terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Sesc amplia acesso à educação dos cearenses

Fortaleza ganha mais uma unidade de ensino: a Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental, com sede na avenida João Pessoa e que inicia suas atividades a partir do dia 23/1. A nova escola recebe 450 alunos, divididos em 18 turmas do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Além do ensino regular, o espaço oferece à população outras 420 vagas para turmas de Pré-Vestibular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Idiomas, e que ainda estão com matrículas abertas.
Os alunos têm uma estrutura moderna e acessível a pessoas com necessidades especiais e que conta ainda, entre vários espaços, com laboratórios de informática e ciências, sala de música, ateliê de artes, lanchonete, biblioteca, auditório e quadra de esportes. 
A escola administrada pelo Sesc*, que integra o Sistema Fecomércio-CE, é voltada especialmente aos dependentes de comerciários, mas também atende à sociedade em geral. Juntas, as instituições têm garantido uma educação respeitada, de qualidade e que vai muito além da sala de aula, transformando vidas e interferindo positivamente no destino dos estudantes.  
"Sustentado por uma proposta pedagógica que prioriza a construção de hábitos e valores, além da compreensão do ser humano em sua integralidade, o Sesc identifica e incorpora valores positivos na construção do ser, baseados numa ética de amor, na formação do jovem e na nova concepção do educador", destaca Regina Pinho, diretora regional do Sesc-CE.
Com a nova Escola, também foi possível oferecer a população mais 140 novas vagas para o Ensino Infantil (3 a 5 anos) na Escola Educar Sesc Fortaleza, localizada na Rua José Jatahy, no bairro Farias Brito. O equipamento que funciona desde 2007 já beneficiou mais de 12 mil estudantes.
Além das Escolas Educar Sesc de Fortaleza, as atividades de educação são oferecidas também nas Escolas Educar Sesc localizadas em Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte e nos Centros Educacionais Sesc Ler sediados em Aracati, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Crateús e Ibiapina. Com isso, a atuação do Sesc na educação alcança todas as regiões do Ceará e de janeiro a outubro de 2016, 17.954 alunos estiveram inscritos nos diversos projetos oferecidos pelas unidades educacionais.
As ações educacionais do Sesc são avaliadas positivamente por 90,87% dos usuários, de acordo com Pesquisa de Satisfação do Usuário, realizada pelo Instituto de Pesquisa do Comércio (IPDC) de 2016, refletindo a excelência no serviço e a necessidade de atender mais e melhor ainda o público.

Escola aberta para a sociedade
Os projetos e atividades oferecidos pelo Sesc vão além do ensino formal e chegam a toda a sociedade. São ações que abrangem desde a criança que busca uma educação diferenciada e de qualidade ao adulto que necessita retomar os estudos e qualificar-se para o mercado de trabalho, passando também pelo professor que deseja aprimorar-se em determinada área de ensino.
Para quem estuda em outra instituição de ensino e deseja aprimorar-se nos estudos, o Sesc oferece o Projeto Habilidade de Estudos (PHE), oportunizando aos alunos realizarem tarefas e pesquisas escolares após o horário das aulas.
            Os adultos que também desejam concluir o Fundamental e o Ensino Médio são acolhidos pelo projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa também acontece nas comunidades de Fortaleza e do interior, em parceria com ONGs, escolas públicas, igrejas e associações comunitárias. Nos últimos cinco anos, o projeto realizou 14.433 matrículas em todo o Ceará.
            Priscila de Albuquerque, 28, ficou dez anos afastada dos estudos por conta de uma gravidez. Em 2015, ela sentiu a necessidade de entrar em uma faculdade e se profissionalizar, e se matriculou no EJA em Fortaleza. Hoje, já formada, ela tem voos mais altos: quer passar em um concurso público e garantir um futuro que, antes, era inimaginável. "Nunca é tarde para se estudar, e a motivação maior tem que vir de você. Você é capaz de tudo, desde que esteja motivado", ensina.
            Outras iniciativas que investem na capacitação são os cursos de Pré-Vestibular e Idiomas, que entre os anos de 2012 e 2016 receberam 12.219 e 18.082 matrículas, respectivamente. Voltados prioritariamente para pessoas com renda mensal de até três salários mínimos, egressos de escola pública e que sejam comerciários ou dependentes de comerciários, eles garantem novas oportunidades e ampliam o leque de conhecimento dos alunos, abrindo-lhes as portas.
Além da capacitação de estudantes, o Sesc também investe no desenvolvimento de professores e profissionais da educação através da Formação Contínua de Educadores. Realizado em todo o Ceará, o projeto promove ações diversificadas que favoreçam a educação nas dimensões pedagógica, cultural e científica, através de palestras e oficinas que contribuam para a construção de um processo de reflexão sobre a ação, articulando teorias e práticas, além de uma leitura de mundo mais ampla.  Nos últimos cinco anos, 17.481 pessoas passaram pelas atividades de formação do Sesc.

SERVIÇO
Início de atividades Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental
Local: Av. João Pessoa, 5920 – Damas
Data: 23/01
Enviar

Deixe seu comentário: