sábado, 25 de março de 2017

Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro serão comemorados com oficinas e roda de conversa

Programação conta com oficinas de acrobacia, danças africanas, capoeira e roda de conversa com o ator Ricardo Guilherme

As Escola Públicas de Circo e de Teatro da Vila das Artes se unem à Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira para realizar um dia de comemorações pelo Dia do Circo e pelo Dia Mundial do Teatro. “Corpo Artístico Africano” é o título do evento que reúne oficinas de acrobacia, dança e capoeira que serão ofertadas durante todo o dia por alunos da Unilab e pelo professor Ricardo Nascimento, docente da instituição. As comemorações se encerram com uma Roda de Conversa com o ator Ricardo Guilherme.
Todas as ações formativas serão gratuitas e acontecem a partir das 9h, do dia 27 de março
O dia começa com a oficina de Acrobacia focada nos movimentos da capoeira, de 9h às 12h. A partir das 14h acontece uma oficina de danças africanas que vai até às 17h. Encerrando a programação de oficinas haverá uma roda de capoeira e de dança, começando às 17h30. As atividades formativas serão coordenadas pelo professor da Unilab, Ricardo Nascimento e ministradas pelos alunos da instituição.
RODA DE CONVERSA
O ator, diretor e dramaturgo, Ricardo Guilherme é o convidado para uma Roda de Conversa que encerra as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia do Circo. O artista fala a partir do tema Teatro Radical: ética,  poética e  estéticas, na Sala 04, às 19h, do dia 27. A ação é aberta a atores, diretores  e  demais interessados no tema.
Na ocasião, Ricardo Guilherme trata dos conceitos e pilares que fundamentam o Teatro Radical Brasileiro, fazendo uma alusão as raízes primarias do teatro. Segundo ele, o método, ao buscar as raízes estruturais do fenômeno teatral, busca também as raízes antropológicas do homem brasileiro. Ele aborda ainda a questão do Teatro Radical Brasileiro como um modo de refletir a cultura brasileira, sobretudo a trans-historicidade dos seus mitos.
As ações contam com a parceria da Unilab – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Sobre o Dia do Circo
Dia 15 de março é Dia Internacional do Circo, já dia 27 é o dia do Circo no Brasil. A data é uma homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897. Piolin se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Sobre o Dia Mundial do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961. pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A primeira mensagem internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, na França, em 1962. Esta mensagem é traduzida  para diversos idiomas e lida para milhares de espectadores antes de espetáculos em teatros do mundo inteiro.
Programação geral:
Comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Dia do Circo
9h às 12h – Oficina de acrobacia com movimentos da capoeira

12h às 14h – Intervalo

14 às 17h – Oficina de danças africanas
17h30 às 18h30 – Encerramento – roda de capoeira e dança
19h às 20h30 – Roda de Conversa com o ator e diretor Ricardo Guilherme sobre Teatro Radical
SERVIÇO:
O que: Comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Dia do Circo
– O Corpo Artístico Africano – Oficinas de acrobacia, dança e capoeira
– Roda de Conversa com o ator e diretor teatral Ricardo Guilherme
Professores das oficinas: Ricardo Nascimento e alunos da Unilab
Quando:  27 de março de 2017
Horário:
– Oficinas – de 9h às 18h30
– Roda de Conversa – 19h às 20h30
Inscrições: Encerradas
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Oficinas – Sala de dança
Roda de Conversa – Sala 04
Mais informações: 
Ricardo Nascimento - Professor da Unilab
Fone: 9 9791.7592
Breno Moroni - Coordenador da Escola Pública de Circo
Fones: 3252.1444/3105.1410
Enviar

Deixe seu comentário: