quarta-feira, 19 de abril de 2017

Livro Comida di Buteco reúne 55 receitas de petiscos do norte a sul do país

Marco cultural brasileiro fundamental, o botequim surgiu, ao que tudo indica, em torno de 1780, e vem ganhando cada vez mais histórias ao longo do tempo. O livro Comida di Buteco é uma homenagem ao concurso que seleciona todos os anos, desde 1999, os melhores botecos espalhados por cidades de todas as regiões do Brasil, e que ajuda a preservar a tradição de cada um desses pequenos comércios. O lançamento é da Globo Estilo.

A publicação reúne mais de 50 receitas criadas por botecos participantes de diversas edições do concurso, que está em seu 18º ano. Comida di Buteco traz pratos variados de 20 cidades diferentes do país, como Manaus, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre.

São receitas criativas e típicas, como a asinha invertida com geleia de laranja, do Teresa & Jorge, que representa Fortaleza (CE).  O petisco é composto por Tulipas de frango desossadas, recheadas com purê de macaxeira e bacon. Para acompanhar, um molho de alho e geleia de laranja.

“Ao chegarmos finalmente às 5 regiões brasileiras, é com muito orgulho que aceitamos o convite para registrar um pouco destas vidas transformadas pelo Comida di Buteco através de algumas receitas”, afirma Flavia Rocha, idealizadora do Comida Di Buteco. “Cada uma delas traz uma característica destes negócios  familiares e suas regiões e esperamos que possam ser reproduzidas nas casas de
muitas pessoas, afinal, elas foram criadas dentro das casas de cada dono de buteco”, conclui.

“Me apaixonei imediatamente pela ideia de fazer um livro reunindo as receitas dos fantásticos, mas desconhecidos, cozinheiros brasileiros: os donos dos botecos!”, afirma Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

Além do passo a passo das receitas, o livro conta a história de cada um dos estabelecimentos e de seus donos. Além de ajudar os leitores a preparar um bom petisco para receber os amigos em casa, Comida di Buteco é também um guia de botecos de qualidade que valem a visita, por também refletirem as tradições regionais em cada prato que servem.

Edição 2017

Fortaleza recebe o Comida di Buteco até 07 de maio com participação de 16 estabelecimentos. O tema da edição 2017 é o cereal, bastante popular na mesa do brasileiro. O concurso disponibiliza um aplicativo para que se conheça melhor todos os participantes tanto do Ceará quanto do restante do Brasil. Ele está disponível para smartphones que operam no sistema Android (http://migre.me/wnoSL) e iOS (http://migre.me/wnoTe).

Nacionalmente o concurso que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas  dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO  BRASIL. O concurso foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.  O concurso é o único nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.


Título: Comida di Buteco
Autor: Vários
Gênero: Culinária
Páginas: 136
Formato: 18,9X24,6
ISBN: 9788525062611
Preço: R$ 59,90
E   Editora: Globo Estilo
Enviar

Deixe seu comentário: