segunda-feira, 3 de abril de 2017

DUO SIQUEIRA LIMA REALIZA CONCERTO NO TEATRO TAPERA DAS ARTES DIA 08 (SÁBADO), ÀS 19H



 Retomando a programação do Encontro Mestre&Aprendiz-Tocando ffotíssimo, a dupla também irá compartilhar conhecimento com os alunos da Tapera das Artes, de 04 a 08,  através de aulas, palestras e oficinas.

O renomado Duo Siqueira Lima realiza o concerto “UNO” no próximo dia 8 (sábado), às 19h, no Teatro Tapera das Artes dentro da programação do  Encontro Mestre & Aprendiz - Tocando ffortíssimo, realizado pelo  Centro de Pesquisa e Difusão daArte-Imaginário em parceria com a Tapera das Artes, patrocínio da Nacional Gás, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Usibras, Grupo FAN, M Dias Branco, Acal, Cagece e Banco do Nordeste. Para a apresentação será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento. A entrada é gratuita.
Esta é a segunda edição do projeto que já trouxe no ano passado Hermeto Pascoal, Fábio Pascoal e Toninho Ferragutti e QuintetoCordas Arte do Som, que propõe diálogos abertos com excelentes mestres da música e daluthieriabrasileira, sob a direção artística, musical e pedagógica do Maestro Ênio Antunes. E a dupla convidada estará de 04 a 08 de abril, compartilhando conhecimento através de aulas, palestras e oficinas.
“O EMA - Encontro Mestre e Aprendiz - do qual somos os convidados da edição de Abril (que contará em outras edições com participações de nomes como Hermeto Pascoal e João Carlos Martins), começa no dia 4 com um encontro intenso entre nós e os estudantes deste projeto maravilhoso. Vamos trabalhar com as crianças em diversos aspectos do nosso instrumento - o violão. Falaremos sobre técnica, interpretação, ouviremos um por um e daremos toques específicos para ajudar no desenvolvimento de cada um”, explica o violonista Fernando Lima.
“Tudo isso ocorrerá durante a semana até sexta-feira. No sábado haverá o concerto de encerramento onde o Duo Siqueira Lima se apresentará, primeiramente, sozinho e na sequência nós vamos interagir com os alunos e professores do projeto. Formaremos trios, quartetos e no final faremos um "Tutti" (termo italiano utilizado para dizer quando toca todos os músicos juntos), quando o Duo será acompanhado pela Orquestra de Violões do EMA, com a regência do maestro Ênio Antunes, coordenador do projeto, finaliza a violonista Cecília Lima.

O Duo Siqueira Lima é um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade com um trabalho que une o clássico ao instrumental brasileiro. O Duo detém diversos prêmios e se destacam pelo sucesso de público e crítica seja nos EUA, na Europa ou na Ásia.   
A versatilidade técnica, musical e interpretativa do Duo resultou em três álbuns com o repertório abrangendo da música barroca europeia ao popular sul-americano e em junho passado o Duo Siqueira Lima lançou o cd ‘The Art Of Duo Siqueira Lima’, pela GuitarCoop que traz um repertório diversificado que vai do popular ao erudito.
Trailer do cd THE ART OF Duo Siqueira Lima: https://youtu.be/-2QNr7_9UZ0

Sobre o DUO SIQUEIRA LIMA
Cecília e Fernando se conheceram no II Concurso Internacional de Violão PROMUSICA/SESC em 2001 na cidade de Caxias do Sul (Brasil) onde dividiram o primeiro lugar entre participantes de vários países. Esse evento foi crucial para a formação do Duo e para o início de uma carreira internacional.
Desde 2003, quando tiveram sua estreia na Europa, eles se apresentam frequentemente no continente, como também nos Estados Unidos, América do Sul e África. Já atuaram para públicos de Paris, Milão, Madrid, Londres, Dublin, Bruxelas, Amsterdam, Lausanne, Luxemburgo, Moscou, Minsk, Varsóvia, Bratislava, Sarajevo, Nova York, Los Angeles, Miami, Dallas, Las Vegas, Pretória, Luanda, México, Montevidéu e várias capitais brasileiras.
Eles também são solicitados a realizar Workshops e Master Classes em diversas instituições e festivais de música pelo mundo como no Conservatoire Royal de Liège (Liège – Bélgica), XIV Wiosenne Koncerty Gitarowe (Szczecin – Polônia), University of Florida (Gainesville, Flórida – USA), SMU Meadows School of Arts (Fort Worth, Texas – USA), Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Rio de Janeiro-Brasil), entre outros.
Site oficial: www.siqueiralima.com

Apresentação CECILIA SIQUEIRA
Nasceu em Paysandu, Uruguai, no ano de 1982. Veio de uma família de músicos importantes. Seus pais, professores de violão, Julio Siqueira e Raquel Franco, a encaminharam para o mundo da música ainda pequena e aos 15 anos de idade já conquistava o primeiro prêmio em um concurso nacional de violão.
Possui uma carreira internacional invejável viajando pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Apresentou-se, entre outros lugares, no aclamado Royal Festival Hall em Londres.
Mudou-se para São Paulo em 2003, onde recebeu orientação do professor e violonista Henrique Pinto e, assim, iniciou o seu trabalho em duo com Fernando de Lima.

Apresentação FERNANDO DE LIMA
Nascido em 1978 em São Bento Abade, pequena cidade do estado de Minas Gerais, teve uma infância bastante musical por meio de sua família que sempre cultivou a cultura musical mineira. Interessou-se pelo violão clássico aos 12 anos de idade e iniciou seus estudos com Luis Carlos da Silva, continuando com Marcelino Diogo Leite no “Conservatório Maestro Marciliano Braga” em Varginha (MG), mudou-se para São Paulo e teve como principal mestre o professor e violonista Henrique Pinto.
 Destacou-se em sua geração quando realizou sua primeira turnê na Europa. Sua estréia em Londres, no Bolívar Hall Guitar Festival, recebeu excelentes críticas de uma das mais importantes revistas do mundo do violão, a “Classical Guitar Magazine”, que publicou: “Ouvimos um violonista com excepcionais qualidades técnicas e de elegância musical”.
Além de solista e camerística, Fernando desenvolve um trabalho profundo como pesquisador de repertório, arranjador e é professor do bacharelado em violão na Faculdade Cantareira em São Paulo.
  
SERVIÇO
Encontro Mestre & Aprendiz apresenta Duo Siqueira Lima,  com o concerto “UNO”
Quando: 08/04 (sábado), às 19h
Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz  / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)
Informações: (85) 3361-2704
ACESSO GRATUITO
*Será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro, onde serão distribuídos ingressos 1 hora antes do evento.
Enviar

Deixe seu comentário: