Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Fortaleza e São Gonçalo recebem o projeto Lamparina de Histórias

 Chegando em sua décima sexta edição, o Lamparina de Histórias – Festival de Contos Populares reúne grandes narradores do estado entre os dias 8 e 9 de junho no município de São Gonçalo do Amarante e entre os dias 23 e 24 de junho em Fortaleza. Serão 20 atrações gratuitas, além de feira de artesanato, livros e cordéis.


Apoiado pela Enel Geração Fortaleza, pelo Banco do Nordeste, pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do IX Mecenas do Ceará e Ministério da Cultura, o projeto tem marcado o calendário cultural de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante como uma ação de valorização da terceira idade, oralidade e cultura popular.
O compromisso é de compartilhar a sabedoria popular para as novas gerações com a participação de mestres consagrados local e nacionalmente como o Mestre Lucas Evangelista (Crateús - CE), Jiddu Saldanha (RJ), grupo Dona Zefinha (Itapipoca), Banda Carmim (Fortaleza) Aldenor Miranda (São Gonçalo) Tamara Bezerra, Fatima Mendes. Ainda na programação estão confirmadas a participação dos contadores Fátima Mendes, Liliane Matos, Galeguinho, Airton Barbosa, Coco do Pecém, Gonçalo, Terezinha Rabelo, Instituto Chico Mota, Maria Rita Mota e Kelvia Piragibe.
                                                              
O projeto Lamparina de Histórias: Festival de Contos Populares reúne contadores de histórias da terceira idade e amantes da arte narrativa. “Celebramos a memória oral daqueles que sabem guardar por tanto tempo uma boa história”, explica Júlia Barros coordenadora geral do projeto, que já visitou 12 municípios cearenses e alcançou um público cerca de 50.000 mil pessoas.  

Sobre o Lamparina de História

O projeto já esteve em 12 cidades do Ceará: Aquiraz (sede e Batoque), Assaré, Canindé, Caucaia (Boqueirão dos Cunhas), Fortaleza (João XXIII, Dias Macedo, anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Centro Cultural Banco do Nordeste), Itarema, Saboeiro e São Gonçalo do Amarante (sede, Pecém e Taíba), resultando num documentário sobre a prática destes velhos narradores, incluindo as cidades de Beberibe, Hidrolândia, Guaramiranga e Itapipoca.

O Lamparina de Histórias: Festival Nacional de Contos Populares é um evento cultural que reúne narradores tradicionais, urbanos e amantes da velha arte de contar histórias para a celebração da palavra através dos causos, lendas, adivinhas, cordéis, pertencentes à literatura oral e outras manifestações da cultura popular, num grande festejo do fazer narrativo.

Programação
Praça do Pecém
08 de junho, quinta-feira
Exposição de artesanatos, livros e cordéis
9h - Contação de histórias com Fátima Mendes, na Escola Euclides Pereira Gomes.
14h - Contação de histórias com Liliane Matos, na Escola Euclides Pereira Gomes.
15h - Oficina Memória de pescadores com Júlia Barros.
17h30min - Apresentação com o Coco do Pecém, na Praça do Pecém.
18h - Contação de histórias com Tâmara Bezerra, na Praça do Pecém.
19h - Apresentação com a quadrilha Filhos do Sol, na Praça do Pecém.

09 de junho, sexta-feira
Exposição de artesanatos, livros e cordéis
8h - Contação de histórias na Escola Gov. Tasso Jereissati.
8h45min - Contação de histórias na Escola Municipal Socorro Gouveia
9h30min - Contação de histórias no Polo ABC de São Gonçalo do Amarante.
14h - Recital de Cordel com o cordelista Raimundo Nonato Abreu, na escola Euclides Pereira.
18h - Maratona de histórias com narradores de São Gonçalo do Amarante - Cordelista Raimundo Nonato Abreu, Aldenor Miranda, Galeguinho e Airton Barbosa na Praça do Pecém.
19h - Forró pé de serra com a Banda Carmim, na Praça do Pecém.

Lamparina de Histórias no CCBNB/Fortaleza
23 e 24 de junho, sexta-feira
Exposição de artesanatos, cordéis e livros

10h - Roda de histórias com narradores tradicionais da terceira idade: Mestre Lucas Evangelista, D. Terezinha Rabelo e Sr Raimundo, mediação de Tâmara Bezerra.
12h - Recital de cordel com as cordelistas da rede Mnemonise.
14h - Contação de histórias com narradores da terceira idade do Instituto Chico Mota.
14h30min - Oficina de Coco, com Aldenor Miranda.
17h - Apresentação do Coco do Pecém.
18h - Peleja de viola e narrativas com o Mestre Lucas Evangelista.

24 de junho, sábado
Exposição de artesanatos, cordéis e livros

10h - Bate-papo: Memórias afetivas com a neuropsicóloga Juliana Lemos e Maria Rita Mota, contadora de histórias e coordenadora do Instituto Chico Mota. 
12h - Peleja de Viola com o Mestre Lucas Evangelista (Crateús/CE).
14h - Contação de histórias do livro A tardinha... Baseado em 90 vivas tardinhas (Memória de Idosos) - Instituto Unimed Fortaleza.
14h30 - Oficina de gestos para narradores, com  o mímico e contador de histórias Jiddu Saldanha (RJ).
18h - Gilgamesh e outras histórias, com Jiddu Saldanha.
19h - Show com a banda Dona Zefinha (CE).

Mais informações:
Facebook e Instagram: Casa do Conto

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.