quarta-feira, 10 de maio de 2017

Gestantes beneficiadas pelo programa Bolsa Família recebem repelentes

A Prefeitura de Fortaleza reforça as ações contra o mosquito Aedes aegypti, por meio da distribuição de repelentes para as gestantes da Capital beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A iniciativa do Ministério da Saúde vai atender cerca de 6 mil mulheres cadastradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os repelentes já estão disponíveis em todos os postos de saúde.

As beneficiadas devem apresentar o cartão da gestante e o cartão da condicionalidade de saúde do Bolsa Família. Serão distribuídos dois frascos de repelente por mês para as mulheres que estiverem realizando o pré-natal e comparecendo às consultas nas unidades de saúde próximas à sua residência, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, comprovando o cumprimento das condicionalidades do Programa.

Para a coordenadora da célula de Atenção à Saúde da Mulher, Lea Dias, a medida visa garantir mais uma proteção às gestantes contra o mosquito transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya. “Os postos de saúde de Fortaleza atuam orientando as gestantes para os cuidados contra o Aedes aegypti, durante a realização das consultas de pré-natal. A distribuição dos repelentes torna-se mais um reforço de prevenção contra a microcefalia, protegendo a mãe e o bebê”, destacou Lea. 

Na Capital, durante o ano de 2017, foram notificados 148 casos com a confirmação de 53 recém-nascidos acometidos por microcefalia, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Nos casos identificados durante a gravidez, as gestantes são acompanhadas por meio dos hospitais maternidades como gestação de alto risco. Após o nascimento e confirmação da má formação congênita, a criança é referenciada para serviços de estimulação precoce na rede conveniada, com o objetivo de reduzir os efeitos da infecção por zika vírus.

Para combater o mosquito, a Prefeitura de Fortaleza tem promovido diversas ações, a exemplo da Operação Inverno, que já realizou atividades Bom Jardim, Jangurussu, Autran Nunes, Cristo Redentor/Pirambu, Barroso, Edson Queiroz, Vicente Pinzon, Prefeito José Walter, Conjunto Palmeiras, Montese, Mondubim e Joaquim Távora. A SMS também tem intensificado as ações, como a formação de brigadas e o estabelecimento do Dia “D” da faxina semanal em prédios públicos e privados, campanhas educativas nas escolas para os cuidados contra o mosquito, além da continuação das operações Quintal Limpo e Foco no Foco.
Enviar

Deixe seu comentário: