terça-feira, 21 de março de 2017

Prefeitura de Fortaleza promove ações de combate à tuberculose

Durante a semana do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24/03, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove ações educativas e de promoção à saúde em diversos pontos da Capital.

Todos os postos de saúde de Fortaleza intensificarão as atividades no seu território de atuação, como também em locais com intenso fluxo de pessoas (praças, terminais de ônibus, centrais de serviços com atendimento ao público). Dentre os objetivos da semana, destacam-se a intensificação da busca ativa de sintomáticos respiratórios; o diagnóstico da tuberculose através da oferta do exame laboratorial; o resgate dos pacientes faltosos no tratamento da doença; a divulgação dos sinais e sintomas da tuberculose; e o encaminhamento para o tratamento.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Em Fortaleza, o diagnóstico e tratamento da doença são ofertados nos 109 postos de saúde. Raiane Martins, assessora técnica do programa de controle da tuberculose, orienta a população em relação ao atendimento. “O sintoma mais importante é a tosse persistente produtiva ou não. Se a pessoa está apresentando esse quadro de tosse há três semanas, deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo do local onde reside para a realização do exame. Além do diagnóstico é fundamental o início imediato e a conclusão do tratamento, que é realizado diariamente por um período de seis meses”, esclarece.
Enviar

Deixe seu comentário: