Pular para o conteúdo principal

Em casa! Felipe Jonatan é o mais novo contratado do Fortaleza

  O Fortaleza Esporte Clube anuncia a contratação do lateral-esquerdo Felipe Jonatan com contrato até abril de 2027.  O jogador, que pertencia ao Santos Futebol Clube,  chega ao Tricolor sem custos. Cria do Pici , Felipe está voltando para casa! Em 2009, o garoto treinou na escolinha do clube nos antigos campos e estruturas do Estádio Alcides Santos. Em seguida, Felipe foi integrado às categorias de base sendo formado no CT Ribamar Bezerra, onde atuou até a categoria Sub-15. Agora, o jogador de 26 anos volta ao Fortaleza para o futebol profissional com mais experiência, maturidade e a mesma humildade, sem esquecer de suas raízes. — Felipe Jonatan retorna para casa. Um jogador que iniciou sua trajetória na base do Fortaleza, e agora volta para um contrato de três anos com o clube em uma posição que considero até difícil no futebol brasileiro, com poucas opções pela esquerda que jogue em alto nível, e o Felipe é um deles. Chega para uma disputa saudável com o Bruno Pacheco, que também é

Povos indígenas do Ceará terão comitê para elaborar plano setorial de cultura

Representantes dos povos indígenas do Ceará passarão a contar com um comitê para reforço da presença de suas tradições e ações na política cultural do Estado do Ceará e para elaboração de um plano setorial de cultura indígena para o Ceará. Nesta sexta-feira, na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi realizada mais uma reunião entre a equipe da Secretaria e representantes de diversos povos, reunidos em um grupo de trabalho, como os pitaguarys, os jenipapo-kanindé e os tremembés. O grupo foi recebido pela secretária adjunta da Cultura do Estado, Suzete Nunes, e por diversos coordenadores da Secult, debatendo propostas para ampliação das ações para os indígenas na política cultural.

Participaram da reunião representantes de povos indígenas dos municípios de Itarema, Pacatuba e Maracanaú. Entre eles, integrantes do Museu Indígena Tremembé e da Secretaria de Cultura de Itarema. Além dos coordenadores de artes e diversidade cultural, Valéria Cordeiro; patrimônio histórico e artístico, Alênio Carlos; e jurídico, Daliene Fortuna, da Secult.

Como encaminhamento das discussões, que vêm acontecendo desde 2016 na Secult, foi definida a formação de um comitê de política cultural para os povos indígenas, a ser formalizado através de uma portaria publicada pela Secult. O regimento do comitê será elaborado pelo próprio grupo, com propostas trazidas pelos representantes dos povos, na próxima reunião, no dia 17 de março.

Entre as propostas debatidas estão a criação de um edital específico da Secult para manifestações culturais e artísticas indígenas e uma maior participação dos povos nos diversos eixos de atuação da Secretaria: da programação artística e cultural nos equipamentos à política de patrimônio, da salvaguarda de tradições e saberes ao reforço a museus, passando pelas ações de formação em arte e cultura.

"O plano setorial para a cultura indígena é também um instrumento para presença nas diversas áreas de atuação da Secretaria, dialogando com os diferentes setores, com a política cultural como um todo", destacou a secretária adjunta da Cultura, Suzete Nunes.

Reescrevendo a história

Ronaldo Queiroz, antropólogo e militante das lutas dos povos indígenas, destaca a ação para se construir uma política de estado. "É necessária uma ação em nível de estado pra se construir uma política indigenista em vários campos, cultura, saúde, educação. A Secult está sendo pioneira no sentido de fazer esse tipo de ação, se empenhando em construir uma política indigenista de cultura pros povos indígenas do Ceará", aponta.

"Esse é um reconhecimento da diversidade cultural do nosso Estado, desses povos originários e também da luta desses povos pela demarcação das suas terras", acrescenta, frisando que vem de longe a luta dos indígenas pelo devido reconhecimento e respeito.

"A gente está fazendo história, com esse movimento, em um estado que no século XIX negou a presença indígena aqui. Estamos reescrevendo essa história, a partir da relação com o Governo do Estado, via Secult. É uma coisa primordial o que está acontecendo. Todos os povos devem estar festejando e sem empenhando pra ocupar esse espaço", complementa Ronaldo.

Etnias unidas pela cultura

Francisco Marques do Nascimento, o Cacique Venâncio, mestre da cultura oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado do Ceará, destacou o pioneirismo dessa ação coletiva entre povos indígenas e poder público, na área da cultura.

"Isso pra nós é uma coisa que chegou em boa hora e é de suma importância. Pela primeira vez se juntam as etnias do Estado do Ceará pra elaborar um plano de fortalecimento e alternativas pra população indígena na cultura. Pela primeira vez a Secult abre as portas pra articulação dos povos indígenas no Ceará, e isso é muito importante pra cada um de nós", afirma.

"Isso é um crescimento pros nossos povos, que vão mostrar as habilidades que têm e estão escondidas. Vamos trazer pras pessoas o conhecimento da importância desse trabalho", ressalta o Cacique Venâncio.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.