sexta-feira, 19 de maio de 2017

​​MPCE tira dúvidas dos fortalezenses sobre processo de adoção​ no shopping Iguatemi​

Promotores de Justiça e servidores integrantes do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), do Ministério Público do Estado do Ceará, estarão presentes, nos dias 19, 20 e 21 de maio, em um stand no Shopping Iguatemi, esclarecendo a população sobre processo de adoção e outras formas de ajudar crianças e adolescentes que estão sob a tutela do Estado. Na sexta (19) e sábado (20), a mobilização acontecerá das 10h às 22h, já no domingo (21), será das 14h às 20h.

A ação, que acontece em parceria com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, tem o objetivo de divulgar a adoção legal, bem como os serviços auxiliares em relação ao processo adotivo como, por exemplo, o apadrinhamento. Os membros do MPCE Dairton Costa, Hugo Mendonça, Luciano Tonet e Sofia Melo conversarão com os cidadãos sobre os projetos e ações do Ministério Público cearense em defesa das crianças e adolescentes.

O apadrinhamento, promove a convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes acolhidos e que não tem perspectiva de serem adotados, por estarem fora dos perfis de candidatos a adoção. O relacionamento pode acontecer através de visitas aos abrigos, passeios ou estadia por até uma semana em um lar. É o Ministério Público que fiscaliza os processos de habilitação para apadrinhamento e adoção.

Uma das ações que o MPCE deseja implementar é o acolhimento familiar, que ainda não existe no Ceará. Ele acontece quando uma criança é abandonada pela família ou se encontra em uma situação de risco ou vulnerabilidade social precisa de um lugar de amparo. Normalmente, ela é direcionada para um abrigo, mas o desejo é que haja a possibilidade dela ser acolhida em um lar temporário.

A abertura da Semana da Adoção acontecerá na sexta-feira (19/05), às 9h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em Fortaleza. Todas as ações fazem parte das comemorações ao Dia Nacional da Adoção, festejado em 25 de maio. O MPCE promoverá, entre os dias 22 a 26 de maio, uma série de audiências públicas na região do Cariri para sensibilizar e esclarecer a população do interior do Estado sobre a adoção legal.
Enviar

Deixe seu comentário: