terça-feira, 28 de março de 2017

No dia Mundial do Teatro, TJA lança Chamada Pública de Ocupação Artística para grupos e artistas cearenses

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lançou nesta segunda-feira, 27/3, Dia Mundial do Teatro, a Chamada de Ocupação Artística do Theatro José de Alencar 2017. O objetivo da chamada pública é selecionar grupos e artistas cearenses para comporem a programação dos mais variados espaços do Theatro, de junho a dezembro de 2017. Os agentes culturais podem fazer a inscrição online e gratuita pelo site http://tja.redelivre.org.br/, até o dia 11 de abril. São 16 espaços disponíveis e muitas possibilidades de desenvolvimento de trabalhos artísticos no tradicional e representativo teatro do Ceará, um espaço de referência nacional. 

A partir da chamada, o Theatro José de Alencar receberá propostas de diversas linguagens artísticas e culturais, incluindo teatro, música, dança, circo, audiovisual, artes visuais, artes digitais, literatura, moda, gastronomia, entre outras, para ocupar os diversos espaços: palco principal, foyer, pátio, calçada e os espaços do Anexo do TJA: Teatro Morro do Ouro, Galeria Ramos Cotoco, Praça Mestre Pedro Boca Rica e as salas de Dança, Teatro, Canto, Música e Multiuso. Também haverá espaço para propostas de formação artística e pensamento.

Segundo a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, o objetivo é promover cada vez mais a participação de artistas cearenses na programação do TJA, destacando a produção local. "Em diálogo com os artistas, produtores e grupos culturais, lançamos essa chamada pública, de forma apostando nas propostas criativas desses agentes", comenta.


Categorias da chamada

A Chamada de Ocupação Artística do TJA 2017 está dividida em duas categorias: a primeira delas com pagamento de cachê; a segunda, para apoio institucional do TJA, incluindo cessão de pauta, apoio logístico, divulgação, cessão de sonorização e iluminação, além da destinação da arrecadação de bilheteria para o grupo/artista. 

Para proposta de ocupação com cachê, somente poderão se inscrever pessoas jurídicas de direito público ou privado. Para propostas de ocupação com apoio Institucional, poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos que tenham relação direta com o objeto do projeto a ser realizado ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins econômicos, que apresentem expressamente, em seus atos constitutivos, finalidade ou atividade de cunho artístico e/ou cultural, compatível com a proposta inscrita. 

Integração com o Mapa Cultural

A Chamada de Ocupação Artística do TJA 2017 está integrada à plataforma do Mapa Cultural do Ceará, banco de dados integrante do Sistema de Informações Culturais do Estado do Ceará (Siscult). Para efeito de inscrição, todos os proponentes deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, através do www.mapa.cultura.ce.gov.br, mesma plataforma que tem sido utilizada para outras chamadas públicas e editais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, facilitando o acesso dos agentes culturais e democratizando o acesso aos editais para cidadãos de todo o Ceará.
Enviar

Deixe seu comentário: