quarta-feira, 5 de abril de 2017

Complexo Hospitalar promove o I Seminário Cearense de Comunicação Segura em Hospitais

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), promove, no próximo dia 6 de abril (quinta-feira) o I Seminário Cearense de Comunicação Segura em Hospitais. O objetivo é analisar os principais problemas de comunicação nas instituições sanitárias, refletindo sobre suas causas e possíveis caminhos para enfrentamento. O evento é organizado pelos setores de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente dos dois hospitais.

O evento encerra a II Semana de Segurança do Paciente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, que será realizada de 3 a 6 de abril nos dois hospitais, e comemora o 4º aniversário da Portaria 529/2013 que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente. “Falhas na comunicação têm produzido eventos adversos graves, resultando até em perdas de vidas. Faz-se necessário debater a Comunicação Segura, uma das metas do Ministério da Saúde para a Segurança do Paciente, conhecendo como ela está sendo desenvolvida na prática e que lacunas precisam ser resolvidas”, explicou a chefe do SVSSP da MEAC, Eugenie Néri.
Na abertura, o presidente do ISGH, Flávio Deuleufeu, abordará o tema “A Segurança do Paciente como eixo do alinhamento estratégico institucional”, em mesa coordenada pelo gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola, Carlos Augusto Alencar Júnior. Em seguida, a médica Jordana Parente Paiva, presidente da comissão de Mortalidade da MEAC, e o professor da Faculdade de Medicina e membro conselheiro do CREMEC, Mauro Giffoni, debatem sobre “O registro em prontuário: desafios cotidianos para uma assistência segura”, sob coordenação da presidente da Comissão de Revisão de Prontuários da MEAC, Clarisse Uchoa de Albuquerque. O encontro será encerrado com a mesa-redonda “Comunicação segura em saúde e uso de mídias digitais”, com a participação do médico Rainardo Puster, do HUWC, e da jornalista Danielle Campos de Aguiar, chefe da Unidade de Comunicação Social da MEAC, e coordenação da gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Josenília Alves Gomes.
Podem participar profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Comunicação, além de outros interessados. São ofertadas 150 vagas. As inscrições, gratuitas, serão aceitas exclusivamente pelo e-mail cursos@meac.ufc.br, no qual os candidatos deverão informar nome, CPF e instituição de origem.
----------
Mais informações sobre a programação: (85) 3366.8503.
Informações para a Imprensa: (85) 3366.8577.

Enviar

Deixe seu comentário: