segunda-feira, 22 de maio de 2017

ICC amplia iniciativas para a inovação e pioneirismo com o lançamento do ICC BioLabs na sexta (26)



A capacidade de inovar e construir startups digitais que atendam demandas locais e globais se tornou nas últimas décadas o principal ativo para o despertar de novas potências econômicas. Sendo pioneirismo e inovação premissas do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), a entidade lançará, no próximo dia 26 de maio, a partir das 10h, no 5° andar do Anexo do Instituto o programa pioneiro no Norte/Nordeste na criação de um núcleo de inovação na área da saúde para educar e inspirar empreendedores e inventores a desenvolverem tecnologias e soluções avançadas para o mercado de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida do ser humano, o ICC BioLabs.

O espaço dentro do complexo do ICC reunirá coworking, eventos, incubação, aceleração, escritório de projetos, prototipação de hardware, testes clínicos, validação de produtos hospitalares, laboratórios multiusuários, eventos de educação e empreendedorismo, entre outros serviços para startups. O programa terá gestão da Táquion Inovação, que já se encontra em funcionamento no local, e da WaveAccelerator.

Para o lançamento, no período da manhã, estão programadas as falas do presidente do ICC, Lúcio Alcântara, e do CEO do Instituto, Pedro Meneleu; o talk show “Empreendedorismo e Inovação em Health” com Marcela Drummond, CEO da startup Myleus Biotecnologia,e Ricardo Sabadia, superintendente do IEL – CE, além de apresentações de startups na área da saúde. No período da tarde, a programação será aberta ao público, dando início ao ICC BioLabs Day, com painéis sobre Health Care e Investimentos, além de talk shows com palestrantes de renome nacional.

Após a programação de lançamento do ICC BioLabs, o Instituto será palco, durante todo o fim de semana, do Startup Weekend Health Fortaleza, sendo este o primeiro do Nordeste totalmente voltado para inovações na área da saúde.



Soluções para a área da saúde

Segundo o superintendente geral do ICC, Pedro Meneleu, “o programa também fomentará o desenvolvimento humano, estimulando e motivando seus profissionais a pensar, inovar, empreender e lidar com os desafios de uma maneira diferenciada, proporcionando assim, a formação de um novo perfil de profissional com novas competências”. Outra missão do projeto é identificar problemas dentro da rotina do ICC e agregar valor às soluções, tornando-as difundidas na estrutura do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), permitindo que os pacientes possam usufruir dos resultados, melhorando a qualidade de atendimento e de vida desses pacientes.

A diretora de operações da Táquion Inovação, Giselle Antenor, afirma que "o ICC BioLabs será completo em relação à possibilidade de atender empresas em diversos estágios de maturidade e desenvolvimento, assim como a inédita localização dentro de um pólo de saúde”. A Táquion tanto participará como parceira da WaveAccelerator na gestão do ICC BioLabs, como terá uma unidade de negócios - a TáquionHealthcare - que desenvolve soluções de diagnóstico rápido.

 "A nossa principal solução é um biossensor para diagnóstico de doenças, como Dengue, Zika, distúrbios cardiovasculares, marcadores tumorais, dentre outras doenças. O dispositivo está em seu sexto protótipo e quando chegar ao mercado poderá realizar exames em até 5 minutos, com um custo muito abaixo do mercado. A proposta é mudar a forma como os exames são feitos hoje, minimizando tempo de espera dos pacientes, custos das unidades de saúde e oferecendo diagnósticos mais precisos”, conclui Giselle.

Com o foco na conexão da tecnologia com a saúde, o diretor da WaveAccelerator, Igor Juaçaba destaca que o ICC BioLabs “era o ponto que faltava no Bairro Rodolfo Teófilo para aflorar e conectar o polo de saúde que existe ali, podendo se tornar um polo de saúde de referência mundial por sua mão de obra, localização integrada à cidade e competência e criatividade que nossos cearenses têm”.

Diante desse cenário, o ICC BioLabs  será o primeiro programa no Brasil a unir incubação, aceleração, coworking e educação, consagrando o Instituto como um dos expoentes no Brasil a fomentar a cultura da eficácia e da inovação na saúde. Na prática, essa união irá proporcionar uma melhor gestão dos recursos utilizados no tratamento contra o câncer, agilidade na consulta, bem-estar do paciente, entre outros vários benefícios.


Startup Weekend Health Fortaleza

Para unir forças e estratégias a favor de novas descobertas tecnológicas para a área da saúde, está programado para logo depois do lançamento, o início do Start Up Weekend Health Fortaleza, sendo este o primeiro do Nordeste totalmente voltado para inovações na área da saúde.

Acreditando que o propósito dos profissionais da área da saúde é servir, o objetivo do SW Health é promover e resgatar este ideal, realizando o encontro de pessoas da área com empreendedores de alto impacto para a geração de soluções centradas no ser humano. Com o objetivo de humanizar para inovar, foram convidados programadores, designers, pessoas de negócios, profissionais de saúde, ativistas e entusiastas a mergulharem nesta jornada empreendedora.

“A Startup Weekend é um evento intensivo de trabalho em equipe que se destaca por reunir designers, programadores, administradores, profissionais de marketing e de gestão para criarem startups em 54 horas”, afirma Igor Juaçaba, organizador do evento.


Sobre o Instituto do Câncer do Ceará

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.

Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de 1.000 colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos. A instituição é formada pelo HHJ, Escola Cearense de Oncologia (ECO) e Casa Vida, que abriga pacientes e seus acompanhantes vindos do Interior do Estado e de outras cidades para realizar tratamento no hospital.

 

Programação ICC BioLabs Day

Para convidados
​ 

10h - Boas-vindas e coffee break

10h30 - Abertura – Apresentação institucional (ICC BIOLABS) – Pedro Meneleu e Lúcio Alcântara

10h50 – Talk show: Empreendedorismo e Inovação em Health (Marcela Drummond e Ricardo Sabadia) (30min)

11h25 – Picthes de startups na área da sáude (5 min - 4 empresas)

Startup 1: Genomais

Startup 2: Táquion

Startup 3: Fortgen

Startup 4: Myleus Biotecnologia

12h - Almoço com os palestrantes, convidados, diretores do hospital e equipe do BioLabs.

Aberto ao público


14h – Boas-vindas e coffee break

14h30 – Breve apresentação dos painéis da tarde (10 min) – Léo Lacerda e Pedro Meneleu

14h45 – Painel Health Care - 02 palestras de 15 min

(Marcela Drummond e Marco Antonio)

15h20 – Talk show 1 – Perguntas e respostas (30 min)

(Marcela Drummond e Marco Antonio)

15h50 – Intervalo (20 min)

16h10 – Painel Investimento

Palestra com o João Kepler

16h45 – Talk show 2 (30 min) João Kepler

17h20 – Encerramento


• Lançamento ICC BioLabs

Local: R. Desembargador Garcia S/N (entre as ruas Papi Júnior e Major Pedro Sampaio) – Rodolfo Teófilo – Prédio Anexo, 5°
Data: 26 de maio de 2017
Hora: Das 10h às 12h (para convidados)
         ​
Das 14h às 17h30 (aberto ao público)
Enviar

Deixe seu comentário: