quarta-feira, 8 de março de 2017

Sesc inaugura Unidade Móvel Saúde Mulher


Com o início das atividades externas da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc amplia o acesso à saúde, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero. A inauguração oficial do equipamento de saúde acontece nesta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a partir das 9h, no Posto de Saúde Regina Maria da Silva Severino, no bairro Canindezinho. Na ocasião, participam o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, o prefeito Roberto Cláudio, além de diretores do Sesc Ceará e autoridades da área da saúde.
No bairro Canindezinho, o Sesc Saúde Mulher leva estrutura para realizar gratuitamente exames preventivos de mamografia e Papanicolaou a mulheres encaminhadas previamente pelos postos de saúde atendidos pela Regional V. Além disso, as equipes de Educação em Saúde do Sesc desenvolvem na comunidade do entorno palestras, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre cuidados com a saúde, com o intuito de promover uma postura preventiva na população.   
A Unidade ficará pelo menos 60 dias no local, e a estimativa é de que no local sejam realizadas 2.280 mamografias, 1920 exames cipatológicos e 6.000 atendimentos nas ações de educação em Saúde.

Como funciona?
Os exames são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da Regional V, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel.
Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.
Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidente serão encaminhadas pelo município para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que dará seguimento ao tratamento adequado.

Sobre a Unidade Sesc Saúde Mulher
  Implantado em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde
O veículo dispõe de equipamentos para realização dos exames, que são ofertados com o intuito de reforçar o sistema de saúde local, facilitando o acesso das mulheres aos serviços disponibilizados, através da parceria entre Sesc e as prefeituras municipais.
 A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório para exames de Papanicolaou, sala de mamografia contendo mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para ações educativas, além de servir como recepção e sala de espera.
No primeiro ano de atividades, a Unidade percorre o município de Fortaleza e Região Metropolitana. A proposta é levar posteriormente a realização de exames preventivos para todo o Ceará.

Ampliação da rede de atendimento
O local escolhido para os atendimentos iniciais da Unidade Móvel foi mapeado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, sendo diagnosticada uma demanda reprimida nos bairros da Regional V. A Unidade Sesc Saúde Mulher reforça a rede de atendimento às mulheres de Fortaleza e Região Metropolitana. 
A iniciativa vem para contribuir com a diminuição nos casos de câncer de mama e de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa para 2016 era de 860 casos de câncer de mama e 300 de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres de Fortaleza.

SERVIÇO
Inauguração Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no bairro Canindezinho
Local: Posto de Saúde Regina Maria da Silva Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canindezinho)
Data: 8/3
Horário: 9h
Informações: (85) 3464.9369
Enviar

Deixe seu comentário: