sexta-feira, 5 de maio de 2017

Dor pelo mundo e símbolos pátrios são temas de exposições no CCBNB Fortaleza em maio

 Duas exposições de artes visuais estão abertas na Galeria Antônio Bandeiras do Centro Cultural Banco do Nordeste: "Para um novo mundo", do artista paraibano Julio Leite; e "A flor da pele", do artista baiano Marcelo Mendonça. As visitações são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 10h às 19h, até a primeira semana de junho. A entrada é gratuita.
“A Flor da Pele” retrata o sofrimento e a dor observados em dois anos de viagens realizadas por diversos países do mundo. O artista acompanhou e registrou pessoas de diferentes culturas, que foram vítimas de problemas sociais e carregam pertencimentos territoriais, étnicos, religiosos e de gênero.
Dos seus corpos desnudos sobressaem signos, simbologias que estimulam códigos de comunicação. É possível dialogar com a obra, o artista e as lutas que são trazidas nos corpos pintados.
Em "Projeto para um novo mundo", o artista Julio Leite propõe uma reflexão a partir de suas obras sobre a importância dos símbolos pátrios. Segundo ele, o trabalho parte de situações atuais como fome, guerras e mudanças climáticas, dentre outras alterações sociais, para sinalizar o território abissal em que se inserem as bandeiras, com sua simbologia de outrora.
O artista promove a desconstrução da imagem da bandeira, em parte no registro da cor, alterando suas semânticas e desnorteando as percepções adquiridas. O efeito se converte quase numa adivinhação ou numa charada de várias dimensões..
ServiçoExposições "Para um novo mundo" e "A flor da pele"
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Galeria Antônio Bandeira (Rua Conde d’Eu, 560. Centro. Fortaleza)
De terça à sábado, das 10h às 18h.

Enviar

Deixe seu comentário: