segunda-feira, 10 de abril de 2017

Prefeitura de Fortaleza vai implantar novos binários no Parque Santa Rosa, Siqueira, Parangaba e Maraponga


Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (06/04), o prefeito Roberto Cláudio anuncia mais três binários a serem implantados em Fortaleza ao longo deste ano de 2017, no intuito de otimizar a rede de circulação de pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelos bairros Parque Santa Rosa, Siqueira (Regional V), Parangaba e Maraponga (Regional IV).

Coordenados pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do grupo técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), os novos projetos buscam alcançar a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais nessas regiões. Os trabalhos serão realizados numa parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e as Regionais IV e V.

Binário Parque Santa Rosa (Rua Tulipa Negra / Rua Eduardo Araújo)
Com obras já em andamento, o bairro Parque Santa Rosa será contemplado com um binário a ser compreendido pelas ruas Tulipa Negra e Eduardo Araújo, cuja requalificação, com pavimentação e drenagem, viabilizou o projeto no local. Neste momento, as vias estão sendo requalificadas com novo pavimento e calçamento, com serviços de micro-drenagem, como nivelamento de pontos de visita (tampas de bueiros) e requalificação de calhas de drenagem, além de nova iluminação e requalificação de pontos de parada.

Na região, todo o fluxo se concentra atualmente na Rua Tulipa Negra, que, por ter sentido duplo, apresenta vários pontos críticos de acidentes, principalmente no cruzamento com a Rua Cônego de Castro. Com o projeto do binário, a Rua Tulipa Negra passará a operar no sentido oeste-leste (Parque Santa Rosa - Mondubim), enquanto a Rua Eduardo Araújo passará a ter sentido inverso leste-oeste (Mondubim - Parque Santa Rosa). O sentido único das vias será no trecho entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral.

Com a readequação das vias, será implantada também uma ciclofaixa bidirecional da Rua Eduardo Araújo, entre as ruas Cônego de Castro e Pedro Cabral, e uma ciclorrota no trecho entre as ruas Pedro Cabral e Manuel Sátiro, garantindo uma ligação cicloviária desde a Rua Cônego de Castro até a estação de Metrô Aracapé, com mais 1,8 km de infraestrutura cicloviária. Com a implantação do binário, nenhuma linha de ônibus será alterada.

Binário Rua Nereu Ramos / Rua José Meneleu (Parangaba / Maraponga)
O projeto do binário envolvendo as ruas José Meneleu e Nereu Ramos tem como foco resolver a atual problemática de conflitos de tráfego naquela região, além de problemas pontuais de congestionamento nos bairros Maraponga, Parangaba, Itaperi e Vila Peri. Além das vias principais, o programa também envolverá especificamente as ruas Manoel Teófilo, Antônio Bandeira, 1º de Janeiro e Leão do Norte. Este projeto está dividido em duas etapas, sendo a primeira envolvendo o Binário da Rua José Meneleu e a segunda compreendendo o Binário da Rua Nereu Ramos.

Primeira Etapa
1)     Rua José Meneleu / Rua Manoel Teófilo
- A Rua José Meneleu terá sentido único norte/sul, entre a Avenida Silas Munguba e a Rua 1º de Janeiro;
- Já a rua Manoel Teófilo passará a operar em sentido único sul/norte, no trecho entre a Rua Antônio Bandeira e a Avenida Silas Munguba.
Desse modo, os veículos provenientes da Avenida Godofredo Maciel, que hoje utilizam a Rua Casemiro de Abreu para acessar a Avenida Silas Munguba, passarão a utilizar a Rua Manoel Teófilo.

2)     Rua Antônio Bandeira / Rua Primeiro de Janeiro
- A Rua Antônio Bandeira passará a operar em sentido único oeste/leste entre a Avenida Godofredo Maciel e a Rua Manoel Teófilo;
- A rua 1º de Janeiro terá sentido único oeste/leste, entre a Rua José Meneleu e a Avenida Godofredo Maciel.

3)     Rua Alemanha / Rua Suécia
- A Rua Alemanha passará a operar em sentido único leste /oeste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu;
- A Rua Suécia passará a operar em sentido único oeste /leste, entre as ruas Casimiro de Abreu e José Meneleu.

4)     Semáforos
- Um semáforo será implantado no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel. A intenção é permitir que os veículos provenientes da Avenida Silas Munguba possam realizar a conversão à esquerda na Avenida Godofredo Maciel e seguirem em direção ao sul ou para acessarem a Rua Nereu Ramos;
- Será retirado o estágio do semáforo para conversão à esquerda no cruzamento da Rua José Meneleu x Av. Silas Munguba, fazendo com que os veículos provenientes do leste devam realizar laço de quadra, utilizando as ruas José Camelo, Pedro Riquet e Padre Carlos Quixadá, que passarão a operar em sentido único.

5)     Obra Física
- Readequação de canteiro central no cruzamento Av. Silas Munguba x Rua José Meneleu;
- Abertura de canteiro central no cruzamento da Rua Primeiro de Janeiro x Av. Godofredo Maciel;
- Fechamento de canteiro central no cruzamento da Rua Antônio Bandeira x Av. Godofredo Maciel.

6)     Infraestrutura Cicloviária
Implantação de ciclofaixa bidirecional na Rua José Meneleu, no trecho entre as avenidas Godofredo Maciel e Osório de Paiva. Encontra-se em análise a implantação de ciclofaixas nas ruas 1º de Janeiro e José Meneleu, no trecho entre as avenidas Silas Munguba e Godofredo Maciel.

Segunda Etapa
Segue em estudo propostas de binários nas seguintes vias:
a) as ruas Nereu Ramos e Lins do Rego, no trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos;
b) as ruas Araraquara e Leão do Norte, no mesmo trecho entre a Rua Espanha e a Avenida Augusto dos Anjos.

Requalificação do entorno do Terminal do Siqueira
A região do entorno do Terminal do Siqueira, envolvendo a Avenida Gen. Osório de Paiva e as ruas Raimundo Neri e Luiz Vieira (conhecidas com Av. Perimetral), também receberá intervenções para melhoria do fluxo. Atualmente, os cruzamentos destas vias possuem semáforos com 3 estágios, o que causa grandes congestionamentos para todas as aproximações, impactando nos acessos ao Terminal.

Com as intervenções, uma nova via será construída ligando a Rua Raimundo Neri à Rua Luiz Vieira, possibilitando que a operação dos semáforos seja ajustada, reduzindo de três para dois estágios, proporcionando maior fluidez e redução dos atrasos na região. Com as modificações, as conversões à esquerda que atualmente são feitas na própria Avenida Gen. Osório de Paiva, causando redução de capacidade, serão feitas por laços de quadra, possibilitando uma maior capacidade para todas as vias desse cruzamento e trazendo mais benefícios para o Transporte Público.

Breve Histórico
De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza já implantou treze Binários na cidade e reordenou o trânsito em outras três áreas. Os bairros já contemplados com o projeto de Binários são: Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota. Segue em estudo também a implantação de um binário no bairro José Bonifácio.

Com o desenvolvimento deste projeto, a gestão do Prefeito Roberto Cláudio persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas. Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada com a implantação da faixa exclusiva de ônibus.

Inicialmente, a expectativa era de houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais. Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com o ganho de velocidade operacional dos ônibus, com ganhos identificados acima do esperado, são a Av. Carapinima, com ganho de 120%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos.

Ao longo do processo da implantação dos projetos de binários, foram sendo incorporadas novas ações, como requalificação da iluminação pública e dos pavimentos, correção de drenagem, a implantação de faixas em diagonal, como aconteceu no Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa, inaugurado em dezembro de 2015, além de travessias elevadas, como no Binário Costa Mendes / Gustavo Braga, inaugurado em setembro de 2015, dentre outros benefícios. Hoje, o projeto de binário tem uma conotação mais ampla, não sendo mais apenas uma otimização de circulação viária, mas sim uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.
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