terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Scale-up Endeavor abre inscrições para empreendedores  de todo país


Programa irá selecionar 200 negócios com alto crescimento e apoiá-los por meio da conexão com algumas das mentes mais brilhantes do país.
Inscrições vão até 05 de março!

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de abrir inscrições para o Scale-up Endeavor, programa que apoia empreendedores que estão se destacando pelo alto crescimento, nos mais diversos setores. O apoio acontece por meio da conexão com uma rede de mentores, formada pelos principais líderes empresariais do país, que há 17 anos doam tempo para a causa. O objetivo é que os selecionados aprendam com quem já fez e potencializem o impacto dos seus negócios para a geração de novos empregos.

Além das mentorias, a iniciativa, realizada há três anos no Brasil, promove trocas entre os participantes, que vêm formando uma comunidade das empresas que mais crescem, conhecidas como “scale-ups”.

No Ceará, empresas como Brisanet, San Paolo, A Tal da Castanha e Go Case, participaram da edição anterior do Scale-up Endeavor, e mesmo com poucos anos de abertura, já estão demonstrando resultados expressivos diante do empreendedorismo que visa a expansão. Os empreendedores desses quatro negócios tiveram a oportunidade de aprender e trocar experiências com mentores como Yves Moyen, fundador da Topskin e atual Vice Presidente do Global Business Services (GBS) - América Latina.

Depois do programa, nasceu ainda a parceria entre a sorveteria San Paolo e a empresa de polpa de frutas, Nossa Fruta. Os empresários Renan Aguiar (San Paolo) e Maria Hermanice Nogueira (Nossa Fruta) se uniram para lançar uma linha de gelatos de fruta chamada “Sabores do Brasil”. Essa ação vai durar cerca de 2 meses e os gelatos estarão disponíveis em todas as lojas da San Paolo de Fortaleza.

“A concepção da ação nasceu dos encontros de mentoria que o programa Scale Up permite. As empresas são auxiliadas para que consigam um desenvolvimento mais acelerado, criando um ecossistema de apoio para desenvolver novas estratégias”, explica a coordenadora do projeto Júlia Dias.

Em 2016, o programa teve 5.000 inscritos e selecionou pouco mais de 200 empresas. Em uma das turmas, que aconteceu em São Paulo, os participantes triplicaram de tamanho em faturamento e dobraram a quantidade de funcionários ao longo do ano.

      A edição 2017 do Scale-up Endeavor irá selecionar outros 200 negócios, de todo país. As inscrições vão até 05 de março, e os interessados podem saber mais em scaleupendeavor.org.br.

Um estudo realizado pela Endeavor Global reforça o impacto das mentorias. O levantamento analisou 2.500 empresas do setor de tecnologia, nos Estados Unidos, e uma característica chamou a atenção: no grupo que não contou com a ajuda de mentores, apenas 10% dos negócios foram bem-sucedidos, enquanto que, entre aqueles que tiveram influência direta de empresas de sucesso, o dobro de empreendedores se tornaram grandes cases.

“O Scale-up Endeavor acredita no poder dessas conexões e tem uma metodologia que potencializa o impacto das trocas. Primeiro, pensamos em formar a melhor rede, ou seja, fazer uma ótima seleção dos empreendedores e mentores. Depois, em gerir da melhor forma o tempo dos envolvidos. Por fim, criar e acompanhar entregas claras, que estejam diretamente ligadas aos desafios mais críticos para o crescimento do negócio.”, explica Júlia Dias.

O programa terá eventos oficiais de abertura, no mês de abril, seguidos pela fase de diagnóstico dos desafios, e a de apadrinhamento, na qual serão feitos os matchings entre empreendedores e mentores. Ao longo do ano serão realizadas mentorias coletivas e encontros mensais entre os líderes de empresas com maior sinergia. Além do evento de encerramento do programa, os selecionados participarão ainda dos eventos realizados pela Endeavor no país.

O empreendedor da San Paolo, Renan Aguiar, abriu o negócio em 2012 em parceria com sua atual esposa, Renata Abreu. Juntos idealizaram produzir o genuíno gelato italiano de forma exclusiva e personalizada. Em parceria com um tio de Renata, Roberto Botão, com vasta experiência como sorveteiro, desenvolveram os sabores e encontraram os melhores fornecedores de matéria-prima existentes no mundo. Assim encontraram nos Estados Unidos uma forma inovadora de vender sorvetes: misturá-los a outros ingredientes e prepará-lo aos olhos do cliente em uma pedra de mármore resfriada.

Sucesso desde seu início, a San Paolo ganhou a mentoria do programa da Endeavor e obteve bons resultados. "O programa Scale-up da Endeavor é uma grande oportunidade para você, como empreendedor, amadurecer e reconhecer os pontos que sua empresa precisa para ganhar corpo e avançar mais. Por meio da rede de contato da Endeavor e os encontros de mentoria possibilitam essa tração para lhe dar segurança no crescimento do negócio”, destaca o empreendedor da San Paolo, Renan Aguiar. Através da mentoria de Yves Moyen, a San Paolo recebeu consultoria para questões como expansão para outros estados e “dores” do crescimento do negócio. 

SOBRE A ENDEAVOR
A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto impacto e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que sonham grande e transformam os setores em que atuam; compartilha suas histórias e aprendizados; e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais informações: https://endeavor.org.br/
 
Enviar

Deixe seu comentário: