Pular para o conteúdo principal

Estados perdem mais de 180 mil professores concursados em 10 anos Estudo inédito analisou situação de escolas estaduais

  O número de professores concursados nas escolas estaduais do país chegou ao menor patamar dos últimos dez anos em 2023. Enquanto diminuem os concursados, aumentam os contratos temporários, que já são maioria nessas redes. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e fazem parte de estudo inédito do movimento Todos Pela Educação, divulgado nesta quinta-feira (25). O número de professores concursados passou de 505 mil em 2013, o que representava 68,4% do total de docentes nas redes estaduais, para 321 mil em 2023, ou 46,5% do total. Já os contratos temporários superaram os efetivos em 2022 e, em 2023 chegaram aos 356 mil, representando 51,6% do total de contratações. Em 2013, eram 230 mil, o equivalente a 31,1% do total.   O número de professores concursados nas escolas estaduais é o menor dos últimos dez anos. Fonte: Saeb/Divulgação Não há uma legislação específica que limite o número de contratos temporários, nem há penalidades previ

Vila das Artes realiza encerramento da 3ª turma do Curso de Realização em Audiovisual

Programação acontecerá nos dias 10 e 11/3, na Vila, Cineteatro São Luiz e Praça dos Leões
A Petrobras e a Vila das Artes, em parceria com a Escola Pública de Audiovisual (EAV), realizam o evento de encerramento das atividades da terceira turma do Curso de Realização em Audiovisual. Para a conclusão da formação, os alunos produziram uma instalação sonora, intitulada “Lobo Temporal”, que terá abertura nesta quinta-feira, 10/3, às 18h30, na Sala 02 (Térreo), da Vila, e ainda três curtas-metragens que serão exibidos, na sexta-feira, 11/3, às 19h, no Cineteatro São Luiz. A festa de encerramento será no Bar Lions, a partir das 21h30, na Praça dos Leões. Toda a programação é gratuita.
A instalação “Lobo Temporal” foi idealizada pela aluna Vivi Rocha e permeia a relação entre imagem e som, além de flertar com as artes visuais, segmento artístico com o qual os alunos mantiveram estreita relação, durante o curso, tendo inclusive sido responsáveis pela montagem da exposição Materialidades/Ativações/Deslocamentos, (realizada em setembro de 2014, na Casa do Barão de Camocim, finalizando as comemorações do aniversário de seis anos da Vila das Artes). A instalação ficará disponível para visitação até o dia 1º de abril, de 15h às 20h, de segunda a sexta.
Já os três curtas-metragens que serão exibidos no Cineteatro São Luiz serão: “Ficar me trouxe até aqui”"Santa porque avalanche" e “Janaína Overdrive”.
Da aluna Renata Cavalcante, “Ficar me trouxe até aqui” fala sobre a relação do “ir e vir” de duas mulheres que moram em um mesmo bairro de Fortaleza. Ambas permanecem no mesmo lugar, têm o usufruto do “ir e vir” restrito por razões diversas e específicas. Uma é jovem, até sonha em sair da cidade, mas, a liberdade de deslocar-se livremente pelo seu espaço já conhecido a faz desistir de sair e permanecer onde está. Já a mais velha, uma senhora, avó da realizadora, estabelece um movimento estático que se restringe aos muros de sua casa.
Tendo como locação a cidade de Icó, "Santa porque avalanche", do aluno Paulo Victor Soares, conta sobre quatro amigos, que vivem em um cidade seca e coberta de poeira, que inscrevem-se no concurso da garota molhada e, como prêmio, ganham uma festa de aniversário. O filme busca entender e ressignificar a cidade, o bairro, a rua e a casa como lugar de conflitos e da constituição de identidades, onde as constantes repetições em torno do que seja sexo, gênero, desejo e classe social, forçam uma naturalização do ser heteronormativo.
“Janaína Overdrive”, por sua vez, tem direção do aluno Mozart Freire e retrata a história de Janaína, uma trans/ciborgue com funções sexuais que está prestes a ser substituída pela nova tecnologia da corporação. Para não ser exterminada, ela realiza uma fuga pela periferia de Fortalthec, buscando um terminal pirata, na tentativa de transferir seus dados para o ciberespaço.

Sobre a terceira turma do Curso de Realização em Audiovisual
A terceira turma chega a seu término após dois anos de atividades teóricas e práticas, passando por uma formação que envolveu os mais diversos aspectos da produção audiovisual. Os alunos tiveram aulas sobre sonorização, direção, roteiro, produção e tantos outros aspectos que envolvem uma produção cinematográfica.
Nesses dois anos de duração, foram lecionados 72 módulos, ministrados por professores radicados no Ceará, vindos de outras localidades do Brasil e de outros países.
Ao todo, chegaram a ser produzidos 17 curtas-metragens, alguns deles tendo já participado de festivais nacionais e internacionais, como o curta “Arianas”, da aluna Hylnara Anny Vidal, produzido durante o Ateliê Imagem e Narrativa. O curta foi um dos selecionados para oFestival Internacional de Cine de la Mujer Marialionza, na Venezuela e premiado no 23º Festival Mix Brasil, maior festival LGBT da América Latina, recebendo Menção Honrosa de Melhor Direção para Hylnara Anny Vidal.
“A crença no cinema e na possibilidade de intensificar a criação de mundos é o que move as ações, pensamentos e criações da Escola Pública de Audiovisual, numa experiência onde o risco e as intensidades de tempo e espaço se articulam entre os alunos, a partir das suas realizações”, destaca Rúbia Mércia Medeiros, coordenadora da Escola Pública de Audiovisual.
Serviço:
Encerramento da terceira turma do Curso de Realização em AudiovisualQuando: Dias 10 e 11/3
Programação:
Quinta-feira, 10/3Abertura da Instalação Sonora "Lobo Temporal", de Vivi Rocha
Onde: Vila das Artes, Sala 02 (Térreo), a partir das 18h30
Sobre a instalação: 
"Sons internos. Sons que vem de dentro. O reverberar de frequências sonoras que ecoam do movimento interno do corpo. A escuta do corpo a partir de ondas acústicas em processo de transdução - transformação da energia nas suas mais diferentes naturezas".Visitações: até 1º de abril, de 15h às 20h, de segunda a sexta

Sexta-feira, 11/3Exibição dos filmes de conclusão
Onde:
 Cineteatro São Luiz, a partir das 19h
Faixa etária: 16 anos
Filmes exibidos:
"Ficar me trouxe até aqui", de Renata Cavalcante
Sinopse:

Três mulheres e um desejo em comum.

"Santa porque avalanche", de Paulo Victor Soares
Sinopse: Quatro amigos inscrevem-se no concurso da garota molhada, fogem e apaixonam-se pela morte.
“Janaína Overdrive”, de Mozart Freire
Sinopse:

Janaína é uma trans/ciborgue com funções sexuais que está prestes a ser substituída pela nova tecnologia da corporação. Para não ser exterminada, ela realiza uma fuga pela periferia de Fortalthec.
Festa de encerramentoOnde: Bar Lions (Praça dos Leões - Centro), a partir das 21h30.Programação GRATUITA.

Mais informações: 85 3105.1404

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.