domingo, 21 de maio de 2017

Jazz em Cena lotou o CCBN neste sábado, com Tributo a John Coltrane. Próximos shows homenageiam Chet Baker e Paul McCartney

O show "Giant Steps - Tributo a John Coltrane" lotou o Centro Cultural Banco do Nordeste na noite de sábado, 20/5, para mais um show do projeto "Jazz em Cena", com um público entusiasmado para conferir a obra do grande saxofonista norte-americano, na interpretação dos mestres da música cearense Marcio Resende (saxofone), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e David Krebs (bateria). A íntegra do show está disponível em vídeo na página do "Jazz em Cena" no Facebook.

Foi uma noite inesquecível, com o disco "Giant Steps", de 1960, recriado no palco pelos grandes músicos do ceará, com direito a muita sensibilidade, improvisação, interação, criação coletiva, percepção da música e do público e criação de novos caminhos e possibilidades sonoras, a partir da obra-prima de Coltrane.

Além dos temas do disco, o público ainda pôde aplaudir duas recriações magistrais de eternos standards do jazz: "In a sentimental mood" e "My favourite things", sempre com muitos aplausos ao talento, à ousadia, à entrega e à generosidade dos músicos.

Próximos shows 

No sábado, 3/6, às 19h, também com entrada franca, tem mais "Jazz em Cena", no Centro Cultural Banco do Nordeste, com o mestre do trompete Hugo D'Leon em Tributo ao imortal Chet Baker, trompetista, cantor, arranjador, um dos maiores nomes do jazz em todos os tempos. Clássicos como "I get along withoy you very well", "But not for me", "Estate", "That old feeling" e muito mais, recriados com todo o talento de um de nossos mais brilhantes músicos.

Já no sábado, 17/6, também às 19h e com acesso gratuito, tem a grande cantora cearense da nova geração, Lorena Nunes, interpretando canções de jazz escolhidas por Sir Paul McCartney e reunidas no disco "Kisses on the Bottom". O show, marcado pelo repertório de extrema sensibilidade e pelas interpretações pungentes de Lorena, acontece na véspera do aniversário de Paul, que já confirmou sua volta ao Brasil para este ano. Direção musical do maestro Luciano Franco.

Mais sobre o Jazz em Cena

O "Jazz em Cena", novo projeto musical permanente do Centro Cultural Banco do Nordeste, que promoverá, em dois sábados a cada mês, apresentações especiais com os melhores músicos, em espetáculos elaborados para brindar o público com obras-primas da história do jazz, recriadas com o talento e a criatividade dos nossos instrumentistas e intérpretes.

Os shows do "Jazz em Cena" no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 500, Centro, ao lado da Catedral) prometem marcar pela ousadia e pela criatividade, tanto na escolha do artista homenageado, quanto na seleção do repertório e dos músicos convidados para cada espetáculo, sempre com entrada franca, democratizando cada vez mais o acesso à excelência de nossa cena instrumental - referência para todo o País.

Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a grande demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento, a criatividade e o virtuosismo dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de recriar, a seu modo, trabalhos musicais históricas por sua beleza e sua importância.

O novo projeto se soma a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar, o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000), o Jeri Choro Jazz (desde 2009), os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano.
 
Enviar

Deixe seu comentário: