terça-feira, 21 de março de 2017

Alunos da Rede Cuca lançam documentário sobre o bairro Mondubim

A exibição ocorrerá no teatro da Rede Cuca Mondubim, às 15h
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, promove, na quarta-feira (22/03), às 15h, no teatro da Rede Cuca Mondubim, o lançamento do documentário “Pensar a Cidade”. O trabalho foi produzido por 14 jovens, sob a orientação do professor Kiko Alves, como resultado final do curso de formação de documentários. A produção apresenta um retrato histórico do bairro Mondubim, por meio da memória dos seus primeiros moradores. A entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade.
Inspirado na obra do autor Ítalo Calvino, Cidades Invisíveis, o trabalho surgiu após a provocação do orientador, Kiko Alves, em sala de aula: “o quanto você conhece a cidade em que mora? O quanto você conhece do outro lado da sua rua?”.
De acordo com o professor, muitos jovens que frequentam a Rede Cuca têm pouca vivência da cidade, dos espaços culturais, dos equipamentos públicos. “Além das discussões em sala de aula, nós tivemos a vivência nos espaços comunitários. Tivemos aulas nas praças, ruas, Centro de Fortaleza, Centro Dragão do Mar e Cineteatro São Luiz. A proposta de formação da Rede Cuca envolve mais que o manejo técnico. É claro que os meninos aprendem as ferramentas técnicas para executar as ações do mundo real, para trabalhar em TV e produtora, mas para além disso, aprendem o lado humano da formação, e é isso que tem sido um grande diferencial, que tem feito com que os jovens permaneçam no equipamento”, afirma.
O Cuca Mondubim disponibiliza equipamentos profissionais que contribuem para qualidade das produções. São câmeras de vídeo profissionais, equipamentos de captação de som, estúdio de TV, computadores para edição, entre outros. Todos acessíveis ao interesse dos jovens.
Esse projeto ajudou a conhecer minha cidade e vai ajudar muitas pessoas. Durante o processo de construção, todo mundo procurou se ajudar, o que é muito importante. O que mais gostei foi visitar as casas para saber e conhecer a história de cada morador”, contou Alessandro Severiano Ribeiro, 18 anos.
OportunidadeA Prefeitura de Fortaleza oferta, mensalmente, uma média de 5 mil vagas para cursos de formação e práticas esportivas, na Rede Cuca. Para fazer a inscrição é necessário ter entre 15 e 29 anos.
Serviço
Lançamento de documentário sobre o bairro Mondubim

Dia: quarta-feira (22/03)
Hora: 15h
Local: teatro do Cuca Mondubim (Rua. Santa Marlúcia, S/N- Mondubim)
Entrada Gratuita
Enviar

Deixe seu comentário: