terça-feira, 7 de março de 2017

Próxima sexta, 10 de março. Clássicos na Lagoa apresenta Quarteto de Cordas Vovó Dedé

A união de dois violinos, uma viola e um violoncelo e um repertório que une compositores eruditos, como Joseph Haydn, Amadeus Mozart e Sebastian Bach, são os ingredientes da próxima apresentação do projeto Clássicos na Lagoa, que realiza todos os meses concertos de música erudita no Porangabuçu. A atração do evento é o Quarteto de Cordas Vovó Dedé, que reúne instrumentistas da Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé, instituição criada há mais de 20 anos que tem como eixo central a formação musical. O repertório da apresentação inclui também o compositor brasileiro Villa-Lobos.

Em função do carnaval, o evento, que normalmente acontece às primeiras sextas-feiras de cada mês, será realizado excepcionalmente no dia 10 de março, às 17 horas, na região conhecida por reunir um complexo de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), às margens da Lagoa do Porangabuçu.

O Quarteto de Cordas Vovó Dedé iniciou a apresentação do seu repertório de Música de Câmera em 2013, com o objetivo de incentivar a audição de jovens músicos, bem como despertar neles o gosto pelo trabalho musical em grupo. Dirigido pelo violinista e professor Joselito Carvalho, o grupo é composto pelos instrumentistas Marcos Leite (violino1), Rafael Ribeiro (violino 2), Amauri Barbosa (viola) e Yanaêh Vasconcelos (violoncelo).

A Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé, que surgiu como uma escola de ensino fundamental na Barra do Ceará, é responsável pela educação musical de mais de 300 jovens, que aprendem a dominar instrumentos como violão, acordeom, piano, violoncelo, flauta e violino. A instituição, mantida pela família do empresário Mansueto Barbosa, falecido em 2002, é responsável pela formação de grandes músicos como as pianistas Michelle Lucena e Karina Toledo, que já se apresentaram no projeto Clássicos na Lagoa e atualmente estudam em um conservatório de música na França.

Clássicos na Lagoa
O Clássicos na Lagoa vem incentivando, desde o ano passado, a apreciação da música erudita por meio da apresentação mensal de grupos de formação musical clássica. O projeto é fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), que está construindo um grande hospital de referência em cardiologia no Porangabuçu, o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã, que promovem formação musical e intercâmbio de experiências.

Serviço:
Clássicos na Lagoa
Apresentação: Quarteto de Cordas Vovó Dedé
Data: 10 de março de 2017
Horário: 17 horas
Local: Lagoa do Porangabuçu

Repertório:
Aria da 4 corda: J.S. Bach

String Quartet Op. 76, No. 2 -  Joseph Haydn:

1. Allegro
2. Andante o più tosto allegretto
3. Menuetto. Allegro ma non troppo
4. Vivace assai

String Quartet No. 17 in B-flat major (K. 458) - W.A. Mozart:

1. Allegro vivace assai
2. Menuetto and Trio. Moderato
3. Adagio, in E-flat major
4. Allegro assai

Bachiana n 4:  Heitor Villa -Lobos

Bachiana n 5:  Heitor Villa-Lobos
Enviar

Deixe seu comentário: