quarta-feira, 17 de maio de 2017

Cogerh lança Sistema de Gestão de Dados Espaciais

A base de dados espacial, no Portal da Cogerh, disponibiliza informações sobre diversos temas, como monitoramento dos açudes, infraestrutura hídrica, saneamento, dessalinizadores e perfuração de poços


Mediante o volume de informações geográficas geradas sobre os recursos hídricos no estado do Ceará, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), vinculada à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), desenvolveu o Sistema de Gestão de Dados Espaciais (Sgde). A iniciativa contempla o Instrumento de Gestão “Sistema de Informações de Recursos Hídricos”, previsto na Lei Estadual de Recursos Hídricos.

O Portal da Cogerh passa a disponibilizar a publicação e divulgação dos dados espaciais dos recursos hídricos, a fim de aperfeiçoar as ações da Companhia. Isto tornará a gestão pública mais transparente e proporcionará vários benefícios, como a uniformização dos dados espaciais; versionamento dos dados espacias; difusão dos dados e informações; otimização das informações e sua qualidade dentro da organização, eliminando redundâncias e dando mais agilidade no processo de tomada de decisão.

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, afirma: “O Sistema é um trabalho em que estamos organizando todas as informações, principalmente, nos recursos hídricos. Também, as ações com relação à área ambiental que estão diretamente ligadas à questão da água, infraestrutura hídrica, saneamento, solo, ações de perfuração de poços e dessalinizadores. Os órgãos estaduais, municipais e federais, as organizações da sociedade e cidadãos interessados podem ter acesso”.

Vale destacar que o emprego de dados espaciais referenciados à superfície terrestre para a gestão ambiental é um fato presente no dia a dia dos usuários de água bruta, sejam institucionais ou particulares. Este fato gera uma demanda exponencial que exige a produção e disseminação destes dados em escala cada vez maior. A produção e disseminação são aceleradas pelo uso crescente da internet e de geotecnologias (Sensoriamento Remoto, Posicionamento por Satélite e Sistema de Informação Geográfica).

Deste modo a implantação dessa solução disponibilizou, de forma integrada, um ambiente único que permitiu o tratamento dos dados e metadados geográficos, e o acesso a serviços, tornando ágil a sua consulta e utilização, com uma estrutura robusta e segura para obtenção das informações de interesse em um ambiente GIS Corporativo.
Enviar

Deixe seu comentário: