quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crianças e jovens de sete estados participam do 11º Passo de Arte Norte e Nordeste

São cerca de 1000 bailarinos em busca de prêmios e indicações para o Youth America Grand Prix Brasil (YAGP Brasil)

São poucos minutos que podem representar um importante salto na carreira de jovens bailarinos. É o que acontece no Passo de Arte, tradicional evento de dança, que de 25 a 28 de maio realiza em Fortaleza a 11ª edição da etapa Norte e Nordeste.

No palco do Teatro do Via Sul Shopping, cerca de 1.000 crianças e jovens de sete estados vão dançar sob o olhar atento do júri. Alguns sonham com indicações para o Youth America Grand Prix Brasil (YAGP Brasil), concurso que escolhe os candidatos brasileiros que representam o país no YAGP em Nova York.

Foi o que aconteceu com o bailarino cearense Henrique de Oliveira Barbosa, que este ano se apresenta como convidado especial para abrir a sessão de domingo (28) às 13h30, dançando variação do balé O Corsário. Em 2015, aos 16 anos, como aluno do Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Henrique participou do Passo de Arte Norte e Nordeste, foi selecionado para o YAGP Brasil e desde dezembro de 2016 tem contrato assinado com o HOUSTON BALLET II (assista ao vídeo de sua apresentação no YAGP Brasil em 2015: https://www.youtube.com/watch?v=iukwhlQXhgU)

Além de indicações para o YAGP, os participantes do Passo de Arte Norte e Nordeste disputam vagas para o 25º Passo de Arte, evento internacional que acontecerá em julho deste ano em Indaiatuba, São Paulo, e concorrem a prêmios em dinheiro ofertados ao melhor bailarino, a melhor bailarina, o melhor grupo e o melhor coreógrafo.

As edições regionais classificam os participantes por categorias específicas onde os trabalhos são agrupados por modalidades. Além de solos, duos, trios e conjuntos de Clássico e Balé de Repertório, a programação conta com apresentações de conjuntos Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado e Danças Populares. Para avaliar os participantes, a comissão julgadora deste ano em Fortaleza será formada pelos professores Edy Wilson (SP), Cintia Martin (RJ), João Wlamir (RJ) e Frank Ejara (SP).

Os participantes

O 11º Passo de Arte Norte e Nordeste receberá bailarinos de Fortaleza e Maracanaú (CE), Natal e Mossoró (RN), Salvador e Lauro de Freitas (BA), Camaragibe (PE), Teresina (PI), Campina Grande (PB) e Boa Vista (RR).

Do Ceará estão os seguintes grupos e escolas de dança: Cia. Vera Passos, Cia Desconexo, Centro Coreográfico Leandro Netto, Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza, Escola de Dança Janne Ruth, Academia Tereza Passos, Escola de Ballet Goretti Quintela, Rossana Pucci, Lia Ary, Michelle Fontenelle, Mainara Albuquerque, Escola de Dança Passos, Baillart e Xênia Skeff.

O Passo de Arte Norte e Nordeste, além de ser um estímulo a jovens bailarinos da região, é, para quem gosta de dança, uma vitrine do que está sendo feito na área e uma oportunidade de assistir a diversos gêneros de dança.

SERVIÇO
11º Passo de Arte Norte e Nordeste – De 25 a 28 de maio de 2017 no Teatro do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Lagoa Sapiranga – Fortaleza/CE). Dia 25, sessão às 18h; Dia 26 às 18h; Dia 27 sessões às 13h30 e 18h; Dia 28, às 13h30 e 18h. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro a partir das 13h do dia 25: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Meia entrada: estudantes com carteirinha, crianças de 06 a 11 anos e pessoas com idade a partir de 60 anos (necessário documento para comprovar). Crianças até 05 anos não pagam ingressos. Informações: 11-4979-5709 (Instituto Passo de Arte).

PROGRAMAÇÃO

Dia 25 (quinta)
18h - Solos Clássico Pré / Duos e Trios Clássicos / Conjuntos Estilo Livre Pré e Adulto / Conjuntos de Clássico / Conjuntos de Repertório

Dia 26 (sexta)
18h - Solos Clássicos Juvenil e Adulto / Conjuntos de Estilo Livre Juvenil e Avançado

Dia 27 (sábado)
13h30 - Solos Clássicos Avançado / Duos Livres / Conjuntos de Contemporâneo / Conjuntos de Jazz Juvenil / Conjuntos de Danças Urbanas Pré e Avançado
18h - Solos Livre Juvenil e Avançado / Conjuntos de Danças Urbanas Juvenil e Adulto / Conjuntos de Jazz Adulto

Dia 28 (domingo)
13h30 – Apresentação especial:  Henrique de Oliveira Barbosa
Solos Livres Pré / Pas de Deux / Grand Pas de Deux / Variações de Repertório
18h - Solos Livre Adulto / Trios Livres / Conjuntos de Jazz Avançado / Conjuntos de Danças Populares / Conjuntos de Sapateado
Enviar

Deixe seu comentário: