quarta-feira, 5 de abril de 2017

Bicicletar ultrapassa 1,5 milhão de viagens em Fortaleza



O sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, o Bicicletar, acaba de ultrapassar 1,5 milhão de viagens na cidade, apresentando-se como um meio de transporte seguro, com rápido deslocamento e que não polui o meio ambiente. Com pouco mais de dois anos do início do programa, o sistema já contabilizou mais de 1.513.297 viagens (até 04/04/2017) e oferece na cidade um total de 80 estações, disponibilizando um total de 800 bicicletas compartilhadas.

Com projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o sistema Bicicletar foi inaugurado em 15 de dezembro de 2014 como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A Unimed Fortaleza segue como patrocinadora do sistema na Capital e a empresa Serttel é a operadora e responsável pela manutenção técnica nos equipamentos.

Segundo avaliação recente, nesse período, o Bicicletar ainda permanece no ranking como o sistema mais utilizado no Brasil, contabilizando uma média de 6,1 viagens por bicicleta diariamente, apresentando uma maior utilização em dias úteis. Após a consolidação do sistema com 80 estações, o sistema já verificou uma média de 2.600 viagens em dias úteis. Já aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia.

O estudo também revela que 88% dos usuários consideram o Bicicletar “Bom” ou “Ótimo”; cerca de 33% dos usuários são mulheres; 75% dos usuários têm entre 15 e 35 anos de idade; 60% escolhem o sistema, pois realiza deslocamento mais rápido; e cerca de 38% dos usuários são estudantes. Até o momento também deixaram de ser emitidas mais de 544 toneladas de gás carbônico na atmosfera (até 04/04/2017) com a utilização das bicicletas compartilhadas, já que esse seria o montante produzido caso essas viagens tivessem sido realizadas por carros.

Atualmente, o Bicicletar conta com mais de 160 mil usuários cadastrados, sendo 86% desse total utilizando o Bilhete Único. Para fazer o cadastro, obter mais informações e consultar as estações disponíveis, basta acessar: www.bicicletar.com.br.

Mini Bicicletar
Seguindo as diretrizes de tornar a capital cearense a cidade mais ciclável do Brasil, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Unimed Fortaleza, dá mais um passo à frente dentro da política de uso do transporte não motorizado e lança o Mini Bicicletar como uma ação educativa. A iniciativa, prevista para ter início em junho deste ano, busca incentivar o uso do transporte por bicicletas desde a infância, por meio de ações educativas e opções de lazer para crianças em espaços públicos, fomentando assim alternativas de mobilidade urbana sustentável, trazendo a conscientização de que a bicicleta é um veículo e que é possível se locomover usando outros meios de transporte, que não apenas o carro, despertando interesse para um meio de mobilidade mais sustentável.

O Mini Bicicletar terá início com cinco estações distribuídas em praças e locais públicos com espaço adequado, oferecendo 50 bicicletas infantis na cidade. As primeiras praças a serem contempladas pelo sistema serão o Lago Jacarey, Pólo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio, Praça das Flores, Praça Luiza Távora e Beira Mar.
Enviar

Deixe seu comentário: