quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cia Balé Baião apresenta ‘Prelúdios para danças caboclas’ às quintas-feiras de maio no Teatro Carlos Câmara

Imagem inline 1

A Temporada de Artes Cênicas do Teatro Carlos Câmara (TCC) apresenta, durante o mês de maio, o espetáculo “Prelúdios para danças caboclas”, da Cia Balé Baião, de Itapipoca (Ce). O trabalho tem direção de Gerson Moreno e pode ser conferido semanalmente, às quintas-feiras, em duas sessões, 12h30 e 16h, com entrada gratuita. Em cena três corpos dançantes se fazem “abertos para incorporar” suas ancestralidades: curandeiros, pajés e guerreiros, dançando na vibratória de maracás, tambores, loas e clamores. O TCC fica na Rua Senador Pompeu, 454 (Centro).

Três homens negros-indígenas-caboclo, escrevem no palco com seus movimentos histórias singulares, através de ritmos pulsantes nascidos no ventre do povo, nos terreiros de umbanda, nas periferias, favelas e vielas brasileiras. “Prelúdio para danças caboclas”, fala de trajetos que se entrelaçam, idades distintas que se transmutam pelo encontro. Em uma perspectiva contemporânea, espiritual e política, o trabalho anuncia uma dança ancestral que evoca tempos, histórias, personagens, divindades de ontem e hoje, para celebrar possíveis hibridações e evocar caboclas dramaturgias brasileiras.

A Cia Balé Baião já tem mais de duas décadas de trabalho consolidado. Em Itapipoca, o grupo é pioneiro no cenário da dança, desenvolvendo pesquisa, criação, formação continuada e difusão de Dança Negra Contemporânea Brasileira. Tudo isso com forte inserção na comunidade. As estéticas, poéticas e dramaturgias de suas obras nascem de questões que atravessam o Corpo Híbrido/Político/Afro-indígena/Interiorano e configuram-se por meio de experimentos/laboratórios de criação dirigidos pelo coreógrafo/fundador da Cia, Gerson Moreno, e artistas convidados.

// Serviço
Temporada de Artes Cênicas
Prelúdio Para Danças Caboclas (Cia. Balé Baião)
Quintas-Feiras de Maio, às 12h30 e às 16h
Teatro Carlos Câmara. Rua Senador Pompeu, 454 (Centro)

Contatos: Gerson Moreno (88) 9950-8242 / (88) 9215-6569.
Enviar

Deixe seu comentário: