sexta-feira, 5 de maio de 2017

PÂiNE: resgatando a tradição histórica do padeiro artesanal em Fortaleza

​Já virou jargão: tá de dieta? Corta o pão! O que pouca gente sabe é que, historicamente, o pão sempre foi o principal fonte de alimento e energia das civilizações humanas. O que aconteceu foi que, durante a revolução industrial e com o aumento da população nas grandes cidades, criou-se o fermento químico como uma forma de produzir o pãozinho diário de forma mais rápida e em maior quantidade. A partir daí, com uma escala industrial de produção, o pão perdeu a qualidade e a sua conexão com a produção artesanal.

PÂiNE se propõe a recriar o imaginário do pão, compreendendo e respeitando a sua ligação com a história, com a tradição, dando atenção aos ingredientes e reconhecendo a simplicidade da coisas genuínas. E o nosso padeiro Thiago Lima é quem faz essa mágica. Mas ele conta que não tem nenhum segredo: o cuidado com os ingredientes - ele utiliza apenas farinhas importadas da França, a Bagatelle Label Rouge, com selo CRC (Cultura Sustentável Controlada) - e a fermentação natural são os diferenciais! 

Thiago fez um curso de gastronomia em Barcelona (Espanha) e foi nessa época que a panificação chamou muito sua atenção.“A maioria dos pães de hoje tem um sabor plástico e são de baixa qualidade, cheios de aditivos químicos e melhoradores artificiais de sabor. Eu sempre fui apaixonado por pão, então, resolvi estudar mais e colocar a mão na massa”, conta Thiago.

Todos os pâines, sem exceção, são feitos a mão e utilizando a Fermentação Natural, que é o processo tradicional, histórico e mais saudável de produzir pães. As padarias regulares utilizam fermento industrializado A Pâine utiliza o levain (pronuncia-se le-van, em francês), um fermento natural que consiste basicamente da mistura de farinha e água que, ao ser exposta, é trabalhada por microrganismos dispersos no ambiente. Por esperar o trabalho da natureza, o processo de fermentação natural dura muito mais tempo que o industrializado: cerca de 12 a 24 horas! Mas isso tem muitas vantagens:⠀⠀

- Sabor, crocância e textura incomparáveis ao pão industrializado;⠀
- Índice glicêmico mais baixo do que outros pães e rico em vitaminas B1 e B2;⠀
- Digestão mais fácil - você não fica com a sensação de desconforto ou inchaço abdominal.


“A fermentação natural produz um pão mais cuidado, com muito mais sabor e altamente saudável, como todo alimento deve ser. Além disso, não adicionamos melhoradores, conservantes ou qualquer outro produto químico. Usamos blends de farinhas brancas, integrais, além de alguns grãos ancestrais, como espelta e sarraceno. Nosso sonho é trazer o melhor do mundo da panificação para Fortaleza”, diz o padeiro artesanal.

Além de tudo isso, a PÂiNE possui um preço acessível, ambiente diferenciado, fornadas diárias e ainda entrega em todo o bairro: na Varjota. A primeira panificadora artesanal de Fortaleza ainda aceita encomendas especiais e garante que o seu pãozinho será feito com muito amor e esmero, oferecendo o melhor da arte da panificação para a sua casa! 

Uma novidade deste mês de maio é que a PÂiNE está oferecendo oficinas de panificação artesanal aos sábados! São quatro turmas nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio. Além de manusear farinha importada, os participantes levam pra casa um kit com amostra de diferentes farinhas, pães produzidos durante a aula e um exclusivo avental PÂiNE! Tudo isso pra estimular as pessoas a "colocar a mão na massa" e ter o prazer de produzir o próprio alimento. 

São somente 6 vagas por turma! De teor prático, os alunos aprenderão muito mais do que apenas misturar os ingredientes e fazer receitinhas da internet. Eles conhecerão diferentes métodos de batimento, aprenderão a ressuscitar a massa já fermentada e a produzir vários tipos de pães. No final, você verá que não é necessário gastar muito dinheiro para fazer um verdadeiro "sourdough". 

O quê: Oficina de pães artesanais, fermentação natural e bakerylife da PÂiNE
Quando: Aos sábados (6, 13, 20 e 27 de maio), das 9h às 14h
Onde: Rua Castro Monte, 899, Varjota (loja PÂiNE)
Carga Horária: 5 h/a
Valor: R$ 220,00

Enviar

Deixe seu comentário: