segunda-feira, 13 de março de 2017

Prefeitura inicia cursos de qualificação profissional para usuários de álcool, crack e outras drogas em situação de rua

Ao final dos cursos do Projeto Novos Caminhos, que têm início nesta terça-feira (14.03), serão ofertadas bolsas de trabalho para os participantes que se destacarem.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDS) e da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), em parceria com Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), dará início, nesta terça-feira (14.03), aos cursos de qualificação profissional do Projeto Novos Caminhos. A iniciativa é voltada para reinserção social de usuários de álcool, crack e outras drogas que vivem em situação de rua.  
A solenidade de abertura acontecerá às 13 horas, na Faculdade Apoena (Rua Princesa Isabel, 1533 – Farias Brito) e contará com a presença do titular da SDS, Elpídio Nogueira, da coordenadora Especial e adjunta da CPDrogas, Marta Gonçalves e Patrícia Studart, da articuladora da SENAD em Fortaleza e Maracanaú, Regina Barroso, da representante do Movimento da População de Rua, Fernanda Gomes de Sousa, e do diretor da Faculdade Apoena, Daniel Farias.
Os cursos serão distribuídos em Arcos Ocupacionais, utilizando de metodologia que permita a aprendizagem do conteúdo programático para pessoas com baixo nível de escolaridade. A meta é realizar 14 cursos com carga horária de 60h/aulas, sendo 40h/aulas teóricas e 20h/aula de atividades práticas, contemplando 200 pessoas. As áreas dos cursos serão divididas da seguinte forma: alimentação, manutenção de praças e prédios públicos, turismo, serviços, estética, mecânica e construção civil.
Os cursos serão realizados na Faculdade Apoena (Rua Princesa Isabel, 1533 - Farias Brito) de terça a quinta-feira, no horário de 13h às 17 horas. Com início em 14 de março e previsão de término para 11 de abril, as primeiras turmas contam com 93 vagas, divididas nos seguintes cursos: portaria (21), manutenção de praças (19), auxiliar de serviços gerais (15), pintor de parede (17), servente de pedreiro (16).
Serão ofertadas bolsas de trabalho após a conclusão dos conteúdos programáticos dos cursos ofertados. Além disso, todos os participantes receberão orientação para elaborar seus currículos profissionais com base nas experiências profissionais adquiridas, qualificações já realizadas, além de informações pessoais, auxiliando o usuário na criação de um perfil de trabalhador.
De acordo com a coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas, Marta Gonçalves, o alcoolismo e o uso de drogas são problemas frequentes entre as pessoas em situação de rua. “O projeto possibilitará que as diversas políticas públicas possam oportunizar o resgate da cidadania e autoestima daquele indivíduo, respeitando as habilidades de cada um e assegurando o acesso à renda para os concludentes do processo formativo”, ressalta. Para a adjunta, Patrícia Studart, assistente social por formação, o município vem trabalhando de forma intersetorial para diminuir as desigualdades sociais existentes, disponibilizando cursos de qualificação profissional. Já o titular da SDS, Elpídio Nogueira, afirma que “o projeto viabiliza condições reais de inserção social por meio da qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho. São ações como essa que a Prefeitura de Fortaleza realizará ao longo desses quatros anos para promover a integração social dessas pessoas”.
Os alunos beneficiados do Projeto são usuários que utilizam os serviços municipais: Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Unidade de Acolhimento, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e Centro de Convivência.

Projeto Novos Caminhos
   O Projeto Novos Caminhos visa promover o resgate da cidadania e autoestima de indivíduos adultos que fazem uso de álcool, crack e outras drogas que se encontram em situação de rua, por meio de ações de capacitação que visam a qualificação e requalificação profissional com perspectiva na inclusão produtiva como forma de aumentar as condições de inserção social. As atividades do projeto estão organizadas em quatro eixos: convívio social, qualificação profissional, inclusão produtiva e provisão de auxílio moradia.

:: Serviço
Projetos Novos Caminhos
Programação da Cerimônia de Abertura dos Cursos
Data: 14 de março de 2017
Horário: 13h
Local: Faculdade Apoena- Rua Princesa Isabel, 1533 – Farias Brito


Programação
13h - Mesa de Abertura
 ·    Diretor da Faculdade Apoena - Daniel Farias
·         Coordenadora Especial da CPDrogas e coordenadora Adjunta -  Marta Gonçalves e Patrícia Studart
·         Articuladora da SENAD em Fortaleza e Maracanaú - Regina Barroso
·         Representante do Movimento da População de Rua- Fernanda Gomes de Sousa
·         Secretario da SDS – Elpídio Nogueira
·         Usuário/aluno do Projeto Novos Caminhos
13h30min - Entrega Simbólica do Material do Curso (camisas, apostilas, mochila, lápis, etc).
14hApresentação artística por meio de declamação de Poesia pelos Usuários do Centro de Convivência e Pousada Social Cirlândio Rodrigues de Oliveira
14h30 – Considerações finais
Enviar

Deixe seu comentário: