quarta-feira, 8 de março de 2017

Prefeitura de Fortaleza inaugura duas estações de carros elétricos e assina Termo de Cooperação com Unifor e Enel

O prefeito Roberto Cláudio entrega nesta quinta-feira (09/03) mais duas estações dos Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO), o sistema público de carros elétricos compartilhados de Fortaleza. Na ocasião, também serão anunciadas as novidades do Pacote VAMO 2017, que prevê, por exemplo, a redução da tarifa de uso, além da assinatura de Convênio de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Fortaleza, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Enel Distribuição Ceará (Enel) para o desenvolvimento de pesquisas em mobilidade elétrica. A solenidade ocorrerá às 9h30, no Campus da Unifor, Bloco M (sala M-22).

Com sistema coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), as novas duas estações do VAMO estão localizadas no Campus da Unifor (Av. Valmir Pontes, esquina com Av. Washington Soares) e na Praça da Igreja Matriz da Parangaba (Rua Sete de Setembro, 218). Com isso, Fortaleza vê aumentar as alternativas de transporte e mobilidade urbana sustentável, contando agora com dez estações e vinte veículos 100% elétricos, sendo quinze do modelo compacto “Zhidou EEC L7e-80” e cinco do modelo “BYD e6”.

A cerimônia de assinatura do convênio de cooperação entre as três instituições é continuidade da parceria firmada no dia 25 de janeiro, com o objetivo de viabilizar pesquisas sobre mobilidade elétrica e de inovação no transporte público e particular de Fortaleza. Para a realização desse estudo, também será lançado na Unifor o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (CPqMEL), no sentido de estimular o uso de veículos elétricos por meio de pesquisas científicas, propor novas soluções de mobilidade elétrica aplicáveis a Fortaleza e a outros centros urbanos do país, além do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN),  que tem o objetivo de construir plataforma de informações tecnológicas que subsidiem a avaliação do crescimento do sistema de veículos elétricos de Fortaleza.

Além da cerimônia e da inauguração das novas estações, o prefeito lançará o Pacote VAMO 2017. Dentre as novidades, serão anunciados os detalhes sobre a redução da tarifa de uso dos carros elétricos compartilhados, assim como o projeto de inserção de vagas para apoio e novas funções do aplicativo do sistema, que são medidas que incentivam o uso e o compartilhamento dos veículos.

Serviço
Inauguração de duas novas estações do VAMO e assinatura de Convênio de Cooperação Técnica
Data: 09 de março de 2016 (quinta-feira)
Horário: Às 9:30
Local: Campus da Unifor – Bloco M – Sala M-22
Enviar

Deixe seu comentário: