quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA é aprovado pela Capes

O Mestrado Profissional em Biblioteconomia, ligado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Cariri foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes).

A divulgação do resultado, disponível no portal da Capes, ocorreu no dia 17 de dezembro, após a 161ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, que tratou sobre a apreciação da criação de cursos novos.

De acordo com o professor Jonathas Carvalho, o mestrado profissional será o “segundo programa em nível nacional e primeiro em nível de nordeste na qualificação de profissionais que lidam com o campo da informação”, destaca.

A expectativa é que o processo seletivo, com 15 vagas, seja iniciado no primeiro semestre de 2016. A área de concentração, denominada “Biblioteconomia na sociedade contemporânea”, terá as linhas de pesquisa “Informação, Cultura e Memória” e “Produção, Comunicação e Uso da Informação”.

Na avaliação da professora Maria Cleide Rodrigues Bernardino, o curso recém-aprovado “vem coroar o protagonismo da UFCA na região, que mesmo sendo uma instituição de pouco mais de dois anos, congrega ensino público e de qualidade na graduação e na pós-graduação”.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biblioteconomia foi aprovado pelo Conselho Superior Pro tempore (Consup), regulamentado por meio da resolução nº 22/2015. Atualmente, a Universidade Federal do Cariri oferta o Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).
Enviar

Deixe seu comentário: