quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Em fevereiro, o “Férias no Dragão” será palco de espetáculos teatrais e de dança de conceituados grupos cearenses

Imagem inline 4




Na programação, tem ainda Fuxico no Dragão, Planeta Hip Hop, exposições, cinema, atividades infantis e muito mais

As artes cênicas ganham destaque especial no projeto Férias no Dragão – Ceará em Alta, em fevereiro, com espetáculos de teatro e dança, todos gratuitos e para gostos variados. A temporada tem início no sábado, 4, com o coletivo As Travestidas encenando o espetáculo “Trans-Ohno”. No domingo, 5, todos os olhares se voltam para a Paracuru Cia. de Dança e sua mais nova montagem, “Bar Baro”. A programação segue até o dia 18/2 com demais apresentações, entre elas: “Urubus”, “Nada como Quando Começou”, “Devoração”, “Os Tamboretes”, “Bj dança Rosas”, “Imaginário Criador”, “ZOOM”, “Felizes para Sempre” e “Asja Lacis, já não me escreve”. Ao todo, o projeto oferece mais de 10 atrações cênicas. Lembrando que já a par

No sábado, 4, tem “Trans-Ohno” do coletivo As Travestidas, espetáculo em que os atores percorrem trajetórias pessoais de (trans)formação, levantando, assim, questões sobre o universo trans e a violência/marginalização. No domingo, 5, é a vez de “Bar Baro” da Paracuru Companhia de Dança, criada em 2000 por um grupo de jovens da praia de Paracuru. A direção artística é de Flávio Sampaio, enquanto Airton Rodrigues assina a coreografia.

No dia 9, na Praça Almirante Saldanha, é a vez de conferir a montagem colaborativa do grupo Pavilhão da Magnólia e da Cia. Prisma de Teatro: “Urubus” é baseado no texto “O Palácio dos Urubus”, de Ricardo Meireles, e tem direção de Hector Briones, coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) do ICA-UFC. A ideia é se apropriar dos espaços públicos, a partir do conceito de arte pública e do ator-performer. Ainda na quinta, 9, tem o espetáculo de dança “Nada Como Quando Começou”, do grupo No Barraco da Constância tem!, a partir das 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Trabalho desenvolvido no Laboratório de Pesquisa Teatral da Escola Porto Iracema das Artes, em 2014.

A Cia da Arte Andanças sobe ao palco do Teatro das Marias, sexta, 10, a partir de 19h, com o espetáculo “Devoração”, onde, dançando, o elenco lança questões ao público: o que é próprio do resistir? Qual a potência do corpo que resiste? Suportar o desassossego. E mais: como permanecer fortes?

No sábado, 11, os atores Ghil Brandão e Joca Andrade lançam mão do Teatro do Absurdo, de Ionesco, para apresentar o espetáculo “Os Tamboretes”, às 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar. Em cena, a vida de Benzinho e Raimunda, que vivem juntos há mais de um século. Moram isolados no alto de um edifício e sobrevivem como recicladores.

O grupo de dança Silvana Marques encerra o domingo, 12, com “BJ Dança Rosas”, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. O espetáculo alude à obra da coreógrafa e bailarina belga, Anne Teresa De Keersmaek. Uma dança que é pura escrita com o movimento.

Na quinta, 16, a Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, interior do Ceará, dá início à série de espetáculos da terceira semana de fevereiro encenando “Imaginário Criador”. É a partir do ponto de vista de uma barata que a trama se desenrola ao ar livre, a partir de 19h, na Praça Almirante Saldanha. No mesmo dia, o ator e bailarino Luiz Otávio Queiroz dança “ZOOM”. Uma aproximação toda particular com o próprio tempo. Com trilha sonora de Ayrton Pessoa Bob, o espetáculo é apresentado às 20h, no Teatro Dragão do Mar.

Clarissa Costa e John Morais, bailarinos da Omì Cia. de Dança, são as atrações da sexta, 17, no Teatro das Marias, a partir de 19h. Em duo, dançam “Felizes para Sempre”, espetáculo movido pelas questões indissolúveis e inexplicáveis do amor. Com pitadas de ironia e bom humor, passeiam entre técnicas de danças de salão e a Língua Brasileira de Sinais.

No sábado, 18, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, o Grupo Terceiro Corpo encena a peça “Asja Lacis já não me escreve”, uma montagem que resulta da imersão do coletivo no Laboratório de Teatro do Porto Iracema, em 2016, e gira em torno da figura de Asja Lacis, colaboradora de Meyerhold e de Eisenstein.

ATRAÇÕES

Quem for conferir de perto o Férias no Dragão também pode começar visitando as cinco exposições que estão em cartaz, com visitação gratuita, sempre de terça a domingo. Raimundo Cela – Um mestre brasileiro dá merecido destaque a um dos maiores pintores cearenses; A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira reúne imagens de 36 artistas brasileiros; Miolo de Pote: A Cerâmica Cearense Primitiva e Atual recupera toda a beleza da arte milenar do barro; Narrativas e Alteridade - O outro de Nós lança luz sobre o trabalho de nove fotógrafos do Nordeste, enquanto Vaqueiros mostra todo o simbolismo e paisagem do universo sertanejo e a vida do vaqueiro como trabalhador.

As tardes de sábado começam com a feirinha Fuxico no Dragão, que, a partir de 16h, reúne ao ar livre expositores de artesanatos e comidinhas caseiras, tudo em torno da Arena Dragão do Mar. A partir de 18h, os sábados também são do Planeta Hip Hop. Sob a cúpula do Planetário, quem aterrissa ali dança ou vê break ao vivo e em cores, performances favorecidas pela acústica natural da área circular.

Aos domingos, a programação infantil também anima segue pela tarde na Praça Verde do Dragão do Mar. O projeto Brincando e Pintando no Dragão, que acontece sempre de 16 às 19h, é diversão garantida para pais e filhos.

PROGRAMAÇÃO
Exposições – 9h às 19h (acesso até 18h30) De terça a sexta / 14h às 21h (acesso até 20h30) sábados, domingos e feriados > Gratuito

Dia 4 | Sábado
TRANS-OHNO - Coletivo Artístico As Travestidas
19h > Teatro > Gratuito (Ingressos liberado 02 horas antes do espetáculo) > 14 anos #teatro
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Planeta Hip Hop - 18h > sob a cúpula do Planetário


Dia 5 | Domingo
BAR BARO - Paracuru Cia. de Dança
17h > Teatro > Gratuito (Ingressos liberado 02 horas antes do espetáculo) > Livre #dança
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Brincando e Pintando no Dragão do Mar - 16 às 19h > Praça Verde


Dia 9 | Quinta
URUBUS - Pavilhão e Cia. Prisma de Teatro
17h > Praça Almirante Saldanha > Gratuito > Livre #teatroderua

Nada Como Quando Começou – No barraco da Constância tem!
20h > Teatro do Dragão do Mar > Gratuito > Classificação: 16 anos #dança


Dia 10 | Sexta
DEVORAÇÃO - Cia. da Arte Andanças
19h > Teatro das Marias > Gratuito> 14 anos #dança

Dia 11 | Sábado
OS TAMBORETES - Ghil Brandão e Joca Andrade
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Planeta Hip Hop - 18h > sob a cúpula do Planetário


Dia 12 | Domingo
BJ DANÇA ROSAS - Grupo de Dança Silvana Marques
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > Livre #dança
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Brincando e Pintando no Dragão do Mar - 16 às 19h > Praça Verde


Dia 16 | Quinta
IMAGINÁRIO CRIADOR - Trupe Motim de Teatro
19h > Praça almirante Saldanha > Livre #teatroderua

ZOOM - Luiz Otávio Queiroz
20h > Teatro Dragão do Mar > 16 anos #dança

Dia 17 | Sexta
FELIZES PARA SEMPRE  - Clarissa Costa e John Morais
19h > Teatro das Marias > Livre

Dia 18 | Sábado
ASJA LACIS, JÁ NÃO ME ESCREVE - Grupo terceiro Corpo
19h > Teatro Dragão do Mar > Gratuito > 14 anos #teatro
Fuxico no Dragão – 16h às 20h > atrações artísticas e uma feirinha com expositores de produtos criativos e gastronômicos > na Arena Dragão do Mar
Planeta Hip Hop - 18h > sob a cúpula do Planetário


* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES!

TODOS PELA ÁGUA
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), apoia a campanha contra o desperdício de água. Com a crise hídrica que o Ceará enfrenta, o Dragão do Mar aproveita a passagem de seus milhares de visitantes, neste período, para conscientizá-los sobre a importância do uso consciente da água. A Cagece também está presente no Dragão, distribuindo copinhos de Água de Beber para os artistas, em algumas atrações e entregando material de campanha.

FÉRIAS NO DRAGÃO
O Férias no Dragão – Ceará em Alta, que está sendo realizado de 6 de janeiro a 18 de fevereiro, reúne e põe em circulação mais de 40 atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, com apresentações em sua maioria gratuitas. Em janeiro, foram destaque do projeto 11 lançamentos de trabalhos de músicos cearenses, além de duas apresentações nacionais: Di Melo (19/1) e Nação Zumbi (27/1). Houve ainda, de 12 a 25 de janeiro, a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017 no Cinema do Dragão. No dia 17 de janeiro, foram abertas duas novas exposições: Raimundo Cela - um Mestre Brasileiro e A Arte da Lembrança - a saudade na Fotografia Brasileira.

O projeto Férias no Dragão – Ceará em Alta é uma realização do Instituto Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades, e patrocínio do Itaú.

SERVIÇO
Férias no Dragão - Ceará em Alta
Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas
Retirada de ingressos - As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão.

Enviar

Deixe seu comentário: