Pular para o conteúdo principal

Bombeiros Militares apagam incêndio de veículo em Maracanaú

  1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar Quartel de Maracanaú A princípio, um veículo, que transportava uma carga de 7500 frangos, faltou freios em uma curva, tombando. O sinistro ocorreu por volta das 21h07 desta segunda-feira, 22 de abril de 2024, na Avenida Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Contudo, o acidente provocou um incêndio e deixou o condutor e o passageiro feridos. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que imediatamente se deslocaram até o local. Em resumo, para o combate e o rescaldo, se utilizou cerca de 3 mil litros de água com LGE (Líquido Gerador de Espuma). Ainda assim, as vítimas, ambos do sexo masculino, com idades de 27 e 38 anos. A vítima de 27 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações nos membros inferiores. Enquanto a vítima de 38 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações no joelho direito e dor n

Cineteatro São Luiz recebe nesta quarta, às 12h30, o Maracatu Solar, com entrada franca

Após apresentações dos maracatus Nação Fortaleza e Vozes D´África, nas duas primeiras quartas-feiras de fevereiro, o público poderá conferir neste dia 15/2, no intervalo do almoço, o Maracatu Solar, grupo que se destaca por conciliar tradição e inovações

Um encontro entre a riqueza cultural do maracatu cearense e toda a beleza e a tradição de uma das mais belas casas de espetáculo de todo o País. Os maracatus vão ao Cineteatro São Luiz, todas as quartas-feiras de fevereiro, sempre no horário do almoço. É o projeto Curta São Luiz, que realiza apresentações de diversas linguagens, começando às 12h30, como forma de contemplar o público do Centro da cidade: estudantes, comerciários, trabalhadores em geral e pessoas que vão ao bairro fazer compras, resolver questões, consertar objetos, pegar ônibus, estudar ou simplesmente passear desfrutando o ventinho e os bancos da Praça do Ferreira, para bons dedos de prosa.

No mês de fevereiro, de tradição carnavalesca, o Curta São Luiz promove a programação especial Batuques de Maracatu, saudando os 80 anos do maracatu mais antigo em atuação no Ceará, o Az de Ouro, e destacando também outros grupos que de forma singular e plural representam essa herança: Maracatu Vozes D'África, Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Solar.
O Maracatu Solar, institucionalmente um programa de formação cultural continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, tem como objetivo agregar valores a esta importante manifestação cultural de Fortaleza e servir como instrumento de formação de novos praticantes e brincantes.

Idealizado e fundado em 2006, por um grupo de artistas ligados à ONG de mesmo nome, tendo como presidente o cantor e compositor Pingo de Fortaleza, e o Griô Descartes Gadelha na sua concepção rítmica e estética, o Solar estreou no Carnaval de Rua de Fortaleza em 2007, com o tema "Maracatu Solar", contando com a participação de mais de 150 brincantes. O grupo tem sua musicalidade inspirada nos batuques do Maracatu Az de Ouro executados entre as décadas de 40 e 50 do século passado, e sua concepção estética de figural (ao contrário das fantasias já consideradas tradicionais do maracatu cearense, com forte influência das escolas de samba e dos vestuários medievais) faz referências maior a cultura afrobrasileira e a artesania cearense.

Esses fatores combinados, ritmo acelerado tocado em comum com o andamento lento, e fantasias leves, podem ser consideradas as características mais marcantes do Maracatu Solar, já que em suas estruturas de alas e figuras principais reproduz o cortejo tradicional do maracatu cearense: baliza, porta-estandarte, índios, balaieiro, negras, casal de preto-velhos, baianas, corte, batuque e tiradores de loas. Outra característica marcante do Maracatu Solar é a não utilização do "Negrume" no rosto dos seus brincantes, e a prática de pinturas tribais ancestrais e individuais pelo seu coletivo de participantes.

Os maracatus

As primeiras notícias dos maracatus, os cortejos simbólicos de representação de coroação de uma rainha negra, no Ceará, datam do final de século XIX. Contudo, foi com a criação do maracatu Az de Ouro, em 1936, que essa manifestação veio a se consolidar e proliferar na cidade de Fortaleza. Atualmente são 14 grupos na capital cearense, e muitos receberam influências diretas ou indiretas do maracatu Az de Ouro.

Programação - Todas as quartas de fevereiro, às 12h30: 
15/02 - Maracatu Solar
22/02 - 
Maracatu Az de Ouro

Local: Hall do Cineteatro 
São Luiz (Foyer), na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza.
Entrada: Gratuita
 

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.