quinta-feira, 13 de abril de 2017

Audiência pública debate sobre situação do rio Jaguaribe

Audiência será realizada na próxima segunda (17), às 14, no Núcleo de Informação tecnológica (NIT) em Limoeiro do Norte
A comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, presidida pelo deputado Carlos Matos, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, presidida pelo deputado Roberto Mesquita, realiza audiência pública para debater a grave situação por que passa o rio Jaguaribe e os impactos socioeconômicos na região, decorrentes da crise hídrica no Ceará.

A audiência será realizada na próxima segunda (17), no Núcleo de Informação tecnológica (NIT), da cidade de Limoeiro do Norte, às 14h, e atende solicitação do deputado Heitor Férrer.

Os debates acontecem em dois momentos. A primeira discussão será em torno das questões ambientais, envolvendo o assoreamento do rio e a necessidade de repovoamento das matas ciliares.

Em seguida, os debates serão concentrados nos impactos socioeconômicos dos 21 municípios do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, redução das áreas irrigadas, queda no emprego e renda e falta de água potável provocada pela crise hídrica instalada na região.

Dados do Relatório da Comissão para Acompanhar e Monitorar o Andamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco e Uo de suas Águas no Estado do Ceará, aponta que dos 90 mil hectares irrigados do estado, a crise hídrica provocou queda de 40 mil hectares, o que representa uma redução de R$ 800 milhões de renda bruta e 96 mil empregos diretos e indiretos.

Serão convidados autoridades e usuários do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, englobando prefeitos, vereadores, secretários de meio-ambiente, secretários de recursos hídricos, secretários de agricultura, produtores rurais, irrigantes, presidentes de comitês de bacias e a sociedade.

Sobre o rio Jaguaribe: O mais importante rio cearense, com extensão de 633 km, nasce na Serra da Joaninha, no Município de Tauá, e deságua no Oceano Atlântico, no município de Aracati. Ao todo, 62 açudes recebem suas águas, beneficiando 81 municípios.

Serviço:
Audiência Pública
Tema: Grave situação por que passa o Rio Jaguaribe e os impactos socioeconômicos na região, decorrentes da crise hídrica no Ceará.
Data: 17 de abril de 2017.
Horário: 14h.
Local: Núcleo de Informação tecnológica (NIT) - Localizado à Rua Cônego Bessa, número 2381 - Centro - Limoeiro do Norte.
Enviar

Deixe seu comentário: