quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Exposição "Bordando a música sobre o Ceará" na Galeria BenficArte do Shopping Benfica





De 02 a 20 de fevereiro de 2017, a Galeria BenficArte (Shopping Benfica – 1º piso, av. Carapinima, 2200), apresenta a exposição “Bordando a Música Sobre o Ceará”.

A mostra objetiva revelar  à sociedade cearense o produto do Projeto “Bordando a Música sobre o Ceará”, desenvolvido durante o ano de 2016, coordenado pelas professoras Maria de Nazaré de Oliveira Fraga, Maria Dalva Santos Alves e Ana Cristina Guimarães Ferreira, com o patrocínio da ADUFC – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará.

Em exibição, o público poderá contemplar 23 músicas que cantam o Ceará, de uma forma inovadora, transportas em outra linguagem artística, o bordado à mão, o que tecnicamente pode ser considerado uma tradução intersemiótica.

Cada tela estará acompanhada de uma ficha técnica em tecido, também bordada, que informará ao visitante o nome da música que inspirou o trabalho, seu compositor e o nome da artista/bordadeira. A letra da música também estará impressa e exposta aos visitantes.

Os visitantes poderão assistir a vídeo mostrando todo o processo de produção das peças autorais em bordado, junto com a audição de músicas sobre o Ceará.

Todas as bordadeiras são professoras da UFC, aposentadas ou em atividade. São elas: Alsenir Caralho, Altair Rebouçcas, Ana Martins, AMXimenes, Célia Braga, Consuelo Landim, Cristina Cordeiro, Cristina Guimarães, Dalva Alves, Elda, Eva  Caldas,  Fátima  Azevedo,  Gutencilda  C.  Vasconcelos,  Mamélia,  M. Clarisse, Mirtes Amorim, Nazaré Fraga, Paula, Regina Magalhães, Regina Vioriano, Rilvia Santiago, Rita Barbosa, Verbena Vale, Zeneida Ribeiro.

O trabalho foi desenvolvido para propiciar aos associados da ADUFC um espaço de convivência com atividades estruturadas e potencialmente agradáveis, sem a obrigação de produzir um resultado de valor estético. No projeto, os associados participaram de oficinas de bordado e outras técnicas associadas como preparação à apreciação e releitura da música sobre o Ceará. Eles foram assessorados na releitura de trechos e/ou cenas de músicas que homenageiam o Ceará por meio da produção de peças autorais individuais sobre a temática.

A decisão de associar duas formas de expressão da arte (música e bordado) foi o que embasou tecnicamente o projeto, pois no contato com a arte a pessoa libera sentimentos e emoções, além de expandir a qualidade afetiva das relações interpessoais, havendo, ainda, a redescoberta de potenciais criativos.



Para a produção das telas foram estudados os movimentos que influenciaram a música atual sobre o Ceará como “Massafeira” e “Pessoal do Ceará”, sem descuidar de vertentes mais tradicionais e folclóricas como maracatu, forró, repente, improviso e cantoria.

Após ampla pesquisa, foram catalogadas mais de 100 músicas sobre o Ceará e usadas como fundo musical durante as oficinas de bordado.

Nos três primeiros meses foram realizados seminários a respeito da música sobre o Ceará, incluindo o estudo da obra de Alberto Nepomuceno, Humberto Teixeira,  Lauro  Maia,  Luiz  Assunção,  Patativa  do  Assaré,  entre  outros.

Na segunda etapa do projeto cada participante escolheu a música que serviu de tema para seu bordado e o produziu utilizando os pontos já aprendidos ou aperfeiçoados durante as oficinas.

Todos os bordados tiveram como suporte tecido de algodão, feitos exclusivamente com agulha, linhas e tingimento naturais, ou seja, nenhum produto industrializado entrou na confecção dos mesmos.


Serviço:
Exposição “Bordando a música sobre o Ceará”
Período: 2 a 20 de fevereiro de 2017
Local: Galeria BenficArte – 1º piso do Shopping Benfica
Visitação gratuita
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 11h 30 às 21h
Mais informações: 3243-1000

Imagens: Divulgação.

Enviar

Deixe seu comentário: