quarta-feira, 12 de abril de 2017

2° Festival de Malhação do Judas acontece neste sábado (15) em Fortaleza





Aberto ao público e já tradição em Fortaleza, o 2° Festival de Malhação do Judas será realizado neste sábado no Bairro Jardim América, às 18h.

O evento, idealizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Jardim América e Adjacências (AAJA), contará com uma equipe de jurados convidados para a avaliação dos candidatos que contempla a criatividade do tema escolhido, melhor testamento do Judas, apresentação de figurino, entre outras atividades. Com premiação em dinheiro para o vencedor, as inscrições seguem até o dia 14 de Abril, sem taxa de custo.

Dona Regina Maria, 67 anos, vencedora da primeira edição foi uma das pioneiras a produzirem a arte no bairro, com quase 25 anos ininterruptos. Ela conta que na época da Semana Santa, sem condições de colocar peixe na ceia, teve a ideia de produzir o primeiro Judas, improvisado, todo feito á mão, com a cabeça desajeitada feita com molas e a roupa do genro, iniciativa que deu certo e que atualmente gera renda para a família.

“O primeiro Judas do sinal foi o meu, depois de uma dificuldade financeira, no dia da Semana Santa eu não tinha peixe para comer, foi quando tive essa ideia com meu irmão, de fazer um boneco e ele vender, com a roupa do meu genro que peguei escondida, no ano seguinte fiz cinco Judas bem melhor e não parei mais, todos os anos falo que vou parar de fazer, mas ainda não consegui”, disse.

Artesões “Judeiros” chegam produzir e vender mais de 400 bonecos nesta época. Dona Regina chega a faturar R$ 1.800,00 na confecção dos bonecos. 

Dona Regina não esconde sua animação e empenho para o festival. Ela disputará novamente esse ano, mas seu judas é um segredo que será revelado apenas no evento.

Tradição que se estende por vários anos em toda América Latina nas comunidades cristãs, a Malhação do Judas que também é conhecida como a Queima do Judas, é realizada no Sábado de Aleluia, ritual que simboliza a morte de Judas Iscariotes, que segundo a Bíblia foi o traidor de Jesus.

SERVIÇO

15/04/2017 – Sábado (18h);
Local: Praça da Caixa D’Água
Rua Jorge Dumar s/n, em frente ao colégio Paulo VI - Bairro Jardim América.
Enviar

Deixe seu comentário: