Público do Ceará: Secult assina ordem de serviço para preparação do espaço que receberá acervo durante reforma

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e espaço essencial para a preservação, a pesquisa e  a difusão dos acervos documentais de interesse do Ceará e do Brasil, passará em breve por reforma geral. Uma ação preparatória para esta reforma aconteceu nesta quinta-feira, 8/10, com a assinatura da ordem de serviço, pelo secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, para a preparação e a adaptação do espaço que receberá o acervo do Arquivo Público, enquanto durarem os trabalhos de reforma. O espaço fica nos antigos galpões da RFFSA, ao lado da Praça da Estação, onde já funcionam a Biblioteca Pública Espaço Estação e as salas dos Conselhos Estadual de Política Cultural (CEPC) e de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa).

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário de Cultura, pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Governo do Estado, Silvio Campos, e pela direção da empresa OK Empreendimentos, Construções e Serviços Ltda, responsável pelos serviços de manutenção preventiva, corretiva e de reforma nas instalações físicas prediais nas dependências do antigo galpão do Metrofor. O diretor do Arquivo Público, Márcio Porto, e a secretária executiva da Secult, Ana Maria Fontenele, foram alguns dos que assinaram a ordem de serviço como testemunhas. Com prazo máximo de 90 dias, os serviços contam com investimento de R$ 96 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult.

Concluído o trabalho de adaptação, o acervo do Arquivo Público será transferido para o novo espaço, onde ficará à disposição da comunidade, mantendo-se os trabalhos de conservação, catalogação e pesquisa, enquanto durarem as obras de reforma do prédio do Arquivo, localizado na esquina das ruas Senador Pompeu e Senador Alencar, onde o equipamento cultural funciona desde 1993. O prédio foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O "Solar dos Fernandes" é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior.

"A preparação do espaço que receberá, com toda a qualidade e o cuidado, o acervo do Arquivo Público é um passo importante para a reforma geral deste equipamento cultural tão importante para a memória, o presente e o futuro do nosso Estado. No Acervo estão guardados documentos valiosíssimos tanto pelos registros informativos que trazem e que são consultados por pesquisadores e demais interessados quanto pela produção de conhecimento que esse acervo viabiliza, com inúmeros trabalhos acadêmicos e livros produzidos por vários autores, além de exposições sobre importantes momentos da história do Ceará", destaca o secretário Guilherme Sampaio.

"Para receber melhor as pessoas e oferecer plenas condições para acesso dos pesquisadores e de todos os interessados neste precioso acervo, será muito importante a reforma geral do Arquivo Público, uma necessidade para a rede de equipamentos culturais do nosso Estado, um reforço à valorização e à circulação de cada vez mais pessoas no Centro de Fortaleza e um desejo há muito alimentado pela comunidade acadêmica e por todos os frequentadores do Arquivo", complementa o secretário.

Mais sobre o Arquivo Público

O Arquivo Público do Estado do Ceará tem como função recolher, preservar e divulgar documentos de valor histórico para referência e pesquisa. São correspondências, processos, relatórios, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, emitidos pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e, também, de particulares, desde 1703. Dos documentos antigos existentes no Arquivo Público destacam-se o atestado de óbito do Padre Cícero; as viagens de Matias Beck ao Ceará, do século XVIII; o inventário de Tristão Gonçalves e de dona Ana Triste, sua esposa; registros de terras de Fortaleza, do século XIX. O Arquivo Público emite certidões de documentos cartoriais e transações paleográficas de documentação histórica e monta exposições temáticas.

O Arquivo foi criado com a finalidade de recolher, conservar e organizar os documentos oriundos da administração da antiga Capitania, Província e atual Estado do Ceará. Seu acervo é composto de correspondências, processos, relatórios, censos, certidões, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, provenientes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário (Extra-judiciário) e, também, de particulares, desde o século XVII.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.