segunda-feira, 29 de maio de 2017

GRATUITA: Inscrições para oficina "Do jogo à criação coletiva"


Com inscrições gratuitas abertas de 24 a 30 de maio, a atividade acontecerá no dia 06 de junho.


Coletivo Ponto Zero. Crédito foto: Marília Cabral

Estão abertas, de 24 a 30 de maio, as inscrições para a oficina gratuita Do Jogo à Criação Coletiva, que será realizada no dia 4 de junho, das 14h às 17h, na CAIXA Cultural Fortaleza. A atividade será conduzida pelos atores do Coletivo Ponto Zero, que foi criado em 2011 na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente é residente no Rio de Janeiro. Para se inscrever, os candidatos devem enviar um e-mail para guaxe@guaxe.com.br. Ao todo, serão 15 selecionados, que serão comunicados por e-mail até o dia 1º de junho.

A oficina destina-se a pessoas a partir de 15 anos que queiram mergulhar no universo teatral em busca de conhecimento do seu próprio instrumento motor: o corpo. Serão explorados e trabalhados os pontos de consciência corporal, prontidão, técnicas básicas de improvisação e auto-percepção. Para isso, os componentes do grupo vão utilizar jogos e situações cênicas artificiais como mote para a exploração e criação cênicas.

Espetáculo Curral Grande

De 2 a 4 de junho o Coletivo Ponto Zero estará em cena, na CAIXA Cultural Fortaleza, com o espetáculo teatral Curral Grande. Dirigida por Eduardo Machado, a montagem é baseada na obra do pesquisador e dramaturgo cearense Marcos Barbosa e circula pelo País desde 2014, arrematando vários prêmios.

A peça mostra a graça e a miséria de um povo que sofreu e vem sofrendo com os processos de higienização social presentes na história do Brasil. A encenação se utiliza de ares das décadas passadas, do cinema mudo e da rádio novela, elemento de forte presença na década de 30, permeando divertidamente as oito cenas independentes que relatam a história dos “Currais do Governo” nos campos de concentração durante a seca no Ceará.

Curral Grande foi o espetáculo que marcou a estreia do Coletivo Ponto Zero em agosto de 2014. Na UFBA o Coletivo teve o seu primeiro contato com o dramaturgo Marcos Barbosa e com o diretor Eduardo Machado, convidado para emprestar o seu olhar sensível à peça. Em seu terceiro ano em circulação, Curral Grande vem contribuindo para a consolidação deste jovem coletivo de artistas que tem por objetivo a pesquisa prática no trabalho do ator e que visa a contribuir com a arte e cultura do país.

Serviço:

Oficina: Do jogo à criação coletiva
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4 de junho de 2017
Horário: 14h às 17h
Inscrição: através do e-mail guaxe@guaxe.com.br, entre os dias 24 e 30 de maio
Classificação indicativa: 15 anos

Teatro: Curral Grande
Horários: sexta às 20h | sábado às 18h e 20h | domingo às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 01/06, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local 

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770
Enviar

Deixe seu comentário: