terça-feira, 11 de abril de 2017

Comida di Buteco em abril, é de lei! Fortaleza realiza concurso pela 7ª vez de 14/04 a 07/05





Criatividade dos petiscos cearenses é colocada à prova do público de 14/04 a 07/05 durante a 7º edição do concurso Comida di Buteco 

Já consolidado no calendário nacional, o Concurso Comida di Buteco chega, este ano, a sua 18ª edição. Fortaleza vai novamente participar do evento, chegando em sua 7ª edição e concorrendo ao melhor buteco do país. A capital cearense receberá o evento de 14 de abril a 07 de maio e terá participação de 16 estabelecimentos. Com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz – buteco extensão de sua casa, o Comida di Buteco se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional. O tema da edição 2017 é o cereal, tão popular na mesa do brasileiro.

Nacionalmente o concurso que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas  dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO  BRASIL. O concurso foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.  O concurso é o único nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.

Butecos participantes

O Comida di Buteco disponibiliza um aplicativo para que se conheça melhor todos os participantes tanto do Ceará quanto do restante do Brasil. Ele está disponível para smartphones que operam no sistema Android (http://migre.me/wnoSL) e iOS (http://migre.me/wnoTe). Confira abaixo os participantes cearenses:

Alma Gêmea – petisco: Camarão Sertanejo (Camarão empanado em carne de sol desfiada e farinha de mandioca servido com couve, paçoca e molho tártaro)
Endereço: Rua Dragão do Mar, 30 - Praia de Iracema
Funcionamento: terça a quinta das 17h às 0h00; sexta e sábado das 17h às 2h.

Alpendre – petisco: Kibeer (Kibe feito com cevada, acompanhado com molho de iogurte caseiro, lúpulo e hortelã. Petisco feito com ingredientes de cerveja)
Endereço: Rua Torres Câmara, 181 lj 1. - Aldeota
Funcionamento: Terça a sexta das 17h à 00h, sábado a partir de 10h à 0h00 e domingo 11h às 18h

Bar Chá da Égua – petisco: Velas do Mucuripe (Filé de tilápia na crosta de aveia com molhos especiais da casa)
Endereço: Av. Gomes de Matos, 302 - Montese
Funcionamento: Terça e quarta das 17h até 3h, quinta sexta e sábado da 17h até 4h30.

Bar do Helano – petisco: Bolinho do Cazuza (Bolinho de arroz recheado com queijo muçarela)
Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 2310 - Joaquim Távora
Funcionamento: Terça a sexta das 16h às 0h00, sábado das 12h às 0h00.

Bar do Nem – petisco: A Esperança da Jeriquita e suas Cumades (Bolinho de purê de jerimum, batata doce, batata inglesa, macaxeira, leite de coco, manteiga da terra e queijo gorgonzola, maionese de barbecue, barbecue de tamarindo e molho de pimenta caseira)
Endereço: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 - Mercado São Sebastião
Funcionamento: Segunda a sábado das 7h às 15h, domingo 7h à 12h.

Bar O Camocim – petisco: Mestre Lucas (Filé de peixe branco ao molho agridoce de maracujá)
Endereço: Rua Padre Mororó, 1012 - Centro
Funcionamento: Domingo das 12h às 20h, segunda a sábado das 16h às 0h00.

Boozer's – petisco: Pastel Celestino (Pastel feito com a massa à base de farinha de quinoa, recheado com carne de sol, feijão verde e queijo coalho)
Endereço: Rua Carlos Vasconcelos, 834 - Meireles
Funcionamento: Quarta 19h às 0h, quinta 19h às 2h, sexta e sábado 19h às 3h, domingo 19h às 0h.

Boteco do Arlindo – petisco: Três meninas (Três panquecas recheadas, carne de sol, creme de arraia e frango caipira. Uma homenagem ao compositor Fausto Nilo e sua música "Meninas do Brasil")
Endereço: Rua Carlos Gomes, 83 - José Bonifácio
Funcionamento: Terça a sexta das 17h30 às 0h00, sábado e domingo das 11h30 às 20h

Canto do Baião – petisco: Grelhado de coxa desossado no molho laranja (Coxa com sobrecoxa no molho laranja)
Endereço: Rua Capitão Uruguai, 56 - Aerolândia
Funcionamento: Todos os dias das 9h às 23h.

Carneiro do Tércio – petisco: Coxinha de Frango da Tia (Deliciosa combinação de coxinha de frango apimentada acompanhada no molho especial da Tia)
Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 1123 - Aldeota
Funcionamento: Terça a sábado das 8h às 0h00, domingo das 8h às 18h

Espaço Casa da Sogra – petisco: Sogra Alada (Crie asas e voe bem alto ao experimentar essa delícia. Meio da asa levemente picante empanada com farinha panko, acompanha molho barbecue, geleia de pimenta e farofa crocante)
Endereço: Rua Vasco da Gama, 1072, Fundos - Monteses
Funcionamento: Sábado e domingo das 11h30 às 21h

Kina do Feijão Verde – petisco: Cordeiro da Filhota (Cordeiro trinchado com cerveja puro malte)
Endereço: Rua João Cordeiro, 1697 - Aldeota
Funcionamento: Terça a quinta das 16h às 23h, sexta das 16h às 0h30, sábado 16h às 23h.

Outras Palavras – petisco: Coxinhas Sem Massa (Três coxinhas sem massa, servidas com os deliosos molhos especiais da casa)
Endereço: Rua Ana Bilhar, 1470 b - Varjota
Funcionamento: De quarta a domingo a partir das 16h

Picanha Iracema – petisco: Camarão com ervas a Doritos (Camarões empanados com Doritos servidos com geleia de pimenta)
Endereço: Rua Joaquim Alves, 104 - Meireles
Funcionamento: Quinta a domingo das 11h às 23h

Teresa & Jorge – petisco: Joaquim Manoel (Pastel com recheio de bacalhau cremoso e temperos especiais)
Endereço: Rua João Cordeiro, 540 - Praia de Iracema
Funcionamento: Quarta,quinta e sexta 18h à 1h, sábado 17h às 0h e domingo 14h às 22h

Varandão da Vila – petisco: Munguzá de Buteco (Munguzá salgado, uma iguaria perfeita com ingredientes regionais)
Endereço: Av. Osório de Paiva, 1612 - Parangaba
Funcionamento: Quarta a sabado das 16h às 23h

2017 é ano de CEREAIS

A escolha visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.  O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país, além de nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos. No Brasil e no mundo, os cereais são o grupo alimentar mais consumido.

Além disso, apresentam grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas. Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco.

Os cereais que podem compor as receitas são: arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa e trigo. Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSAe como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar. Em 2017, o concurso é apresentado por Teacher’s, tem como cerveja oficia: Devassa. Os patrocinadores são McCain, Trident, Getnet  e MasterCard. A promoção é de TV Verdes Mares e  Perdigão. O apoio é feito por Tabasco, Hellman’s, Chandon, Odhen by Teknisa, Diário do Nordeste,    Abrasel, Hotel Sonata de Iracema e Senac. A apuração fica por conta da Vox Populi. 
Enviar

Deixe seu comentário: