Pular para o conteúdo principal

Mais dois suspeitos de compartilhar mensagens com ameaças e integrar grupo criminoso são presos em Sobral

  Ao todo, três pessoas foram presas suspeitas de integrarem um grupo criminoso As ações contínuas das Forças de Segurança do Ceará na cidade de Sobral, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, resultaram na prisão em flagrante de mais dois suspeitos de integrarem um grupo criminoso e compartilharem mensagens com teor de ameaças em redes sociais. Os homens foram capturados na tarde dessa sexta-feira (19). Após informações repassadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), uma composição do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar de Ceará (PMCE), realizou diligência pelo bairro Cohab II e localizou um homem que estaria compartilhando mensagens com conteúdo de ameaça e vinculadas a uma grupo criminoso. O homem, de 24 anos, já possui antecedentes criminais por lesão corporal dolosa e porte ilegal de arma de fogo. Ainda na tarde de sexta, uma equipe de policiais civis da Delegacia Regional de Sobral capt

Renegados, Casa de Velho e Nafandus vencem a VIII Mostra de Música Petrúcio Maia

Ao longo de cinco dias de seletivas, 36 projetos musicais se apresentaram na VIII Mostra de Música Petrúcio Maia, transformando a Praia do Futuro em uma grande festa da música independente. Seis bandas foram classificadas para disputar a final, que aconteceu nesse domingo (22), no palco montado na Praça da Paz Dom Hélder Câmara (antiga Praça 31 de Março). São elas: Nayra Costa & Los Flenkys BoysDancháMurmurandoRenegadosCasa de Velho e Nafandus, essas três últimas escolhidas pelo júri, formado por Amaudson Ximenes, Nádia Sousa e Luciano Almeida, e pelo público, a partir de votação online, como as grandes vencedoras da Mostra.

Os três projetos levam o Prêmio de Circulação, no valor de R$ 15 mil, que visa promover as bandas fora do Estado do Ceará. Além disso, todos os seis finalistas também receberão cachê de R$ 1.800,00 extra, cada.

VIII Mostra de Música Petrúcio Maia movimentou a Praia do Futuro desde a última terça-feira (17/1), sempre a partir das 18h. No palco, 36 atrações mostraram ao público o talento e a pluralidade musical cearense, com estilos que variam do punk ao tradicional samba, passando pelo rap, forró, instrumental e reggae, entre outros. 

Para o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Evaldo Lima, o evento é uma oportunidade para cenário autoral da música cearense. “A Mostra Petrúcio Maia  valoriza a cultura da cidade, do rock ao forró pé de serra, sem restrição de gênero musical. Fortaleza ainda carece de espaços de incentivo à música autoral e nosso objetivo é continuar ações que já foram adotadas pela cidade, como este evento, além de oferecer novas oportunidades para esses artistas”, enfatizou o secretário. 

Sobre os vencedores
Renegados: Rock / Blues / Jazz Fusion / World Music, mas com elementos da música de várias partes do mundo, especialmente da música brasileira com raízes nordestinas. Sempre antenada com os acontecimentos atuais, a banda tem influência direta das épocas áureas do rock (anos 50, 60 e 70), com as características da pulsação, criatividade e energia das artes daquele período. Tendo um cuidado especial com a timbragem dos equipamentos e instrumentos, os músicos procuram usar sempre amplificadores valvulados para guitarras e contrabaixo. A bateria possui timbres variados e efeitos de percussão. Também são usados instrumentos como violão, harmônica, teclado e outros. Junto com o repertório autoral, a Banda Renegados faz uma viagem pelo universo musical de vários artistas e bandas como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Cream, Santana, The Doors, Raul Seixas, Luiz Gonzaga etc.
Casa de Velho: surge no início de 2015, do encontro das composições de Mateus Mesmo e a musicalidade de Plínio Câmara. O projeto estreou em agosto do mesmo ano através do edital do Teatro Carlos Câmara. Seguiu fazendo apresentações na cidade de Fortaleza, que ao tomar proporções maiores, surge a necessidade da cozinha percussiva de Rami Freitas. Sua estreia no projeto foi em apresentação no VIII Festival de Artes Cênicas. Ainda nesses primeiros meses, Casa de Velho lança seu primeiro EP que carrega como título o nome da banda. Em 2016, Marcus Au Coelho passa a integrar o projeto. Com essa formação, continuou fazendo show ao longo do ano e produziu de forma independente o álbum “Ranço”.
Nafandus: banda rock alternativo com influências que vão do rock'n'roll ao progressivo. Após um longo período de divulgação do EP "Nafandus" em festivais como Dragão do Metal, Cuca Independente, Forcaos, Rock Cordel, Grito Rock, dentre outros no estado do Ceará, o projeto passou por uma reformulação musical que influenciou no conceito de seu novo trabalho, intitulado "Unbreakable" (inquebrável), que retrata a realidade do músico independente, tendo como foco a luta constante do artista cearense para ter seu trabalho reconhecido, apesar dos desafios. A banda é composta por Lucas Santiago (Guitarra), Lucas Rodrigues (Guitarra), Lucas Ravel (Baixo)Tiago Skilo (Bateria) e Claudine Albuquerque (vocal).

Sobre os finalistas
Murmurando: com o nome vindo de um clássico resultante da parceria entre Mário Rossi e Fon Fon, o Murmurando, que fora criado em 2006, em Fortaleza, tem no seu repertório o choro como essência, influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros. É formado por jovens e já reconhecidos músicos na cena cearense, todos com instrução formal nos cursos de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). São eles: Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas). O grupo já tocou no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, I Festival Literário de Ipu, V Festival BNB da Música Instrumental, em Juazeiro do Norte e Fortaleza, Feira da Música, entre outros.
Nayra Costa & Los Flenkys Boys: Nayra Costa conquistou o público brasileiro ao participar do 1º The Voice Brasil, no qual chegou às semifinais. Embora não toque nenhum instrumento, tem um ouvido e consciência musical aguçada, o que lhe garante o respeito de todos os músicos com quem cantou. A maioridade da experiência profissional gerou o desenvolvimento de uma identidade artística e desejo em lançar seu trabalho autoral. Chamou Claudio Mendes, parceiro de longas datas, para desenvolver o projeto que mistura a voz inconfundível de Nayra aos samplers, sintetizadores, baixo e instrumentos da tradição cultural brasileira: guitarra baiana e bandolim. Também integram o grupo: Julio Cesar Santana- Engenharia de som e live percussion; Pedro Madeira- Bandolim e Guitarra Baiana; e Igor Ribeiro- Spds e percussão. Cláudio Mendes faz a direção musical e no palco: teclados, baixo e backing-vocals.
Danchá: banda de música contemporânea brasileira, natural de Fortaleza, Ceará. Surgiu em 2013, a partir do encontro do cantor, violinista e compositor cearense Danilo Guilherme com o trio instrumental Chacomdéga, que conta com Milton Ferreira no baixo, Bruno Rafael na guitarra e Pepeu na bateria. Com um estilo particular, a partir das vivências entre os integrantes, suas perspectivas sonoras e seus diálogos sobre a vida, o DanChá mergulhou num laboratório musical de criação e surgiu com uma sonoridade completamente singular.


Sobre o júri
Amaudson Ximenes: é cientista político, com mestrado em Políticas Públicas, guitarrista e fundador da banda de death metal Obskure, presidente da Associação Cearense do Rock (ACR) e produtor de eventos culturais como Forcaos e Rock Cordel
Nádia Sousa: possui vasta experiência em gestão e produção cultural, planejamento e coordenação de ações educacionais e socioculturais.
Luciano Almeida: jornalista e crítico musical com 22 anos de experiência, passou pelas redações dos principais jornais de Fortaleza, além de acompanha de perto o movimento artístico musical da cidade.

Sobre a mostra
A Mostra de Música Petrúcio Maia já se consolidou no calendário cultural de Fortaleza e vem se tornado um dos eventos mais importantes para a cena autoral cearense. Na última década, tem acompanhado o cenário musical local, apresentando um panorama da nossa música, bem como realizando um mapeamento da produção e das novas gerações de artistas.

De 2006 – ano de sua primeira edição – até 2015, a Mostra contou com mais de 350 artistas e grupos participantes. O evento homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada” e parceiro de Fausto Nilo na música ´Dorothy L´amou´, entre outros clássicos da música cearense.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza acredita na ocupação da cidade por meio de um diálogo entre artistas locais e nacionais, a fim de promover ricas trocas de experiência e conhecimento, em especial por meio das residências durante o período da Mostra.
A Mostra de Música Petrúcio Maia é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com a Associação de Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc).

SERVIÇO: VIII Mostra de Música Petrúcio Maia
Dia: 17 a 22 de janeiro
Horário: a partir das 18h
Local: na Praça da Paz Dom Helder Câmara (antiga Praça 31 de Março), Praia do Futuro.
Informações: 3262 5011
GRÁTIS

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.