Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

EDITORA SENAC CEARÁ LANÇA LIVRO SOBRE O MESTRE ARTESÃO ESPEDITO SELEIRO DURANTE O DFB 2016

A Editora Senac Ceará lança, durante o Dragão Fashion Brasil 2016, a primeira publicação inteiramente dedicada ao registro das criações do mestre do couro de Nova Olinda: Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro, escrito e organizado por Eduardo Motta. O evento acontece no espaço da Livraria Senac dentro do Dragão Fashion Brasil, na próxima sexta-feira (06/05), a partir das 19h30.
Nascido Espedito Velozo de Carvalho, o Mestre herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios, tornando-se conhecidos na cidade como seleiros. Espedito tirou o sustento da família de sua oficina até que o passar do tempo e o mercado exigiram mudanças. Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, desenvolveu um novo modelo do calçado em couro usado pelo homem do sertão. Sabia desde o início que era preciso oferecer algo novo para conquistar os clientes, então agregou às técnicas tradicionais do seu ofício a sua inventividade e foi assim que nasceu o criador que conquistou as passarelas e as vitrines de grandes marcas da cena da moda no país.
“No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito - roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário - estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro”, afirma Eduardo Motta, consultor e editor de moda, diretor criativo e de conteúdos da Radar – Inteligência e Projetos de Moda, que assina também os livros A História do Calçado no Brasil e O Lugar Maldito da Aparência.
“Pelas mãos dele, esses elementos deram origem a objetos que compreendem uma fatia suculenta da constituição histórica do País. História gravada a ferro, fogo, punhal e bala por tropeiros, vaqueiros, cangaceiros e ciganos que povoaram o interior do Nordeste, paradoxalmente adornados por cuidados estéticos refinados na confecção de roupas e outros objetos de uso”, destaca Motta sobre o legado do Mestre e a relevância desse projeto.
Para a curadora Adélia Borges, “Espedito Veloso de Carvalho é um designer no mais amplo sentido da palavra. Ele se vale de uma tecnologia patrimonial da região onde nasceu, o Cariri cearense, mas a renova e reinventa num léxico próprio. É nessa dosagem exata entre tradição e inovação que reside a base de sua contribuição. Espedito é um criador”. Ao lado do escritor Xico Sá, ela assina os textos de apresentação em Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro. “Há alguns anos venho acompanhando com admiração o trabalho de Espedito Seleiro e fico feliz ao constatar que o devido reconhecimento a ele vem crescendo. Este livro certamente contribuirá ainda mais para isso”, reforça a curadora.
Já a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, destaca que ao revelar a trajetória de Espedito em detalhes, a publicação “evidencia o saber e a inventividade do homem do sertão, onde transparece o rico universo de manifestações de arte e artesanato do Nordeste. Sendo assim, a publicação torna-se leitura obrigatória para profissionais de atuação no mercado da moda e design, mas principalmente para todos os apreciadores e estudiosos da cultura brasileira”.

A publicação da Editora Senac Ceará possui 248 páginas, projeto gráfico assinado pelo designer cearense Érico Gondim e fotografias de Hélio Filho. De Nova Olinda, o fotógrafo estudou na Fundação Casa Grande onde aprofundou seus conhecimentos na cultura e comunicação popular, e atualmente cursa Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri. Mas foi sua relação de amizade com Espedito, desde a infância, que tornaram essa missão especial. “Foram três meses acompanhando o Mestre para fazer essas fotos. Durante as visitas, muitas vezes a gente só conversava e nessa convivência retomei a relação de afeto, que me guiou nesse trabalho. Para mim, foi um momento único, participar da construção de um livro que será um marco na vida do Mestre”, diz Hélio.
Sobre a Editora Senac Ceará
Para melhor cumprir sua missão de educar para o trabalho e proporcionar excelência no aprendizado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, fundou, no ano 2006, a Editora Senac Ceará. Publicando obras de referência, que contribuem para a difusão do conhecimento e o aprimoramento de competências de pessoas e organizações em todas as suas áreas de atuação, a Editora Senac Ceará tem um forte compromisso com a cultura e a educação profissional.
 Por meio de sua editora, o Senac Ceará oferece publicações dirigidas às mais diversas áreas do conhecimento – administração e negócios, beleza e estética, comunicação e artes, design, turismo e hotelaria, gastronomia e enologia, informática, meio ambiente, moda, saúde, entre outros. Comportamento, política, esporte e cultura, em suas várias manifestações, também fazem parte do acervo produzido pela Editora Senac, contemplando temas relevantes que vão além da sala de aula. São estudos, teorias, livros didáticos, produções acadêmicas, pesquisas e uma variedade enorme de trabalhos dirigidos a um público exigente, e interessado em aprimorar seus conhecimentos.
A editora tem como objetivo principal a publicação de títulos e obras que permitam o repasse de informação, com foco na melhoria contínua do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Seus projetos visam ainda grande alcance social, educativo e cultural, funcionando como mais uma ferramenta que ajuda o Senac a cumprir sua missão de desenvolvimento profissional. 
Entre os diversos títulos publicados pela Editora Senac Ceará se encontram os livros “Novas tecnologias aplicadas a moda”, “Em busca dos sabores perdidos”, “A espetacular arte de desenhar quadrinhos”, “Receitas para Lara”, o catálogo “A hora do Brasil”, a coletânea “Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro”.
SERVIÇO
Lançamento do livro Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro
Data: 06/05/16 (sexta-feira)
Local: Espaço da Livraria Senac – Dragão Fashion Brasil - Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Horário: 19h30
Autor: Eduardo Motta
248 páginas
Formato: 22,8 X 28 cm
*Em breve à venda na Livraria Senac Ceará, na Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Tel: 3270.5410

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.