Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Festival Jazz & Blues 2016 terá show especial em tributo a John Coltrane, com músicos cearenses recriando o disco “Giant Steps”. Entrada franca no domingo de carnaval

Um show especial, com grandes músicos cearenses, para homenagear o saxofonista norte-americano John Coltrane, um dos maiores nomes do jazz, levando ao palco a íntegra do repertório de um de seus mais importantes discos: o antológico "Giant Steps", de 1960. Instrumentistas consagrados da cena musical de Fortaleza estão preparando um presente especial para o público do Festival Jazz & Blues 2016 em Guaramiranga. No domingo de carnaval, 7/2, às 17h30, na Cidade Jazz & Blues, palco principal do evento, o público será brindado com a oportunidade de mergulhar ao vivo, através do talento de alguns dos maiores nomes da cena musical cearense, em toda a intensidade e a ousadia de “Giant Steps", disco que se tornou marco de uma das várias revoluções empreendidas no jazz por John Coltrane (1926-1967). A apresentação conta com entrada franca.

No show "Giant Steps - Tributo a John Coltrane", aquele que para muitos é o maior saxofonista da história do jazz será homenageado por aplaudidos músicos do Ceará: o saxofonista Marcio Resende, o pianista Thiago Almeida, o contrabaixista Iury Batista e o baterista David Krebs. O grupo reproduz a mesma formação que gravou o disco “Giant Steps”, cujas sessões se iniciaram ainda quando Coltrane participava, ao lado de Miles Davis, das gravações de “Kind of Blue”, outro álbum fundamental para a história do jazz.

“Giant Steps” foi o primeiro disco de John Coltrane a ter todas as composições de sua autoria e ficou marcado pelas famosas “Coltrane changes”, substituições de progressões de acordes que fizeram o disco chamar atenção também pelas harmonias e passariam a ser conhecidas como uma característica do álbum e do saxofonista.  

“Giant Steps” também mostra um John Coltrane se despedindo do bebop em grande estilo, para alçar voo rumo ao jazz modal que se fortaleceria a partir do início dos anos 60. Toda a energia e a criatividade do sax tenor de Coltrane renderiam ao álbum diversos “standards”: além da faixa-título, temas como “Naima”, “Countdown” e Mr. PC” se tornariam emblemáticos do álbum gravado por Coltrane, Tommy Flanagan (piano), Paul Chambers (contrabaixo) e Art Taylor (bateria), na maior parte das sessões, também com a presença de Wynton Kelly e Cedar Walton (piano), Jimmy Cobb e Lex Humphries (bateria) em algumas gravações.

Arregimentados especialmente para o show que estreará no Festival Jazz & Blues 2015, Marcio Resende, Thiago Almeida, Iury Batista e David Krebs, presentes entre os nomes mais requisitados para estúdios e palcos de Fortaleza e todos autores de trabalhos próprios de composição, arranjo e performance, aceitaram o desafio de revisitar a sonoridade de “Giant Steps”, reinterpretando-a e transpondo-a para o palco.

Como destaca o saxofonista Marcio Resende, de formação nos Estados Unidos, incluindo estudos de improvisação na prestigiada Berklee School of Music, trata-se de uma releitura, partindo do repertório, dos conceitos, dos timbres e da intensidade de “Giant Steps” para propor uma nova interpretação, ao vivo no Festival Jazz & Blues.

“A partir do repertório do disco, executado na íntegra, e de toda vivência com o trabalho do John Coltrane, vamos explorar as diversas possibilidades sonoras que o disco traz. É um dos álbuns mais desafiadores e, também por isso, mais instigantes da história do jazz”, aponta Marcio Resende. Fechando o show, um tema especialmente composto por Marcio, em homenagem a Coltrane.

Ontem e hoje

“Assim como realizado no festival em 2013, com o show ‘Tributo a Dave Brubeck – Time Out’, e na edição 2015, com o show “Kind of Blue – Tributo a Miles Davis”, o novo espetáculo, voltado para o disco “Giant Steps”, dá continuidade à ideia de realizar, a cada edição do evento, um show especialmente concebido para o festival, com o repertório integral de um dos discos que marcaram a trajetória do jazz e seguem influenciando músicos e cativando o público em escala internacional”, destaca, por sua vez, o jornalista e compositor Dalwton Moura, idealizador e produtor do espetáculo.

“Essa é uma forma de contemplar tanto os fãs de John Coltrane, aqueles que sempre tiveram o ‘Giant Steps’ como um de seus discos favoritos, quanto de apresentar ao público do festival em geral a musicalidade deste fantástico álbum, lançado originalmente em 1960 e que permaneceu como um marco, pela qualidade dos temas, das interpretações, pelos músicos reunidos e pela sua importância como uma última fotografia do bebop, naquele momento de mudanças rumo ao jazz modal”, detalha o produtor.

“Ao mesmo tempo, o show valoriza os músicos cearenses, fazendo uma ponte entre a história do jazz e a música contemporânea da efervescente cena de Fortaleza. A apresentação também reforça a importância do formato disco e o desafio especial da transposição do álbum para o palco”, complementa. Com passos gigantes, uma oportunidade única e memorável para o público do Festival Jazz& Blues.

SERVIÇO:
“GIANT STEPS – TRIBUTO A JOHN COLTRANE”. Show no domingo de carnaval, 7/2/2015, às 17h30, na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga. Com Marcio Resende (sax tenor), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo) e David Krebs (bateria). Entrada franca. Mais informações: www.jazzeblues.com.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.