quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Galeria Ramos Cotôco, no TJA, recebe exposição "Entre Poetas e Loucos Somos um Só", do jovem artista Victor Nunes

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), está com a exposição "Entre Poetas e Loucos Somos um Só", de Victor Nunes, aberta até o dia 17 fevereiro. São 18 telas que fazem parte da pequena mostra do trabalho do jovem artista, com curadoria da poetisa Margareth Novais. A exposição tem entrada franca e está aberta de terça a sexta-feira, de 9h às 18h, e de sábado a domingo, de 14h às 18h. 

Arte e saúde mental

A mostra surgiu de uma relação entre o então paciente Victor Nunes e a coordenadora de Saúde Mental do Município do Crato do Crato e curadora da exposição Margareth Novais. "Conheci o Victor há oito anos. Eu acompanho o tratamento dele no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e sempre o estimulei com relação à arte. Ele gosta muito de pintar e sempre que o via incentiva, até mesmo comprando obras dele. Agora, todos podem ajudar, admirando sua arte e comprando suas telas", comenta.

A obra de Victor, que antes ficava somente exposta no CAPS do Crato, passou a ganhar espaço na galeria do TJA. "Se você for no CAPS, lá é tudo colorido com as obras de Victor. Existe muito essa história do estímulo a arte", destaca a curadora.

"Com a exposição, realizamos também um sonho de Victor, que era conhecer o mar. Por isso, pensamos trazer as suas obras para Fortaleza. Eu falei para ele: 'Vamos, Victor, você vai conhecer' e foi assim. Ele não sabia de nada. Foi uma surpresa", ressalta.

Lançamento de livro

As imagens do jovem artista Victor Nunes ocupam não só a galeria Ramos Cotôco, mas também as páginas do do livro de poesias de Margareth Novais, homônimo à mostra. As telas do artista e as palavras da autora se completam no livro que teve lançamento no último dia 17 de janeiro, data de abertura da exposição, no anexo do Theatro José de Alencar. 

Mais sobre o artista e curadora

Luís Victor S. Nunes, 29, é natural de Crato. Começou a estudar Artes Plásticas na Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) aos seis anos de idade. Iniciou o trabalho de pintura em tela aos dezesseis anos, estudando no Curso de Pintura no SENAC, com a professora Teresa Arraes.

A curadora da exposição, Maria Margareth Leite Novais é natural de Porteiras-CE e reside no Crato desde os 11 anos de idade. Implantou o Hospital Dia do Cariri, com o apoio da Direção dos Serviços de Saúde Santa Teresa. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Saúde do Crato, e é responsável pela implantação da Rede de Atenção Psicossocial do Crato-RAPS e Coordena o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS III e CAPS AD.  É a primeira mulher na Região do Cariri a incentivar a Cultura Popular através dos artistas da terra para a Saúde Mental, com o resgate as danças do folclore e agora resolve unir suas antigas e recentes poesias com a pintura em tela do artista plástico e paciente do CAPS Victor Nunes. Trabalha com Saúde Mental há 22 anos.

Serviço

Exposição "Entre Poetas e Loucos Somos um Só"
Local: Galeria Ramos Cotocô (Theatro José de Alencar)
Até 17 de fevereiro de 2017
Horários de visitação: De terça a sexta-feira, de 9h às 18h, e de sábado a domingo, de 14h às 18h
Entrada franca

Enviar

Deixe seu comentário: