terça-feira, 21 de março de 2017

Escola Municipal é a primeira do estado a funcionar com energia solar

Instituição, localizada no bairro do Siqueira, irá produzir 4.500 kWh/ano de deixará de emitir 4.630 kg/ano de CO2 para meio ambiente

Neste mês de março, Fortaleza passou a contar com a primeira instituição de ensino pública a funcionar com energia renovável. A recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, localizada no bairro do Siqueira, conta com 10 placas fotovoltaicas para produção da sua própria energia, estimada em 4.500 kWh/ano, gerando uma economia de cerca de R$ 2 mil/ano. Vale ressaltar que a escola atende cerca de 500 alunos, do 6º ano ao 9º ano, residentes nos bairros Canindezinho, Parque São Vicente e Siqueira.

As placas fotovoltaicas da escola foram doadas pela Fênix Solar, empresa genuinamente cearense responsável também pela instalação desses painéis. Segundo Carlos Kleber, Diretor de Engenharia da Fênix Solar, com esses equipamentos acessíveis na escola, cria-se uma oportunidade para que os alunos conheçam o sistema solar fotovoltaico e entendam como ele funciona. “Inclusive, isso faz com que despertem desde cedo o importante sentimento de preservação do meio ambiente através da geração de energia utilizando fontes naturais renováveis”, comenta.

Inclusive, a Fênix Solar realizará a capacitação no sistema de energia solar para os professores de ciências. A iniciativa tem como objetivo, instruir e repassar informações ao alunos sobre o funcionamento e benefícios das placas solares na escola.

Tecnologia
Para acompanhar a produção de energia na instituição, a Fênix Solar disponibilizou um aplicativo chamado SMA Sunny Portal. Com ele é possível que todos (autoridades, alunos, professores, entre outros) tenham acesso e possam acompanhar a quantidade de energia gerada por dia na escola, fazendo um comparativo mensal ou anual.

Essa não é uma realidade apenas de Fortaleza, já que, de acordo com o Greenpeace, a partir do segundo semestre deste ano, aproximadamente 40 instituições municipais em diferentes estados do país devem passar a contar com captação de energia renovável.

Projetos
A empresa possui em sua cartela diversas obras concluídas e em andamento, todas ligadas à instalação de painéis fotovoltaicos. Como é o caso do Lar Torres de Melo, com a  instalação de 384 placas, gerando uma economia de 17 mil kWh/mês. Outro projeto é a instalação de 222 painéis solares no estacionamento da rede de lojas da Via Direta, resultando uma economia de 9 mil kWh/mês. O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) passará a funcionar no final de fevereiro com energia solar. A Fênix Solar instalou 112 módulos de 270 watts, o valor do investimento gira em torno de R$ 195 mil. 
Sobre a Fênix Solar
A Fênix Solar nasce como um importante braço da Fênix Engenharia e OK Empreendimentos, tendo seu trabalho inteiramente voltado para as energias renováveis, mais precisamente a energia solar. A empresa desde a sua fundação já traz um know how de profissionais experientes, com trabalhos realizados em todo o Brasil e América Latina. Além disso a Fênix Solar é distribuidora oficial de duas importantes marcas globais: a SMA e Sunlight. Os serviços abrangem tudo que é relacionada a geração de energia fotovoltaica. Desde a venda, instalação e distribuição de produtos ao treinamento e capacitação de profissionais e parceiros.
Enviar

Deixe seu comentário: