quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Rede Cuca comemora três anos com investimentos e oportunidades

Em 2016, o equipamento registrou 332.404 atendimentos

A Prefeitura de Fortaleza comemora, neste dia 21 de fevereiro, os três anos da Rede Cuca, com programação especial. Além de vários projetos inéditos desenvolvidos em 2016, como o Viradão da Juventude e as Olimpíadas da Juventude, ações de sucesso ganharam continuidade e aperfeiçoamento, como o Projeto Integração, no qual alunos do nono ano do ensino fundamental público cumprem o segundo turno de atividades na Rede Cuca. As histórias vão para além dos números e se concretizam em sonhos realizados.
Investimento em oportunidades
Com mais de 730 mil jovens na Cidade, a Prefeitura de Fortaleza teve a juventude como uma das prioridades nos últimos anos. A Rede Cuca, como principal projeto da Coordenadoria de Políticas Públicas Especiais de Juventude, tem tido investimento expressivo, refletido em resultados crescentes e positivos para os jovens.
A respeito da participação juvenil, no primeiro ano da Rede (2014), a marca foi de 63.384 jovens. No ano de 2015, o número passou de 90 mil e, em 2016, quase 100 mil jovens participaram das atividades nos três equipamentos. Outros projetos adjacentes desenvolvidos na Rede Cuca no último ano conquistaram bons resultados, como o Projeto Integração e o Juventude na Onda. Em 2016, o equipamento bateu recordes, contabilizando 332.404 atendimentos.
A Prefeitura também ampliou o número de vagas em práticas esportivas e cursos de formação. Na comparação entre os anos de 2015 e 2016, a oferta de vagas teve um aumento de 18%, o que se reflete nas histórias de superação e sucesso diárias que a equipe de profissionais da Rede Cuca acompanham.

Projetos inovadores
Arraiá da Juventude
No mês de junho, 15 quadrilhas disputaram premiações no Arraiá da Juventude. Foi o primeiro ano em que a comemoração ocorreu no modelo competitivo. A premiação foi a maior do Estado do Ceará, o que garantiu projeção no meio junino. A festa foi sucesso e contou com a participação de mais de 2 mil pessoas nos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu.
Festival de Dança da Juventude de Fortaleza
O primeiro Festival de Dança da Juventude de Fortaleza, que aconteceu no mês de setembro, teve o intuito de promover um intercâmbio cultural e lançar os grupos de danças e artistas da Cidade. A iniciativa contou com a participação de 484 candidatos inscritos nas categorias balé clássico, danças urbanas, danças contemporâneas e livre.
Olimpíadas da Juventude de Fortaleza
As competições das Olimpíadas da Juventude de Fortaleza aconteceram durante todo o mês de junho. Foi a maior competição esportiva da Rede Cuca e a segunda maior do Estado do Ceará. Ao todo, foram 3.500 inscritos, distribuídos entre as 15 modalidades.
As Olimpíadas da Juventude deram vazão para o talento de muitos jovens atletas na nossa Rede, como por exemplo, a seleção Juventude Fortaleza de Vôlei, que ficou em segundo lugar no campeonato cearense. Jovens são treinados para participar de competições internacionais, como os atletas do triathlon Brendo Teleciro e Danilo dos Santos.
Juventude na Onda
O Juventude na Onda, projeto inédito em Fortaleza, apoia 15 escolinhas de surf, selecionadas por meio de edital, beneficiando 600 jovens. A iniciativa consiste em agregar conhecimentos e ajuda de custo para os instrutores de escolas de surf participantes. A ação visa contribuir para a formação de uma nova geração de instrutores, capazes de promover o desenvolvimento humano e cultural de jovens surfistas, localizados em áreas de vulnerabilidade.
I Viradão da Juventude de Fortaleza
Mais um evento inédito, o I Viradão da Juventude de Fortaleza teve como objetivo envolver ainda mais a juventude em práticas direcionadas à música, dança, teatro, literatura, esporte e empreendedorismo. Aconteceu no mês de agosto de 2016, na Rede Cuca. Foram 24 horas de uma programação diversificada, iniciando na sexta-feira (12/08) e encerrando no sábado (13/08), com oficinas, rodas de conversa, cinedebates, aulas de dança, práticas esportivas, além de atrações musicais, exposições e mostras de filmes.
Enviar

Deixe seu comentário: