quinta-feira, 2 de março de 2017

QUINTA A DOMINGO: 18° Festival Jazz & Blues em Fortaleza

18° Festival Jazz & Blues: agora é em Fortaleza
De quinta a domingo o Festival reapresenta grandes shows que marcaram a programação serrana


Adriano Grineberg e os convidados Ana Ca​nãs e Mamour Ba. Foto: Chico Gadelha


Depois da temporada serrana com muita música boa em Guaramiranga, o 18° Festival Jazz& Blues chega a Fortaleza depois da Quarta-feira de Cinzas para mais quatro dias de programação. Será de quinta a domingo, 02 a 05 de março, com shows no Cineteatro São Luiz e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e oficinas no Teatro Celina Queiroz e CCBNB.

Oficinas

A programação em Fortaleza começa na tarde de quinta-feira com duas oficinas, ambas às 15h. Os violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo (Duofel), o instrumentista de sopros Carlos Malta e o percussionista Robertinho Silva, que formam o Duo+Dois, ministram oficina no Teatro Celina Queiroz. No CCBNB, a atividade será com o baixista cearense radicado em São Paulo Michael Pipoquinha. Quem quiser conferir, é só chegar.

Os shows em Fortaleza

Dois grandes shows abrem a programação musical do Festival em Fortaleza na quinta-feira, 02 de março. No Cineteatro São Luiz, às 19h, sobe ao palco um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil, o pianista e cantor Adriano Grineberg, tendo como convidados a cantora Ana Cañas e o percussionista e cantor senegalês Mamour Ba. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2016, Adriano Grineberg recebeu cinco indicações na edição de 2017 deste mesmo prêmio, que acontece em abril.

Também na quinta-feira, 02 de março, no Anfiteatro Dragão do Mar, Corey Harris Band (EUA) apresenta-se a partir das 20h30. O grupo é liderado pelo guitarrista americano do Colorado, Corey Harris, aclamado pela crítica como um dos poucos bluesmen contemporâneos capazes de canalizar a emoção crua e direta do delta-blues acústico sem se sair como um historiador obcecado por autenticidade. Embora versado sobre os primórdios da história do blues acústico, ele mistura uma variedade considerável de influências - de Nova Orleans ao Caribe e à África - em sua música ricamente expressiva.

Na sexta-feira, o Festival Jazz & Blues estará no Cineteatro São Luiz com o Duo+Dois, quarteto integrado por três entidades da Música Instrumental Brasileira: o renomado Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, o músico de sopros Carlos Malta, conhecido como "Escultor do Vento", e o lendário percussionista Robertinho Silva. O repertório contemplará versões de clássicos da MPB de Edu Lobo, Milton Nascimento, Tom Jobim, João Donato, Baden Powell, entre outros.

No sábado, no Cineteatro São Luiz a partir das 19 horas, mais dois shows que foram super aplaudidos em Guaramiranga. A começar pelo duo formado pelo baixista Michael Pipoquinha, cearense radicado em São Paulo, que aos 20 anos já é um veterano dos palcos e desponta como um dos principais nomes da sua geração, e o baterista Denilson Lopes, um dos mais atuantes bateristas cearenses, que já gravou e tocou com grandes nomes da música brasileira dentro e fora do Brasil. Na sequência, o público vai conferir o belíssimo Tributo a Django Reinhardt, um dos criadores do Jazz Cigano, apresentado pelo violonista Marcos Maia, a cantora Paula Tesser e mais Paulo Leniuson (violino), Lucas Araújo (violões), Claudio Miranda (contrabaixo acústico) e Marcelo Holanda (bateria). 

Cinema e Música no domingo

Músicos da Casa do Blues, associação de músicos de blues do Estado do Ceará, se reúnem para interpretar temas referentes à trilha do filme Cadillac Records, de Darnell Martin, buscando reproduzir todo o clima e sonoridade da época. Às 16h acontece a Sessão Sonora, com a exibição do filme. Às 18h sobe ao palco a banda, composta por membros dos grupos De Blues em Quando (Diogo Farias nas gaitas, Alvin nas guitarras slide, lapsteel e cigarbox), Blues Label (Roberto Lessa na guitarra e vocais, Leonardo Vasconcelos nos teclados, Victor Fontenele no baixo, Marcelo Holanda na Bateria), além de Marília Lima (vocais), Felipe Cazaux (guitarra e vocais) e Cláudio Oliveira (guitarra e vocais).

Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 18° Festival Jazz& Blues tem como patrocinadores: Rede, Indaiá, Hipercor e Banco do Nordeste. Apoio Cultural:  Casa Pio, Prefeitura de Guaramiranga, Mercadinhos São Luiz, Dakota, Servis, Cineteatro São Luiz e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento:  ENEL. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação, APAMA  e Ministério da Cultura. 

SERVIÇO
18° Festival Jazz & Blues  em Fortaleza - De 02 a 05 de março. Shows: Dia 02 às 20h30 no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); De 02 a 04 às 19h no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro), dia 05 Sessão Sonora às 16h e show às 18h no Cineteatro São Luiz. Shows do dia 02: acesso gratuito. Shows de 03 a 05: R$ 20 / R$ 10. À venda na bilheteria do  Cineteatro São Luiz. Oficinas gratuitas: Dia 02 - Duo+Dois às 15h no Teatro Celina Queiroz (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - Unifor); Michael Pipoquinha às 15h no CCBNB (R. Conde d'Eu, 560 - Centro). Informações: (85)3262.7230. www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). 

PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA

02.03 (QUINTA)
Teatro Celina Queiroz
15h - OFICINA: Duo+Dois (SP/RJ)
Auditório do CCBNB
15h - OFICINA: Michael Pipoquinha (CE/SP)
Cineteatro São Luiz
19h00 - SHOW: Adriano Grineberg (SP) convida Ana Cañas (SP) e Mamour Ba (Senegal)
Anfiteatro Dragão do Mar
20h30 - SHOW: Corey Harris Band (EUA)

03.03 (SEXTA)
Cineteatro São Luiz
19h00 - SHOW: Duo+Dois (Duofel, Carlos  Malta e Robertinho Silva) (SP/RJ)

04.03 (SÁBADO)
Cineteatro São Luiz
19h00 - SHOWS: Michael Pipoquinha (CE/SP) e Denilson Lopes (CE) / Jazz Cigano - Tributo a Django Reinhardt, com Marcos Maia e Paula Tesser (CE)

05.03 (DOMINGO)
Cineteatro São Luiz
16h00 - SESSÃO SONORA: Exibição de filme Cadilac Records
18h00 - SHOW: Casa do Blues (CE)

* Programação sujeita a alterações
Enviar

Deixe seu comentário: