terça-feira, 28 de março de 2017

Dia Mundial do Teatro foi comemorado nesta segunda, 27/3, no Theatro José de Alencar

O Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta segunda-feira, 27/3, ganhou comemoração com programação especial no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), fechando a Semana de Teatro. Um grande público acompanho na tarde desta segunda as apresentações de diversas peças teatrais, no mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses, que excepcionalmente esteve aberto nesta segunda-feira, para celebrar a data especial.

A tarde foi aberta com o grupo Juventude Positiva da ONG Frente de Assistência a Criança, do Lagamar Prado, apresentando o espetáculo "O Menino Azul", no foyer. Em seguida, o público assistiu à peça "Padaria Espiritual", com Oscar Roney, Ronaldo Agostinho e Talhes Valério, no saguão do TJA, e participou da alegria da Xilito Palhaçada, da Escola de Narradores e da Escola de Palhaçaria e Circo Escolana Praça José de Alencar e na calçada do teatro

Duas apresentações encerraram a programação nesta noite: "Morte Anunciada", adaptada e interpretada por Oscar Roney, com direção de Francinice Campos, no porão do TJA, e "Os Tamburetes", com Gil Brandão e Joca Andrade, no Palco Principal. 

Semana de Teatro

A Semana do Teatro no TJA, que se encerrou nesta segunda-feira, teve por objetivo estimular cada vez mais as pessoas a frequentar o teatro, valorizar a dramaturgia cearense, o fazer teatral, e também reconhecer no José de Alencar papel estratégico e fundamental para a política cultural, com o Sistema Estadual de Teatros, na memória afetiva e na formação das pessoas, através do Curso Princípios Básicos de Teatro, das oficinas, da Biblioteca Carlos Câmara, especializada em teatro, a única do Ceará com esta característica.

"Esta foi uma semana especial para o Teatro, dedicada aos amigos, colaboradores, classe artística e toda a comunidade. Ela marca o retorno do Theatro José de Alencar a este centro de pensamento sobre as artes cênicas sobre o fazer teatral que é um papel que o TJA exerce, principalmente, por ter o Centro de Artes Cênicas (Cena), um lugar de formação e experimentação". 

Toda a programação permanente do Theatro José de Alencar está disponivel no site da Secult, www.secult.ce.gov.br, e nas páginas da Secult e do TJA no Facebook.
Enviar

Deixe seu comentário: