quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Uma noite búlgara no Theatro José de Alencar

Música e literatura Búlgara  na programação do Theatro Jose de Alencar
O Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento e o Theatro José de Alencar promovem nesta sexta-feira (10/02), ás 10hs, um Masterclass com a pianista bulgára Borislava Taneva. O evento é parte integrante do projeto “Panoramas Internacionais de Cultura – “Bulgária” que  acontece em Fortaleza de 09 a 26 de fevereiro de 2017.
O Masterclass é aberto ao público e contará com a participação dos alunos, Kellen Raissa Pinho, da Universidade Estadual do Ceará e João Pedro Camargo da Universidade Federal da Paraíba.
No domingo (12/02) acontece no palco principal do TJA “Uma Noite Bulgará no Ceará”. A programação é composta pelo lançamento dos livros "Onde estão as Flores?" e "A Filha dos Rios"  do escritor búlgaro radicado no Brasil, Ilko MINEV que será apresentado pela presidente da Academia Fortalezense de Letras - Fernanda Quinderé. Em seguida acontece o recital "O Piano Búlgaro" com peças de autoria de compositores búlgaros para piano solo, interpretadas pela pianista, Borislava Taneva.

Serviço: Masterclass com a pianista búlgara Borislava Taneva.
Foyer do Tja
Hora: 10:00
Aberto ao Público

Uma Noite Búlgara no Ceará
Palco Principal do TJA
Hora: 18h30
Gratuito

Saiba mais:
O projeto “Panoramas Internacionais de Cultura” tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária. A 1ª edição do PIC aconteceu em 2016 em Sófia, capital da Bulgária, e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, com destaque para o cinema.
A programação irá reunir vários artistas búlgaros, entre eles a pianista Borislava Taneva, o multi-artista Orlin Atanasov; os fotógrafos brasileiros, Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, e o fotógrafo francês residente na Bulgária Pierre Etienne Jay, na mostra “Olhares contemporâneos – brasileiro e estrangeiro – sobre a Bulgária”.
A programação contará ainda com exibição de longas e curtas-metragens, incluindo filmes de animação, encontros literários, além da tradução de poesia búlgara de Maria da Guia Silva Lima.
Uma Noite Búlgara no Ceará:

O escritor Ilko Minev nasceu em Sofia, na Bulgária, onde cursou Letras. Foi dissidente político exilado na Bélgica, onde estudou Economia, antes de se fixar no Brasil. De São Paulo foi morar em Manaus, onde literalmente se apaixonou e criou raízes. Foi empresário e Cônsul Honorário dos Países Baixos em Manaus por mais de 30 anos, onde segue vivendo e dedicando-se à sua arte literária.

Borislava Taneva é pianista - intérprete, compositora, professora,  musicista de câmara, membro de júri de concursos internacionais, colaboradora de diversos conservatórios europeus e organizadora de eventos musicais, com grande função ativa na vida cultural contemporânea na Bulgária e na Europa. Atualmente desempenha também a função de Vice-Reitora de Relações Internacionais e Assuntos Artísticos da Academia Nacional de Música "Pancho Vladigerov", em Sófia.

Mais informações: http://www.zicciz.org/
Enviar

Deixe seu comentário: